Pumpkim ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ebraun

Well-Known Member
Joined
Oct 7, 2013
Messages
106
Reaction score
27
Pessoal, já fiz duas vezes uma ceva de Abobora (pumpkim), na primeira achei fraco o gosto da dita abóbora, usei aproximadamente 2,7 kg de aboora de pescoço (assei, amassei e coloquei junto na brasagem, com o malte) para um final de 23 litros. Na segunda receita usei 5 kg de abobora assada com açúcar, canela e cravo, achei ainda fraco o gosto até agora (está acabando a fermentação). Hoje peguei mais ou menos 1 kg de moranga (aquela laranjinha), descasquei, cozinhei, desta vez sem açúcar, com pouco de canela e cravo, amassei, cooei no bag de dry hoping, o chá coloquei no balde, e ainda coloquei o bag de dry hopin,sem lúpulo, só a abobora cozida e vou fazer um dry hopping de uns dois dias.

o que acham, será que não tem problema esse dry hoping de abobora cozida?
Alguem já fez uma breja desse tipo? como procederam?
 
Já fiz algumas, todas com o sabor do doce de abóbora da vovó!

No começo eu colocava a abóbora diretamente no mash.
Com a abóbora moranga (a do Halloween) nunca tive problemas fazendo desse modo, mas quando inventei de colocar uma cabotiá... daí entupiu tudo, devido ao enorme teor proteico da danada. A partir desse dia, começei a adicionar na fervura, aos 15 finais usando um saco de voile.

Sempre obtive um sabor marcante de abóbora, tanto com a cabotiá quanto com a do Halloween. Asso elas um dia antes até caramelizar bem, depois bato no liquidificador e adiciono a fervura. A canela e o cravo vai junto com a abóbora.

Na garrafa, o sabor é muito marcante no início e acaba equilibrando com o moderado amargor conforme o tempo. Em torno de 3 meses o sabor da abóbora se torna mais "light", mais ainda muito destacado.

Abraço!

Abraço!
 
Cara, eu engarrafei a minha esse fim de semana. Usei 12,5 kg de abobora de pescoço para 50 litros finais de breja. É minha segunda leva e em nenhuma delas eu sinto abóbora, mas a galera diz que sente, uns mais, outros menos, uns no retrogosto. Particularmente, acho abóbora um troço meio sem gosto, então acho dificil, pelo menos pra mim, saber. A intenção da minha receita, batizada de Jerimum Ale, é parecer doce de abóbora, tanto que uso como temperos: gengibre em pó, nóz moscada, canela em pau e pimenta da jamaica. Fica uma baita de uma cerveja!

Abraços!
 
prezado drelimainacio, será que não seria o caminho assar ou cozinhar ela, aí amassar e colocar num bag e colocar somente nos últimos 15 minutos de fervura? e não na fase de extração de acucares.
 
Fiz uma única vez pumpkin. A expectativa era tanta que, inicialmente, foi a ceva que mais me frustrou, hehe...

Assei a abóbora até secar, fiz um purê e add aos 60' da fervura, ferveu demais..... aí add (crua) mais aos 20' junto com a noz moscada.

Bom ela foi ficar interessante depois de uns 3 meses de guarda. Antes estava uma ceva muito boa, límpida e uma cor fantástica mas a abóbora só foi aparecer depois desse tempo todo de guarda.

Ainda tenho umas guardadas, mais de ano guardadas, e sempre impressiona quem toma. A abóbora está sutil, mas nítida (não como um doce de abóbora) mas o lúpulo centennial e o noz moscada fizeram um excelente conjunto.

Fiz 10L e usei 1Kg de abóbora (de pescoço, aquela de doce mesmo).

Pretendo brassar outra, mas com mais abóbora e add conforme vcs mencionaram.
 
A lupulagem da minha foi alemã, apesar do estilo ser americano. Fiz Mash Hopping com Hallertau Hersbrucker e lupulagem para amargor com Tradition, 60 minutos de fervura. Vamos ver depois de carbonatada e maturada o resultado do Mash Hopping em aroma, embora eu não espere muito devido a alta carga de temperos da dita cuja.
 
Eu fiz uma, 4kg de abóbora na mostura (voil) + 1 kg na fervura (voil); (20litros)
Eu costumo ir provando em todas as etapas, e estava muito bacana!
Até o momento em que fui adicionar as especiarias...
Errei a mão na nóz moscada, e coloquei quase 4 unidades.

Resultado: O sabor da nóz tomou conta, sumiu a abóbora...
Terminei a secundária agora, e vou iniciar a maturação.

Caramelizei mais 1kg, e coloquei no meu hop bag.. Mas acho que não vai resolver, não sei o que faço pra "salvar" essa nózmoscada ale. rsrsrs

Minha dica é: Cuidado com as especiarias!!!


Abs.
 
Back
Top