Proveta de 100ml ou 250ml?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Sep 24, 2019
Messages
17
Reaction score
4
Location
Bauru - SP
Tem alguma diferença? O densimetro tem que ser diferente?

O densimetro é vendido em tamanho único ou tem que ser diferente pra uma proveta de 100ml?

Pensando em pegar o de 100ml por conta de jogar menos cerveja fora durante a fermentação.
 
Tem alguma diferença? O densimetro tem que ser diferente?

O densimetro é vendido em tamanho único ou tem que ser diferente pra uma proveta de 100ml?

Pensando em pegar o de 100ml por conta de jogar menos cerveja fora durante a fermentação.
Ambos funcionam meu bem. Prefiro o de 100ml que desperdiça pouca cerveja.
 
Ambos funcionam meu bem. Prefiro o de 100ml que desperdiça pouca cerveja.
porém são mais difíceis de se fazer uma leitura precisa.

Tenho os dois:
para a brassagem, uso o de 250ml, pois dá para retornar o mosto para a fervura sem muito medo.
O de 100ml fica para medir durante a fermentação.
 
Tem alguma diferença? O densimetro tem que ser diferente?

O densimetro é vendido em tamanho único ou tem que ser diferente pra uma proveta de 100ml?

Pensando em pegar o de 100ml por conta de jogar menos cerveja fora durante a fermentação.

Cara, Se tua intenção e jogar menos breja fora, compraria logo um refratômetro, em sites da china, você encontra por preço bem baixo.
 
Reabrir o topico para uma duvida parecida.

Eu consigo usar o mini densimetro em uma proveta de 250ml sem necessitar colocar os 250ml?
Tipo colocar ate a metade e fazer a mediçao assim?
 
GuiSpin

Usando um mini densímetro, você tem que comprar um de 1000 a 1060, se comprar de 1000 a 1100, as linhas da graduação dele vão ser tão juntas que uma leitura minimamente acurada é praticamente impossível.
É melhor usar na proveta de 100ml, até dá para usar na de 250, desde que ela seja de vidro, é complicado visualizar a marcação através das de plástico.
Uma sugestão, desencana de fazer várias leituras durante a fermentação, se estiver tudo bem pelos outros indicativos (cheiro, krausen, bolhas, etc...) deixa a fermentação rolar e só mede antes de baixar a temperatura para clarificação.

Eu tanho os dois densímetros, o grande de 1000 a 1100 e o mini de 1000 a 1060. O grande eu uso para medir a OG, depóis que eu dreno todo o mosto para o fermentador eu uso a peneira para coletar a amostra, para separar o liquido do trub e lúpulo que fica no fundo da panela, o mini eu uso para medir a FG, pegando uma amostra pequena, também do fundo do balde depois de tirar a cerveja.
 
Minha duvida e justamente por isso, pretendo depois comprar um de 1000 a 1100, dai ja pretendia usar a mesma proveta..
Mas por eu ter um setup de 5L apenas, se a cada medicao eu perder 250ml ja pode ir uma boa porcentagem do volume total (mesmo medindo umas 2 vezes apenas)
 
Olá
Vi no vídeo do cerveja fácil que o cara coloca a amostra no tubo, depois coloca um plástico insulfilme tampando e volta pra geladeira onde está o fermentador, assim tem fermentação acontecendo dentro da proveta, vc pode tirar ela em dias diferentes e acompanhar se ainda está baixando. Não sei se é fiel ao que continua no balde, nunca testei duas vezes, mas já indica a fg e o final da fermentação. Tb sou iniciante, fiz dez brassagens (ou 11?), deixo meu relato para ser comentado
Boa sorte!
 
Olá
Vi no vídeo do cerveja fácil que o cara coloca a amostra no tubo, depois coloca um plástico insulfilme tampando e volta pra geladeira onde está o fermentador, assim tem fermentação acontecendo dentro da proveta, vc pode tirar ela em dias diferentes e acompanhar se ainda está baixando. Não sei se é fiel ao que continua no balde, nunca testei duas vezes, mas já indica a fg e o final da fermentação. Tb sou iniciante, fiz dez brassagens (ou 11?), deixo meu relato para ser comentado
Boa sorte!
Ah eh... isso tudo com o densímetro lá dentro junto
 
Minha duvida e justamente por isso, pretendo depois comprar um de 1000 a 1100, dai ja pretendia usar a mesma proveta..
Mas por eu ter um setup de 5L apenas, se a cada medicao eu perder 250ml ja pode ir uma boa porcentagem do volume total (mesmo medindo umas 2 vezes apenas)

Com levas de 5 litros eu só mediria no dia de engarrafar... E pegando o restinho que fica no fundo do balde.

Com as minhas de 25 eu já faço assim para não desperdiçar, imagina com 5.

Nosso líquido é muito precioso 😋
 
Com levas de 5 litros eu só mediria no dia de engarrafar... E pegando o restinho que fica no fundo do balde.
Seria mais pra saber quando terminou de fermentar e nao ter possibilidade de garrafas estourando depois..
Mas comprei o mini e uma proveta de 100ml mesmo.. hahah vou buscar amanha.

Valeu pelas respostas galera..
 
Reabrir o topico para uma duvida parecida.

Eu consigo usar o mini densimetro em uma proveta de 250ml sem necessitar colocar os 250ml?
Tipo colocar ate a metade e fazer a mediçao assim?
Pq vc não compra logo uma proveta de 50ml e um mini densimetro com escala de 1.000 a 1.100 como esse da foto? que por sinal é muito bom e sem desperdício...
 

Attachments

  • 20200520_202755.jpg
    20200520_202755.jpg
    63.8 KB · Views: 26
  • 20200520_202804.jpg
    20200520_202804.jpg
    69.5 KB · Views: 25
Pelo que eu vi as recomendaçoes, esse mini de 1000 a 1100 nao e muito utilizado por ser mais dificil de ter uma leitura com precisao pelas marcaçoes estarem muito proximas. Nao posso dizer se realmente tem isso, mas prefiro nao arriscar.

Sem contar que comprei hoje de tarde o de 1000 a 1060.. hahah
 
Pelo que eu vi as recomendaçoes, esse mini de 1000 a 1100 nao e muito utilizado por ser mais dificil de ter uma leitura com precisao pelas marcaçoes estarem muito proximas. Nao posso dizer se realmente tem isso, mas prefiro nao arriscar.

Sem contar que comprei hoje de tarde o de 1000 a 1060.. hahah
Pode ficar tranquilo quanto a visualização no densimetro, pois desde quando comecei a fazer cerveja isso há uns 5 anos atrás, sempre utilizei esse aí, que por sinal é muito bom e não atrapalha em nada na medição, super precisa! mesmo assim fica a dica por experiência propria.
 

Latest posts

Back
Top