Provar o mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gustavo Bastos

Well-Known Member
Joined
May 30, 2016
Messages
50
Reaction score
1
Bom dia Srs,

Tenho uma APA em fase de maturação há 4 dias, a 1º C, com TIC-17.

Ontem provei o mosto, e estava muito muito ruim. Amargo demais, sem gosto.

Entendo que a cerveja não está pronta, mas é normal isso?

Existe algum momento aonde dá pra voce ter uma ideia do resultado antes da cerveja carbonatada e 100% pronta?
 
Bom dia Srs,

Tenho uma APA em fase de maturação há 4 dias, a 1º C, com TIC-17.

Ontem provei o mosto, e estava muito muito ruim. Amargo demais, sem gosto.

Entendo que a cerveja não está pronta, mas é normal isso?

Existe algum momento aonde dá pra voce ter uma ideia do resultado antes da cerveja carbonatada e 100% pronta?

Nessa fase não era para estar muito muito ruim....
O sabor das IPAs arredondam a pelo menos após 20 dias na garrafa...
Se exagerou no amargor e não ficou equilibrado em relação ao dulçor do malte, aí vai ter que ajustar a receita...

Na garrafa, carbonatadinha sem muitas leveduras em suspensão elas serão bem melhores.

Você é bem ansioso hein...rs
 
Bom dia Srs,

Tenho uma APA em fase de maturação há 4 dias, a 1º C, com TIC-17.

Ontem provei o mosto, e estava muito muito ruim. Amargo demais, sem gosto.

Entendo que a cerveja não está pronta, mas é normal isso?

Existe algum momento aonde dá pra voce ter uma ideia do resultado antes da cerveja carbonatada e 100% pronta?
Sim, é normal. Fermento em suspensão e provavelmente excesso de lúpulo. Prove de novo daqui umas semanas, provavelmente ov amargor vai amenizar.

E você só saberá o sabor da cerveja com ela pronta.

Se não tem paciência para isso, desenvolva.


Enviado de meu Moto G usando Tapatalk
 
Na garrafa, carbonatadinha sem muitas leveduras em suspensão elas serão bem melhores.

Você é bem ansioso hein...rs

Esse hobby exige paciência de monge. Quem não tem, aprende, desiste ou...

... Bebe toda a cerveja antes de ficar pronta. :)

Abraço.
 
kkkkkkk

É que nem o casal quando faz ultrasom pra ver o bebê

Não fiz trasfega de balde. Comprei uma mangueira fina pra isso e devo fazer nos próximos dias.
 
Esse hobby exige paciência de monge. Quem não tem, aprende, desiste ou...

... Bebe toda a cerveja antes de ficar pronta. :)

Abraço.

Por isso que os Monges são famosos por fabricar cervejas no monastério...rs

Mas é bem por aí...

Como é a primeira leva, já que tá impaciente...vai lá e se esbalde...beba antes de pronta...

Quando você estiver menos ansioso e tomar uma cerveja bem fermentadinha, arredondadinha aí vai perceber que vale muito a pena esperar...

A IPA é um dos piores estilos pra começar, pois precisa maturar legal na garrafa...

Uma Weiss você pode tomar bem antes...
 
Minha 2a brassagem foi uma Wit. Ela tá com um cheiro fantastico. Quando faço as medições dá uma vontade kkkk.

Vou esperar, só queria mesmo entender se durante a maturação dava pra ter ideia se o trabalho ficou bem feito ou não.

Uma dica: quantas trasfegas devo fazer na maturação? Pelo que li isso tira algumas impurezas e filtra melhor ela, confere?
 
Da pra saber sim porém isso só vai conseguir ao longo de algum tempo com a prática.
Pense assim, você esta provando essa leva agora e ao termino dela, quando a cerveja ficar pronta você vai conferir o resultado final, com isso você foi ao longo do tempo memorizando como ela estava se comportando. Na proxima vez que realizar a mesma receita terá uma base comparativa de como a primeira se comportou e como aquela está se comportando, assim mais uma vez ao final vai pode dar teu veredito. Dessa forma longo da vida vc vai acumulando as informações que precisa sobre a tua percepção.

quanto a transfega, eu faço apenas uma para retirar do fermentador e adicionar em um balde com prime para finalizar com o envaze.
 
Minha 2a brassagem foi uma Wit. Ela tá com um cheiro fantastico. Quando faço as medições dá uma vontade kkkk.

Vou esperar, só queria mesmo entender se durante a maturação dava pra ter ideia se o trabalho ficou bem feito ou não.

Uma dica: quantas trasfegas devo fazer na maturação? Pelo que li isso tira algumas impurezas e filtra melhor ela, confere?

Na minha opinião trocar de balde é completamente desnecessário, além de aumentar a probabilidade de oxidar a cerveja...

Se não passar de 3 a 4 semanas no balde, não precisa trocar não, ainda mais em levas pequenas e com maturações próximas de 0c
 
Back
Top