Proporção de capim limão na receita

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

DouglasLuiz

Member
Joined
Nov 23, 2017
Messages
8
Reaction score
2
Boa tarde pessoal, vou fazer uma Imperial IPA e gostaria de colocar capim limão na última rampa, para apenas agregar o aroma a cerveja. Procurei em vários locais e não achei uma proporção exata de acordo com a quantidade de litros. Se puderem ajudar, agradeço muito.
 
Fiz a pouco uma american wheat com erva cidreira (da árvore). O aromo na hora de ir para o fermentador esta bem presente. agora depois de fermentado, ficou um residual de sabor, bem no retrogosto, de leve. Aroma zero.

Use 15g para 20l. Vou fazer o primming com um chá de mais 20g para ver se fica algum aroma.
 
Jean, vou experimentar aumentar então a proporção, colocar 60g para 30l e caso não fique aroma, vou acrescentar no primming também. Ai avalio a proporção a se colocar, aguardo um feed back da sua receita. Fiquei curioso pelo estilo.
 
Fiz a pouco uma american wheat com erva cidreira (da árvore). O aromo na hora de ir para o fermentador esta bem presente. agora depois de fermentado, ficou um residual de sabor, bem no retrogosto, de leve. Aroma zero.

Use 15g para 20l. Vou fazer o primming com um chá de mais 20g para ver se fica algum aroma.

Como que faz esse primming com chá? No lugar da água que eu utilizaria para misturar o açúcar, utilizo chá?
Em qual proporção (concentração do chá 20g de chá para quanto de água?)?

Esse tipo de primming com chá, pode ser feito com casca de laranja por exemplo? (para aumentar o sabor laranja na minha witbier)
 
Como que faz esse primming com chá? No lugar da água que eu utilizaria para misturar o açúcar, utilizo chá?
Em qual proporção (concentração do chá 20g de chá para quanto de água?)?

Esse tipo de primming com chá, pode ser feito com casca de laranja por exemplo? (para aumentar o sabor laranja na minha witbier)
Boa pergunta... Ainda não fiz é isto é uma invencionice minha.
A ideia é fazer a calda normal mas colocar as folhas de chá para fazer uma infusão. Devo fazer daqui 2 dias.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Eu também estou tentando uma receita com capim-limao... Tal como os colegas, não tenho referências concretas para o que estou fazendo, mas decidi fazer além da adição do capim-limao no final da fervura uma adição do chá junto com o primming.

No entanto, como tudo é teste, eu fiz o seguinte. Fiz o primming e o chá separados. Daí misturei o primming em toda a leva normalmente, diretamente no balde...

Na hora de adicionar o chá eu procedi assim: em algumas garrafas eu não fiz a adição do chá, em outras fiz adição na proporção de 1ml de chá para 100ml de cerveja, em outras na proporção de 2ml para 100ml e uma outra na proporção de 3ml p 100ml.

Optei por fazer assim para poder avaliar melhor os resultados e proporções. Mas acho que a ideia de fazer o chá com o primming direto tbm pode dar certo. Talvez dilua menos a cerveja.

Minha ideia tbm é obter um pouco mais de sabor do capim-limao... Pois as que fiz antes usei apenas na fervura e o resultado ou não era perceptível ou trazia apenas uma distante lembrança da erva.

Entretanto, uma dúvida que sempre fico ao usar essa erva é a seguinte: tem diferença entre usar a erva verde e a erva seca? Qual vocês usam na fervura e para o chá?

Abs.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 
Boa pergunta... Ainda não fiz é isto é uma invencionice minha.
A ideia é fazer a calda normal mas colocar as folhas de chá para fazer uma infusão. Devo fazer daqui 2 dias.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Manda notícias quando fizer, gostei muito da ideia!
 
Eu também estou tentando uma receita com capim-limao... Tal como os colegas, não tenho referências concretas para o que estou fazendo, mas decidi fazer além da adição do capim-limao no final da fervura uma adição do chá junto com o primming.

No entanto, como tudo é teste, eu fiz o seguinte. Fiz o primming e o chá separados. Daí misturei o primming em toda a leva normalmente, diretamente no balde...

Na hora de adicionar o chá eu procedi assim: em algumas garrafas eu não fiz a adição do chá, em outras fiz adição na proporção de 1ml de chá para 100ml de cerveja, em outras na proporção de 2ml para 100ml e uma outra na proporção de 3ml p 100ml.

Optei por fazer assim para poder avaliar melhor os resultados e proporções. Mas acho que a ideia de fazer o chá com o primming direto tbm pode dar certo. Talvez dilua menos a cerveja.

Minha ideia tbm é obter um pouco mais de sabor do capim-limao... Pois as que fiz antes usei apenas na fervura e o resultado ou não era perceptível ou trazia apenas uma distante lembrança da erva.

Entretanto, uma dúvida que sempre fico ao usar essa erva é a seguinte: tem diferença entre usar a erva verde e a erva seca? Qual vocês usam na fervura e para o chá?

Abs.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk



Em qual receita que vc está testando isso? Legal o sistema de concentração, quando vc vai abrir as garrafas? Manda notícias :)

Eu utilizarei erva fresca que tenho em casa no canteiro. Apesar de que a erva seca deve ser mais concentrada o sabor e extratos..
Por acaso alterou a cor da cerveja?
 
Eu coloco o primming em toda a receita também nunca deu erro.
Vou colocar o chá da erva procurando ter uma proporção de 5ml por l. Mas isso vai depender do aroma que ela tiver quando for engarrafar.

Meu objetivo é mais aroma do que paladar, tanto que vou colocar só umas 200g de folhas desidratadas.

Olha já fiz outras receitas aonde alternei ingrediente fresco e desidratado. O desidratado é muito mais intenso, principalmente no quesito aroma. Vou usar nessa minha Imperial IPA ela da forma desidratada em todos os usos.

Quanto a cor nunca senti diferença devido a adição dela, mas se quer uma cor apenas para impressionar a galera, pode colocar umas 4 ou 5 gotas de corante na garrafa quando for engarrafar. Mas já lhe digo que alterará um pouco o paladar dela.
 
Em qual receita que vc está testando isso? Legal o sistema de concentração, quando vc vai abrir as garrafas? Manda notícias :)

Eu utilizarei erva fresca que tenho em casa no canteiro. Apesar de que a erva seca deve ser mais concentrada o sabor e extratos..
Por acaso alterou a cor da cerveja?

Estou testando em uma American Wheat com Late Hopping de Motueka.

A cor não foi alterada em nada.
 
@Fyah, ainda não provei a cerva para ter o resultado, pois fiz o envase no fim de semana agora... mas acho que não haverá alteração de cor não, porque o chá não ficou muito esverdeado... a receita é de uma American Wheat... fiz duas levas de 10 litros, numa eu coloquei hortelã e na outra capim limão... quando tiver os resultados posto aqui.

@DouglasLuiz, sempre tive a sensação de que a erva desidratada traria mais intensidade, pelo menos em aroma... com a erva fresca fico testando alternativas, como macerar, mas nunca consegui um aroma tão intenso quanto gostaria... Numa próxima leva vou tentar a desidratada.
 
Fiz ontem o primming com 300ml de água (120 de açúcar) e 20g de folhas de erva cidreira (a arbusto/árvore) macerados.

A prova do fundo do balde de envase mostrou o sabor bem aparente, o aroma nem tanto.
 
Dando retorno, depois de umas merecidas férias.

A cerveja ficou como pensei, super verão.

O aroma continua muito sutil (poucos percebem, eu não me incluo nestes).

Já o sabor ficou bem evidente, dando uma surpresa para quem bebe, aqui divisão entre as opiniões: ou adoraram ou detestaram.

Eu gostei muito do resultado pois ficou uma cerveja leve, com um sabor bem peculiar e refrescante.

Como estava de férias total, só tenho uma única foto da cerveja.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2018-01-05 at 20.56.52.jpeg
    WhatsApp Image 2018-01-05 at 20.56.52.jpeg
    134.5 KB · Views: 66
Pessoal, finalizei e envasei a receita, na proporção que comentei ficou sensacional o aroma bem marcante e o sabor suave. Por isso fiz um extrato na hora do primming com mais 100g e 200ml de água, filtrei e acrescentei junto com o primming. Quinta feira vou abrir a primeira para saber e conto se acertei a proporção. Gratos a todos pelos apoios.
 
Back
Top