Projeto de automação de microcervejaria

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Automação de microcervejaria

  • Projeto automação

    Votes: 3 75.0%
  • Automatizar fabricação de cerveja

    Votes: 1 25.0%

  • Total voters
    4
Isso mesmo Bruno. Pode ser utilizado para fermentação também sem custos adicionais (utilizando a mesma placa) Ou então se coloca mais uma placa (não mais que uns R$250) e passa a controlar até 2 fermentadores com o mesmo programa, mas essa parte de fermentação ainda estou desenvolvendo.
A placa funciona direto em 220V, assim como os relés de estado sólido. Dessa forma não precisa fontes adicionais no sistema, basta ligar na tomada e pronto.
Realmente o fato do controlador "conversar" com o beersmith ficou muito legal, a praticidade é o ponto chave pois não precisa ficar programando rampas e afins, e no final da brassagem o programa ainda exporta os dados para excel criando uma certa "rastreabilidade" de tudo que ocorreu durante a brassagem.
O sistema vai gerando esse histórico interno e no final, dá a opção do usuário salvar ou não esses dados.
Trabalho com automação industrial a mais de 15 anos e desde que comecei a fazer breja em casa, ja pensei em uma certa automação no processo caseiro, principalmente com relação a rastreabilidade ou o histórico de tudo que acontece durante o teu processo.

Cara é como os outro disseram, sensacional esse seu trabalho... já dei uma pesquisada e vou analisar a viabilidade, já que to partindo do zero pra um sistema automatizado e esse me interessou bastante.

Parabéns


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Cara, sensacional o teu projeto. Só uma pergunta: Futuramente, você visa comercializar esse seu sistema, por em código aberto (tipo criar uma página no github) ou algo do tipo?
Cara, nesse momento não tenho interesse de explorar comercialmente esse sistema. Pelo menos não em escala. Então você não verá anúncios de venda do meu software por aí.
Entrego um aqui, outro ali, inclusive para cervejaria registrada mas esse não é meu foco nesse momento.
Acho válido divulgar para ajudar os companheiros de panelas com um modelo mais prático, barato e com recursos que são importantes e que nenhum controlador de mercado oferece. Ou para os amigos cervejeiros que tem conhecimento na área de automação que possam trocar uma idéia para montar o seu próprio sistema pois infelizmente quando se tem a palavra "cerveja artesanal" no meio tudo fica muito mais caro.
Outro ponto a ser considerado é o feedback dos usuários que já utilizam meu sistema. Como ainda não é um sistema "travado" comercialmente, tive tempo para customizar e aplicar as considerações de cada usuário, tornando o sistema mais "redondo".
 
O que acham desse sistema....
Sistema sensacional -  Beer system.jpg
 
Craftbeerpi é um sistema montado para homebrewers, onde voce tem uma infinidade de opcoes para seu setup, inclusive ele interage com o beermith....ele é um computador...

Um plc, alem de ser bem mais caro ,tem q ter conhecimento em lader, mas é mais estavel que microcontrolador ou computador....porem sao mais dedicados e menos amplos que os sistemas opensources que temos por ai..ardbir, brewmaniacEx e craftbeerpi...

Montei um projeto craftbeerpi 3 mas estou com dificuldade em configurar para 3 panelas a gás...mais sei como irei fazer para ligar o faiscador por um determinado tempo e a válvula de gás. Estou também com problema para configurar os 3 ciclos de adicao de lúpulo na fervura...e para fazer as etapas de mostura automatizada com avisos pelo buzzer ....ou seja....tudo....kkkkk kkkkk.....mereço!
 
Gostaria de pedir sua ajuda...caso tiver disponibilidade. Agradeço muito..meu projeto está em fase final...a 3 meses....rsssss
 
Back
Top