Gravação de Litragem na Panela por Eletrocorrosão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Mar 1, 2022
Messages
12
Reaction score
5
Location
São Paulo
Sou novo no fórum e no universo da cerveja artesanal, mas gosto de aperfeiçoar as coisas. Fiz com uns amigos um pequeno lote de APA e neste fim de semana vamos descobrir se o resultado foi promissor.
O processo foi muito divertido e fiquei motivado a melhorar o equipamento. Comprei algumas coisas e se tudo der certo começo a automatizar esse fim de semana.
Uma das primeiras coisas que resolvi fazer foi a marcação de litragem na panela de modo fixo. Como fazer isso ? Usei a técnica que os forjadores de facas utilizam para fazer gravação no metal que é por eletrólise usando uma solução alcalina.

Mascara.jpeg


Aqui limpei bem a superfície com álcool 70º e apliquei um adesivo (máscara) onde apenas a parte que desejo gravar ficasse exposto.

gravacao.jpeg

E aqui o resultado da gravação.

Para efetuar a gravação usei uma fonte de 12V e 4A onde o positivo é conectado diretamente na panela e o negativo colei preso no pequeno grampo coberto com um pedaço de esponja que era molhado na solução alcalina e depois colocado sobre a máscara. A carga gerada naquele ponto descoberto + a solução alcalina fazem a gravação em poucos minutos.
 
Só tem uma coisa errada nisso tudo.
Não existe "LITRAGEM", é VOLUME. 😂 😂 😂 😂


Me desculpa a correção, mas sou engenheiro e esses nomes errados é foda. kkkkkkkk

Qual foi a solução alcalina que vc utilizou?
Normalmente método de Eletro-corrosão é com ácido e não base, no seu caso não precisava nem de eletricidade pq o alumínio é facilmente atacado por solução alcalina.
 
Last edited:
parece bem de boa de fazer, eu so nao faço pq ja peguei intimidade com a panelinha e, mesmo nao sabendo a litragem, nos damos muito bem
Tente usar o seguinte cálculo, Pi x raio^2 x altura. Assim vc saberá o volume exato de líquido na sua panela.
Pi ~3.1416
Raio da sua panela ^2. (raio = diâmetro interno ÷ 2 )
(Digamos que a panela tem 30 cm de diâmetro seu raio será 15cm )

Para a altura do líquido dentro da panela , use uma régua comum para medir ,
vamos imaginar que a altura medida do líquido dentro da panela foi de 40cm

Sabendo disso façamos o cálculo
Exemplo :
3,1416 × 15^2 × 40 = 28,274 cm3, que é o mesmo que 28 litros e 274 mls

apartir dai é só fazer pequenas marcações dentro da panela pra saber com qual volume vc esta trabalhando .
 
Last edited:
Nem todas panelas são cilíndricas. As de inox são como troncos de cone. Por isso que o pessoal que produz fundo falso pede para medir o diâmetro a seis centímetros do fundo. Não é muita diferença, mas a área do cilindro não será exata.

Tente usar o seguinte cálculo, Pi x raio^2 x altura. Assim vc saberá o volume exato de líquido na sua panela.
Pi ~3.1416
Raio da sua panela ^2. (raio = diâmetro interno ÷ 2 )
(Digamos que a panela tem 30 cm de diâmetro seu raio será 15cm )

Para a altura do líquido dentro da panela , use uma régua comum para medir ,
vamos imaginar que a altura medida do líquido dentro da panela foi de 40cm

Sabendo disso façamos o cálculo
Exemplo :
3,1416 × 15^2 × 40 = 28,274 cm3, que é o mesmo que 28 litros e 274 mls

apartir dai é só fazer pequenas marcações dentro da panela pra saber com qual volume vc esta trabalhando .
 
Nem todas panelas são cilíndricas. As de inox são como troncos de cone. Por isso que o pessoal que produz fundo falso pede para medir o diâmetro a seis centímetros do fundo. Não é muita diferença, mas a área do cilindro não será exata.
Ok

Vamos ver se a diferença é tao significativa, vamos fazer um cálculo sem muito critério ( conta de padaria mesmo )

Vou adotar que haja uma diferença de 0,5cm no raio entre a marcação medida anteriormente (os 40cm) e de 6cm acima do fundo da panela

Pi * 15 ^2 * 40 = 28,274 lts
Pi * 14,5 ^2 * 6 = 3,964 lts
Pi * 15 ^2 * 34 = 24,034 lts

24,034 + 3,964 = 27,998

28,274 -27,998= 0,276 lts

0,276 lts uma diferença inferior a1% do volume ! o que me leva a crer que o cálculo pode ser aplicado a grande maioria das panelas desde que elas nao sejam realmente cônicas .
 
Last edited:
Só tem uma coisa errada nisso tudo.
Não existe "LITRAGEM", é VOLUME. 😂 😂 😂 😂


Me desculpa a correção, mas sou engenheiro e esses nomes errados é foda. kkkkkkkk

Qual foi a solução alcalina que vc utilizou?
Normalmente método de Eletro-corrosão é com ácido e não base, no seu caso não precisava nem de eletricidade pq o alumínio é facilmente atacado por solução alcalina.

Boa tarde Gu_MAZZA, tudo bem ? Não vejo problema algum nas correções, estamos todos aqui para aprender. Usei uma solução de sal e vinagre.
Obrigado pelas informações!!!
 
Só tem uma coisa errada nisso tudo.
Não existe "LITRAGEM", é VOLUME. 😂 😂 😂 😂


Me desculpa a correção, mas sou engenheiro e esses nomes errados é foda. kkkkkkkk

Qual foi a solução alcalina que vc utilizou?
Normalmente método de Eletro-corrosão é com ácido e não base, no seu caso não precisava nem de eletricidade pq o alumínio é facilmente atacado por solução alcalina.
Tem muitos temos que já são usados muito na linguagem de nós mortais, como por exemplo voltagem, não é o correto, mas é o mais usual e é mais fácil de se entender usado este
 
eu tenho minhas dúvidas se o pessoal fresco com as unidades de medida não usam a expressão "quilometragem" ao invés de "distância percorrida, quando se referem ao hodômetro de seus carros...

Usamos, mas escrevemos 10.000km e não 10.000Kms 🤣

Brincadeira irmão. Conhecimento nunca é demais, grande abraço. 👊
 
Sou novo no fórum e no universo da cerveja artesanal, mas gosto de aperfeiçoar as coisas. Fiz com uns amigos um pequeno lote de APA e neste fim de semana vamos descobrir se o resultado foi promissor.
O processo foi muito divertido e fiquei motivado a melhorar o equipamento. Comprei algumas coisas e se tudo der certo começo a automatizar esse fim de semana.
Uma das primeiras coisas que resolvi fazer foi a marcação de litragem na panela de modo fixo. Como fazer isso ? Usei a técnica que os forjadores de facas utilizam para fazer gravação no metal que é por eletrólise usando uma solução alcalina.

Aqui limpei bem a superfície com álcool 70º e apliquei um adesivo (máscara) onde apenas a parte que desejo gravar ficasse exposto.

E aqui o resultado da gravação.

Para efetuar a gravação usei uma fonte de 12V e 4A onde o positivo é conectado diretamente na panela e o negativo colei preso no pequeno grampo coberto com um pedaço de esponja que era molhado na solução alcalina e depois colocado sobre a máscara. A carga gerada naquele ponto descoberto + a solução alcalina fazem a gravação em poucos minutos.

Eu gostei demais do resultado, se tiver uma foto de como fez com a esponja (foi bombril?) e qual solução usou.

obrigado! 👊
 
E que diferença faz lts, mls, ! postei o cálculo pra ajudar a colega ! nao próxima nao posto mais pronto , mimimi .

Então camarada, é o resumo da Internet, hoje em dia. Muito mimimi e pouca ação.
Obrigado pelo cálculo!, vai ser de grande ajuda para quem decidir fazer a marcação na panela

Grande abraço!!
 
Back
Top