Circuito de Controle/Potência Resistencia Panela

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gabriel Dias

New Member
Joined
May 1, 2020
Messages
1
Reaction score
0
Location
São Paulo
Olá pessoal,

Estou trabalhando em um projeto de automação do processos de mosturação da cerveja, porém estou com dificuldade para definir o circuito de controle e potência da resistência das panelas.

Já pesquisei bastante no fórum e na internet no geral, porém ainda estou com dúvida.

Vi projetos usando um circuito de detecção por passagem de zero para enviar sinal ao microcontrolador e o sinal de saída do PID para um circuito com optoacoplador + TRIAC.

Eu conseguiria usar o mesmo circuito, porém com um SSR no lugar do optoacoplador + TRIAC?

Vi que os projetos usam somente o microcontrolador com PID acionando um SSR, porém isso não fez muito sentido para mim. Usando o circuito de detecção pot passagem de zero me parece mais adequado, porém nao consegui definir se consigo usar com SSR ou se tenho que usar TRIAC com opto.

Poderiam me ajudar, por favor?

Obrigado!
 
Gabriel,

Mas o SSR não seria exatamente a junção de um optoacoplador com um triac?

Onrigado
 
bom dia! não entendi muito bem mas talves o video possa ti ajudar
na verdade uma contantora de COMANDO faz todas as ligaçoes para voce inclusive do PID e lampadas indicadoras de painel acesso e botões de liga e desliga
no meu projeto uso um PID+SSR+LED INDICADOR nos comandos do PID e leds indicadores externos ao comando do PID, no videos anteriores mostra o diagrama principal de comando e diagrama de cargas que tem que ser necessariamente separados . espero ter ajudado!

 
Boa noite, no meu sistema usei um rele de estado sólido NA em série com um rele de estado sólido variável , liguei o comando do variavel em uma saida analógica do clp 4-20 , de acordo com o sinal 4-20 que o pt-100 manda o controle o bloco pid varia a corrente de saida, consequentemente a potência da resistencia.
 
Olá pessoal,

Estou trabalhando em um projeto de automação do processos de mosturação da cerveja, porém estou com dificuldade para definir o circuito de controle e potência da resistência das panelas.

Já pesquisei bastante no fórum e na internet no geral, porém ainda estou com dúvida.

Vi projetos usando um circuito de detecção por passagem de zero para enviar sinal ao microcontrolador e o sinal de saída do PID para um circuito com optoacoplador + TRIAC.

Eu conseguiria usar o mesmo circuito, porém com um SSR no lugar do optoacoplador + TRIAC?

Vi que os projetos usam somente o microcontrolador com PID acionando um SSR, porém isso não fez muito sentido para mim. Usando o circuito de detecção pot passagem de zero me parece mais adequado, porém nao consegui definir se consigo usar com SSR ou se tenho que usar TRIAC com opto.

Poderiam me ajudar, por favor?

Obrigado!

Gabriel,

Dê uma olhada no projeto Brewuno, acho que ele atende todas as suas necessidades. Utilizando um ESP8266 + SSR's + sensor de temperatura você consegue automatizar todo o seu processo. Montei o meu controlador faz pouco tempo. Não tenho muito conhecimento em eletrônica e achei bem simples a montagem do sistema.
 
Back
Top