Projeto ardbir

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Muito obrigado!!!!
Uma duvida funcional: vcs acham, como usuarios, que o display 16x2 ja atende ou fica muito apertado? Ou seria ideal o 20x4?

Obrigado

Ambos atendem, é questão de se adaptar, lógico que 20x4 terá mais informações.
 
Pessoal, boa noite.

Montei o projeto Ardbir, porem estou tendo problemas com erro de leitura do sensor DS18D20. O Sensor esta marcando 5 graus acima da temperatura medida. (Fiz a medição com outros dois termometros).

Vocês sabem o que pode ser?

Att
Luiz Gabriel
 
Pessoal, boa noite.



Montei o projeto Ardbir, porem estou tendo problemas com erro de leitura do sensor DS18D20. O Sensor esta marcando 5 graus acima da temperatura medida. (Fiz a medição com outros dois termometros).



Vocês sabem o que pode ser?



Att

Luiz Gabriel


Tem como ajustar isso pelo próprio ardbir. Não lembro de cabeça agora, mas baixe o manual na página deles no face e dê uma lida lá
 
Senhores, algum de vcs ja fez uma placa usando o arduino mega? Algumas dessas que estao disponiveis no facebook do ardbir servem para ele?
 
Pessoal, estou com dificuldade em fazer a placa de circuito impresso, já tentei corroer 2 placas e o resultado foi muito ruim. Trilhas interrompidas, curto-circuito...

Alguém tem uma placa boa para me vender?

Mandar fazer apenas 1 placa (em um profissional) não vale a pena.

Se mais alguém se interessar podemos fazer uma "compra coletiva", a partir de 5 a 10 placas o preço unitário fica bem interessante.


Obrigado.
 
Pessoal, estou com dificuldade em fazer a placa de circuito impresso, já tentei corroer 2 placas e o resultado foi muito ruim. Trilhas interrompidas, curto-circuito...

Alguém tem uma placa boa para me vender?

Mandar fazer apenas 1 placa (em um profissional) não vale a pena.

Se mais alguém se interessar podemos fazer uma "compra coletiva", a partir de 5 a 10 placas o preço unitário fica bem interessante.


Obrigado.


BlzAmigo mandei fazer as placas ja tem uns 10 dias o cara me pediu 15 a 20 dias chegando ..Aviso....
 
Mandei fazer a placa com aquele Leandro que a galera postou o email aí no topico. Já chegou a placa agora vamos montar verr se funciona. A placa tá bem feita pelo que parece, me entregou com os componentes soldado já.
 
Mandei fazer a placa com aquele Leandro que a galera postou o email aí no topico. Já chegou a placa agora vamos montar verr se funciona. A placa tá bem feita pelo que parece, me entregou com os componentes soldado já.


Quanto custou, amigo? Pode postar fotos dela?
 
Pessoal, estou com dificuldade em fazer a placa de circuito impresso, já tentei corroer 2 placas e o resultado foi muito ruim. Trilhas interrompidas, curto-circuito...

Alguém tem uma placa boa para me vender?

Mandar fazer apenas 1 placa (em um profissional) não vale a pena.

Se mais alguém se interessar podemos fazer uma "compra coletiva", a partir de 5 a 10 placas o preço unitário fica bem interessante.


Obrigado.

Como você estava transferido o desenho da placa para o fenolite? Fiz usando aquele esquema de papel transferência + ferro de passar e ficou show de bola! O segredo é deixar o ferro bem quente e ficar aplicando com movimentos uniformes durante uns 4...5 minutos, entre o ferro e a transparência eu coloco uma camisa de algodão velha(porque vai queimar) , depois colocar a placa com a transparência ainda grudada na água e deixar até estar 100% fria.

O segredo é:
-Transparência bem feita
-Ferro bem quente
-Deixar esfriar bem
 
Pessoal, estou com dificuldade em fazer a placa de circuito impresso, já tentei corroer 2 placas e o resultado foi muito ruim. Trilhas interrompidas, curto-circuito...

Alguém tem uma placa boa para me vender?

Mandar fazer apenas 1 placa (em um profissional) não vale a pena.

Se mais alguém se interessar podemos fazer uma "compra coletiva", a partir de 5 a 10 placas o preço unitário fica bem interessante.


Obrigado.
Fiz a "impressão" da placa com um cara do Mercado Livre. Ficou excelente, com silk na parte de trás e máscara de solda no circuito. Ele me cobrou R$72 por 3 placas. O vendedor é MPELAGIO67 (Fabricação De Placas Circuitos Impressos).

Como eu nunca havia soldado em circuitos impressos, acabei estragando uma placa de primeira, tentando remover uns componentes que havia colocado errado.

A segunda e a terceira ficaram perfeitas; vou utilizar uma e a outra vou deixar de reserva.
 
Pessoal, estou com dificuldade em fazer a placa de circuito impresso, já tentei corroer 2 placas e o resultado foi muito ruim. Trilhas interrompidas, curto-circuito...

Alguém tem uma placa boa para me vender?

Mandar fazer apenas 1 placa (em um profissional) não vale a pena.

Se mais alguém se interessar podemos fazer uma "compra coletiva", a partir de 5 a 10 placas o preço unitário fica bem interessante.


Obrigado.

Bom, eu fiz a minha placa e ficou bem bacana, sem curto circuitos e nenhuma inconformidade que atrapalhasse o funcionamento do circuito, se tiver interesse, podemos negociar.

Seguem as fotos da placa e do frontal do painel já funcionando com a mesma.

abraços
 

Attachments

  • 12842651_1058902867481109_2007591683_o.jpg
    12842651_1058902867481109_2007591683_o.jpg
    121.2 KB · Views: 179
  • 12325897_1058903634147699_1297222912_o.jpg
    12325897_1058903634147699_1297222912_o.jpg
    52.8 KB · Views: 160
Bom, eu fiz a minha placa e ficou bem bacana, sem curto circuitos e nenhuma inconformidade que atrapalhasse o funcionamento do circuito, se tiver interesse, podemos negociar.



Seguem as fotos da placa e do frontal do painel já funcionando com a mesma.



abraços


Cara, onde encontro esses botões legais aí?
 
Como você estava transferido o desenho da placa para o fenolite? Fiz usando aquele esquema de papel transferência + ferro de passar e ficou show de bola! O segredo é deixar o ferro bem quente e ficar aplicando com movimentos uniformes durante uns 4...5 minutos, entre o ferro e a transparência eu coloco uma camisa de algodão velha(porque vai queimar) , depois colocar a placa com a transparência ainda grudada na água e deixar até estar 100% fria.

O segredo é:
-Transparência bem feita
-Ferro bem quente
-Deixar esfriar bem

Obrigado pelas dicas.

Fiz com papel e não com a transparência.

Vou tentar mais uma vez, tenho um último pedaço de placa virgem.

Se der certo, te devo uma cerveja! :mug:

Abs
 
Obrigado pelas dicas.

Fiz com papel e não com a transparência.

Vou tentar mais uma vez, tenho um último pedaço de placa virgem.

Se der certo, te devo uma cerveja! :mug:

Abs

Fechado!! Esqueci de outro detalhe! Tem que ser na impressora a laser!!
Se não tiver, é só imprimir no papel normal e levar em uma papelaria, aí é só pedir para xerocar na transparência.


Abraços!
 
Amigos na placa GTO existem duas conexões chamadas SPARE, alem das conexões de bomba, sensor, resistencia. Saberiam me dizer quais as funções destas conexões?
 
Amigos na placa GTO existem duas conexões chamadas SPARE, alem das conexões de bomba, sensor, resistencia. Saberiam me dizer quais as funções destas conexões?

Não conheço a placa GTO, mas partindo do pressuposto que Spare é "sobressalente" acredito que atualmente não sirvam para nada, talvez sejam duas portas para que os programadores possam trabalhar em alguma nova função para o futuro.

Só acho!
 
Oi Pessoal,

Novamente vou pedir uma ajuda pra vocês, não estou conseguindo chegar a fervura, seja em 97, 100 ou qualquer outra temperatura superior

Eu faço levas pequenas. Tenho uma panela numero 28 de 15.3L com resistencia de 1600W em 110V (14.54A). (comprei a resistencia baseando no topico do forum sobre resistencia - Fervura 1000W p/ 10 litros)

Hoje testei com 13L de agua o sistema com o Ardbir e foi muito demorada as rampas e não consegui chegar a fervura. Cheguei no maximo a 96 graus.

Eu vi varias referencias na internet para configuração do PID, e cheguei a deixar tbm somente o P =100 e o I/D zerados. Mas não consegui passar de 96 graus.

Apenas para constar, depois de algumas horas, de 13L estava na panela fiquei com 8 a 9 litros no maximo, e mesmo com a evaporação, não passei dos 96 graus.

Vocês saberiam me dizer o que pode estar de errado?

Obrigado,
Luiz Gabriel
 
Oi Pessoal,



Novamente vou pedir uma ajuda pra vocês, não estou conseguindo chegar a fervura, seja em 97, 100 ou qualquer outra temperatura superior



Eu faço levas pequenas. Tenho uma panela numero 28 de 15.3L com resistencia de 1600W em 110V (14.54A). (comprei a resistencia baseando no topico do forum sobre resistencia - Fervura 1000W p/ 10 litros)



Hoje testei com 13L de agua o sistema com o Ardbir e foi muito demorada as rampas e não consegui chegar a fervura. Cheguei no maximo a 96 graus.



Eu vi varias referencias na internet para configuração do PID, e cheguei a deixar tbm somente o P =100 e o I/D zerados. Mas não consegui passar de 96 graus.



Apenas para constar, depois de algumas horas, de 13L estava na panela fiquei com 8 a 9 litros no maximo, e mesmo com a evaporação, não passei dos 96 graus.



Vocês saberiam me dizer o que pode estar de errado?



Obrigado,

Luiz Gabriel


Mano, não atingiu a temperatura ou não ferveu? São coisas diferentes. 100C é somente nível do mar. Aqui na minha cidade eu atinjo a fervura intensa aos 97C
 
Estou aprendendo sobre isso tudo. Mas verifique com alicate amperímetro se a resistência está com a corrente nominal. Pode ser ela ou o ssr.
 
Mano, não atingiu a temperatura ou não ferveu? São coisas diferentes. 100C é somente nível do mar. Aqui na minha cidade eu atinjo a fervura intensa aos 97C


Me ocorreu uma coisa agora. No Ardibir tem ajuste de temperatura de fervura. Justamente por essa diferença de altitudes. Vc precisa descobrir a qual temperatura ferve a água na sua região e ajustar no Ardbir. Senão o software não reconhece que está em fervura e não conta o tempo, não pede lúpulos, etc. É isso que vc se refere?
 
Me ocorreu uma coisa agora. No Ardibir tem ajuste de temperatura de fervura. Justamente por essa diferença de altitudes. Vc precisa descobrir a qual temperatura ferve a água na sua região e ajustar no Ardbir. Senão o software não reconhece que está em fervura e não conta o tempo, não pede lúpulos, etc. É isso que vc se refere?

Sim, realizei o setup da fervura, tanto em 97, 100, 105 graus, porem em nenhum dos setups atingiu a temperatura programada. Chegou no maximo a 96 graus, sendo que esta temperatura não foi sulficiente para a fervura.
 
Estou aprendendo sobre isso tudo. Mas verifique com alicate amperímetro se a resistência está com a corrente nominal. Pode ser ela ou o ssr.

Humm, vc acha que a resistencia não esta entregando os 1600W?

Infelizmente no momento só tenho um multimetro de 10A para medição. Vou ver se compro este amperimetro amanhã.

Obrigado.
 
Sim, realizei o setup da fervura, tanto em 97, 100, 105 graus, porem em nenhum dos setups atingiu a temperatura programada. Chegou no maximo a 96 graus, sendo que esta temperatura não foi sulficiente para a fervura.


Cara, eu faço assim: ajusto a temperatura de fervura pra 95. Depois ajusto o pwm pra 100%
 
Cara, eu faço assim: ajusto a temperatura de fervura pra 95. Depois ajusto o pwm pra 100%

Certo, e com 95% faz uma fervura rigorosa na sua localide, ou depois de ajustar o PWM vc tbm aumenta a temperatura da fervura?
 
Certo, e com 95% faz uma fervura rigorosa na sua localide, ou depois de ajustar o PWM vc tbm aumenta a temperatura da fervura?


Aumenta. Eu deixo pra 95 graus não 95%. Pra reconhecer como fervura um pouco antes. Depois disso o software abre pra vc trabalhar não mais por temperatura e sim por % de pwm
 
Aumenta. Eu deixo pra 95 graus não 95%. Pra reconhecer como fervura um pouco antes. Depois disso o software abre pra vc trabalhar não mais por temperatura e sim por % de pwm

Correto, não % e sim 95 graus.

Uma duvida: Deixando configurado como fervura 95 graus, e mesmo que PWM esteja em 100%, o controlador PID não manterá em 95 graus? E
 
Correto, não % e sim 95 graus.



Uma duvida: Deixando configurado como fervura 95 graus, e mesmo que PWM esteja em 100%, o controlador PID não manterá em 95 graus? E


Não. Ele vai pro máximo da resistência. Vc perceberá que o led (caso vc tenha colocado) não se apagará.
 
No setup esta configurado o sensor para o modo que você ta usando. Externo ou interno.
 
Faz um teste e vê se realmente Ta chegando a voltagem correta na resistência, e tente ver a amperagem também. Verifica se os fios estão na bitola correta, estão bem firme, e se não estão esquentando muito.
 
Quem mandou fazer a placa posta foto do resultado. :tank:

Seguem aí as fotos da placa que mandei imprimir pelo ML. Ela vem com uma máscara de solda sobre o circuito, que eu acho que facilita na hora de soldar os componentes.
 

Attachments

  • IMG_20160319_200753368.jpg
    IMG_20160319_200753368.jpg
    171.6 KB · Views: 182
  • IMG_20160319_200851647.jpg
    IMG_20160319_200851647.jpg
    174.8 KB · Views: 175
  • IMG_20160221_145017650.jpg
    IMG_20160221_145017650.jpg
    151.4 KB · Views: 180
  • IMG_20160319_200620723.jpg
    IMG_20160319_200620723.jpg
    124.3 KB · Views: 160
  • IMG_20160319_200645352.jpg
    IMG_20160319_200645352.jpg
    150 KB · Views: 174
Back
Top