Produção em 2 etapas (dias)?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lbguitel

Well-Known Member
Joined
Jun 16, 2016
Messages
69
Reaction score
19
Pessoal, tenho uma dúvida em relação ao processo de produção.

Exemplo: Digamos que eu tenha um fermentador de 200L e minha capacidade de produção é de 100L. Eu poderia produzir 100L em um dia, mandar pro fermentador (sem fermento), deixar de um dia pro outro e produzir mais 100 no outro dia, e aí sim colocar o fermento? Totalizando os 200L.

Valeu!
 
Se tudo for sanitizado corretamente pode sim.

O melhor é inocular o fermento já no primeiro dia e completar o fermentador com os outros 100 litros no outro dia, porém só faça assim se tiver um bom controle da temperatura de saida do mosto, para que não tenha uma grande variação na temperatura.
 
Se tudo for sanitizado corretamente pode sim.

O melhor é inocular o fermento já no primeiro dia e completar o fermentador com os outros 100 litros no outro dia, porém só faça assim se tiver um bom controle da temperatura de saida do mosto, para que não tenha uma grande variação na temperatura.

Certo. Não tem problema então de já colocar o fermento na primeira leva!

Obrigado!
 
Aproveitando a pergunta, também tenho uma duvida. Ando com pouco tempo para brassagem. A saída que arrumei para a falta de tempo foi fazer em 2 dias.
Chego do trabalho as 19hs, da tempo de fazer a mostura, filtragem e lavagem. Deixo em um balde fermentador ja higienizado e tampo com aqueles filme pack.
No outro dia faço a fervura e coloco para fermentar.
Fiz isso 2 vezes e não notei muita diferença. Alguém sebe me dizer se tem algum problema? pode azedar, acidificar ou algo mais? Acho que contaminar não seria problema porque vou levantar fervura.
Que que acham?
Abraço.
 
Aproveitando a pergunta, também tenho uma duvida. Ando com pouco tempo para brassagem. A saída que arrumei para a falta de tempo foi fazer em 2 dias.
Chego do trabalho as 19hs, da tempo de fazer a mostura, filtragem e lavagem. Deixo em um balde fermentador ja higienizado e tampo com aqueles filme pack.
No outro dia faço a fervura e coloco para fermentar.
Fiz isso 2 vezes e não notei muita diferença. Alguém sebe me dizer se tem algum problema? pode azedar, acidificar ou algo mais? Acho que contaminar não seria problema porque vou levantar fervura.
Que que acham?
Abraço.

Se alguém tiver a mesma duvida, achei a resposta aqui;
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403694

Abraço.
 
Como os amigos disseram, não há problema, com tanto que siga a sanitização corretamente...
Pode aumentar o risco de contaminação? Sim, mas acho pouco provável em um único dia...

O que você pode fazer é usar uma panela para mostura, outra para lavagem e uma terceira para fervura...

Aí, assim que concluída a mosturação da primeira, vc liberaria a panela e começaria logo em seguida outra mostura enquanto recircula a primeira na segunda panela..

Em seguida joga pra fervura e transfere o primeiro mosto pra segunda...produção em série...hehehe
 

Latest posts

Back
Top