Problemas TIC 17

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

scantoni

Member
Joined
Mar 25, 2016
Messages
14
Reaction score
3
Alguém já passou por isso? - Setei o TIC 17 para 1º com histereze de 0,2º, quando a temperatura chega em 1,2º a geladeira liga, ok até ai tudo certo, o problema é que assim que a geladeira liga a temperatura no TIC 17 volta pra 1º e desliga, passa dois segundos ela volta pra 1,2º liga novamente e de novo cai pra 1º e desliga. Fica nesse looping um bom tempo até que decide ficar ligado. Aumentei a histereze para 0,3º mas não adiantou. O que pode ser? defeito no TIC?
 
é em geladeira, mas o sensor esta num poço térmico, então essa variação não poderia ser tão imediata. Creio que seja alguma interferência elétrica gerada quando liga o motor da geladeira, vou estudar algum filtro ou coisa assim.
Obrigado
 
Alguém já passou por isso? - Setei o TIC 17 para 1º com histereze de 0,2º, quando a temperatura chega em 1,2º a geladeira liga, ok até ai tudo certo, o problema é que assim que a geladeira liga a temperatura no TIC 17 volta pra 1º e desliga, passa dois segundos ela volta pra 1,2º liga novamente e de novo cai pra 1º e desliga. Fica nesse looping um bom tempo até que decide ficar ligado. Aumentei a histereze para 0,3º mas não adiantou. O que pode ser? defeito no TIC?
Eu configurei meu TIC para que ele acione a geladeira com um atraso de 4 minutos, isso evita essas oscilações que fazem o liga e desliga constante correndo o risco de queimar o motor.
 
Alguém já passou por isso? - Setei o TIC 17 para 1º com histereze de 0,2º, quando a temperatura chega em 1,2º a geladeira liga, ok até ai tudo certo, o problema é que assim que a geladeira liga a temperatura no TIC 17 volta pra 1º e desliga, passa dois segundos ela volta pra 1,2º liga novamente e de novo cai pra 1º e desliga. Fica nesse looping um bom tempo até que decide ficar ligado. Aumentei a histereze para 0,3º mas não adiantou. O que pode ser? defeito no TIC?

Tenho o mesmo problema com meu TIC-17. Achei que o defeito era na sonda. Troquei porém o problema persiste. Para evitar problemas no motor da geladeira com o liga e desliga uso uma configuração igual a citada por Cleber(atraso de 4 minutos). Mesmo com esta configuração a geladeira liga e desliga pelo menos uma vez quando chega na temperatura e histerese configurada porque a temperatura oscila em 0,1º para mais ou menos rapidamente (segundos). Após isso o TIC aguarda 4 minutos para ligar novamente a geladeira. Neste intervalo de tempo a temperatura subiu o suficiente para a geladeira permanecer ligada por um tempo aceitável.
O defeito apareceu na minha última leva. Vou entrar em contato com a Full Gauge para tentar elucidar o problema.
 
Ontem eu notei isto acontecendo com o meu pela primeira vez

Minha histereze é de 0,2 tbm. Meu sensor fica colado na parte de fora da bombona. A única diferença desta para as minhas ultimas levas é que não consegui colar direito o sensor por causa umidade q estava nela (não ficou bemmm presaa..) pode ser isso talvez...

Vou colocar o atraso para 4 minutos como o Cleber citou e tentar colar mais firmemente o sensor
 
Alguém já passou por isso? - Setei o TIC 17 para 1º com histereze de 0,2º, quando a temperatura chega em 1,2º a geladeira liga, ok até ai tudo certo, o problema é que assim que a geladeira liga a temperatura no TIC 17 volta pra 1º e desliga, passa dois segundos ela volta pra 1,2º liga novamente e de novo cai pra 1º e desliga. Fica nesse looping um bom tempo até que decide ficar ligado. Aumentei a histereze para 0,3º mas não adiantou. O que pode ser? defeito no TIC?


Eu deixo o meu configurado como 0.5 e nunca tive esse tipo de problema...

Sinceramente baixar tanto é excesso de preciosismo...meio grau não vai fazer diferença no sabor da breja...rs
 
Exato!

Depois que ajustei para 0,5 nunca mais tive o problema

Eu deixo o meu configurado como 0.5 e nunca tive esse tipo de problema...

Sinceramente baixar tanto é excesso de preciosismo...meio grau não vai fazer diferença no sabor da breja...rs
 
A questão de configurar em 0.2 ou 0.5 depende muito do freezer/geladeira. Ex: em 0.5 vai levar um tempinho a mais pra baixar esse meio grau no mosto e enquanto isso o interior da geladeira vai baixar bastante de temperatura, bem mais do que esta setado no tic17. Quando o fermentador chegar na temperatura setada vai desligar, porém como a geladeira esta bem mais fria, ainda vai continuar baixando no fermentador e esses 0.5 chegam a dar 1º de diferença ou mais. É claro que não vai interferir numa cerveja boa, já se você quer uma cerveja excelente...
 
scatoni, você já viu isso acontecer? nunca vi isso quandfo uso o tic e o poço termico
 
Também uso poço térmico, mas no início fiz como muitos que eliminaram o termostato da geladeira e ligaram direto no tic fazendo trabalhar como ser fosse um freezer. Tava com 0,4 de histereze e estado pra 19, então com 19,4 ligava, mas quando desligava com 19 continuava baixando até 18,3, 18,4, ou seja uma variação de um grau.
 
Boa noite, pessoal Desculpem reativar o tópico, mas importante ver como tem muita gente com o mesmo problema que o meu. Configurei a temperatura ideal de 19 graus, com histerese de 0,2. Vira e mexe (ainda não achei um padrão), quando a temperatura chega a 19,2 graus o relé liga, imediatamente a temperatura volta para 19 graus e assim a geladeira desliga. Alguém conseguiu solucionar?
 
Boa noite, pessoal Desculpem reativar o tópico, mas importante ver como tem muita gente com o mesmo problema que o meu. Configurei a temperatura ideal de 19 graus, com histerese de 0,2. Vira e mexe (ainda não achei um padrão), quando a temperatura chega a 19,2 graus o relé liga, imediatamente a temperatura volta para 19 graus e assim a geladeira desliga. Alguém conseguiu solucionar?

Boa tarde,

Tenho o mesmo problema. Já troquei o sensor e até comprei outro TIC 17 completo, porém o problema persiste. Semana passada decidi entrar em contato com a Full Gauge para relatar o problema. Segue a resposta do corpo técnico da empresa:

"Primeiramente gostaríamos de agradecer o seu contato. Isso não se trata de nenhum tipo de defeito visto que o instrumento esta interpretando a temperatura lida, você deve verificar com seu técnico a posição de leitura do sensor para que o mesmo possa fazer a leitura homogênea do ambiente e não receba estas variações repentinamente visto que a faixa de seu diferencial é muito pequena.
Recomendamos que contate a empresa que fez a instalação do instrumento para maiores informações sobre a configuração e instalação do instrumento. A Full Gauge não tem como politica intervir no padrão das empresas de instalação desde que sigam as orientações técnicas do manual.
"


Segundo ele, o problema ocorre devido ao posicionamento do sensor de temperatura. Acho que faz sentido. Creio que a maioria de nós utiliza o sensor dentro de um poço termométrico. Como existe uma barreira entre o líquido e o sensor (o poço termométrico), essas variações repentinas de leitura acontecem. Uma solução seria colocar pasta térmica dentro do poço termométrico e inserir o sensor do TIC para melhorar a precisão das leituras. Irei testar na minha próxima brassagem e posto o resultado.
 
Boa tarde,

Tenho o mesmo problema. Já troquei o sensor e até comprei outro TIC 17 completo, porém o problema persiste. Semana passada decidi entrar em contato com a Full Gauge para relatar o problema. Segue a resposta do corpo técnico da empresa:

"Primeiramente gostaríamos de agradecer o seu contato. Isso não se trata de nenhum tipo de defeito visto que o instrumento esta interpretando a temperatura lida, você deve verificar com seu técnico a posição de leitura do sensor para que o mesmo possa fazer a leitura homogênea do ambiente e não receba estas variações repentinamente visto que a faixa de seu diferencial é muito pequena.
Recomendamos que contate a empresa que fez a instalação do instrumento para maiores informações sobre a configuração e instalação do instrumento. A Full Gauge não tem como politica intervir no padrão das empresas de instalação desde que sigam as orientações técnicas do manual.
"


Segundo ele, o problema ocorre devido ao posicionamento do sensor de temperatura. Acho que faz sentido. Creio que a maioria de nós utiliza o sensor dentro de um poço termométrico. Como existe uma barreira entre o líquido e o sensor (o poço termométrico), essas variações repentinas de leitura acontecem. Uma solução seria colocar pasta térmica dentro do poço termométrico e inserir o sensor do TIC para melhorar a precisão das leituras. Irei testar na minha próxima brassagem e posto o resultado.

Bom dia, Heitor. Obrigado pela resposta e por postar a mensagem da Full Gauge aqui.

Eu não sei se quem respondeu pela fabricante não entendeu a sua mensagem ou se deu uma resposta ensaboada (aposto nesta opção rsrs), mas para mim é quase certeza ser um problema do Tic, porque no mesmo "microlésimo" de segundo que o aparelho liga o relé a temperatura volta para a temperatura definida como ideal (o "SP" do Tic). Entendo que, se fosse uma variação da temperatura, aí sim seria normal, mas agora, ir de 19,2ºC para 19ºC (no meu exemplo) exatamente no mesmo momento em que o aparelho liga o relé e no microlésimo seguinte voltar para 19,2ºC, para mim, é bug.

E pelo visto acontece com bastante gente...
 
Bom dia, Heitor. Obrigado pela resposta e por postar a mensagem da Full Gauge aqui.

Eu não sei se quem respondeu pela fabricante não entendeu a sua mensagem ou se deu uma resposta ensaboada (aposto nesta opção rsrs), mas para mim é quase certeza ser um problema do Tic, porque no mesmo "microlésimo" de segundo que o aparelho liga o relé a temperatura volta para a temperatura definida como ideal (o "SP" do Tic). Entendo que, se fosse uma variação da temperatura, aí sim seria normal, mas agora, ir de 19,2ºC para 19ºC (no meu exemplo) exatamente no mesmo momento em que o aparelho liga o relé e no microlésimo seguinte voltar para 19,2ºC, para mim, é bug.

E pelo visto acontece com bastante gente...

Diegoo,

Só se for algum bug no firmware do equipamento. Defeito no Tic creio que não seja. Como disse no post anterior, mês passado comprei um TIC17 novo e está acontecendo o mesmo problema. No meu caso, a variação da leitura é de 0.1º.
Ainda sim acho bem plausível a resposta da Full Gauge. Acho que o poço termométrico atrapalha na precisão da leitura do TIC. Assim que fizer o teste com a pasta térmica posto o resultado.
 
Diegoo,

Só se for algum bug no firmware do equipamento. Defeito no Tic creio que não seja. Como disse no post anterior, mês passado comprei um TIC17 novo e está acontecendo o mesmo problema. No meu caso, a variação da leitura é de 0.1º.
Ainda sim acho bem plausível a resposta da Full Gauge. Acho que o poço termométrico atrapalha na precisão da leitura do TIC. Assim que fizer o teste com a pasta térmica posto o resultado.

Heitor, eu uso essa pasta térmica, e antes de usar dava exatamente o mesmo problema. Não é toda hora que isso acontece (está ligado desde sexta e só deu problema em determinado momento na terça-feira, agora já está normal), realmente até parece uma interferência, como algum colega disse.

Mas beleza, nada que vá comprometer a cerveja. Só era ruim, antes de eu aprender a usar a função "delay", ouvir a geladeira ligando e desligando a cada segundo, parecia que ia queimar rsrs
 
Bom dia, Heitor. Obrigado pela resposta e por postar a mensagem da Full Gauge aqui.

Eu não sei se quem respondeu pela fabricante não entendeu a sua mensagem ou se deu uma resposta ensaboada (aposto nesta opção rsrs), mas para mim é quase certeza ser um problema do Tic, porque no mesmo "microlésimo" de segundo que o aparelho liga o relé a temperatura volta para a temperatura definida como ideal (o "SP" do Tic). Entendo que, se fosse uma variação da temperatura, aí sim seria normal, mas agora, ir de 19,2ºC para 19ºC (no meu exemplo) exatamente no mesmo momento em que o aparelho liga o relé e no microlésimo seguinte voltar para 19,2ºC, para mim, é bug.

E pelo visto acontece com bastante gente...

Exatamente o que começou a acontecer com o meu controlador tic17.
Deixo a temperatura em 18c com histerese de 0,2, quando chega a 18,2 ele liga o relé e exatamente no mesmo milisegundo cai para 18 e desliga a geladeira..
Eu acho que deve ser bug ou algum defeito, pois sempre usei o controlador na mesma geladeira e sempre nas mesmas condições, somente nas últimas duas levas que começou a dar este problema.
 
eu cheguei a usar histerese de 0,1 e isso nao ocorria, provavelmente tenha problema de vedação na geladeira.
como o pessoal mencionou ai tem uma função que deve ser o DL que é o tempo de atraso para ligar a geladeira, impedindo que essas pequenas oscilações fiquem ligando a mesma a toda hora.

só atentar que quando ajustamos esse parametro DL e desligamos o tic quando ligarmos ele novamente, mesmo que a temperatura esteja acima do setpoint o tic conta esse tempo de atraso, achei esses dias que o meu estava com problema e depois notei que era essa função.

faça um teste vedando a porta da sua geladeira com uma fita adesiva
 
Eu também usava a histerese de 0,1 e isso nao ocorria, mas de um tempo para ca comecou com esse liga-desliga em um dos meus controladores. Resolvi aumentando o tempo para 0,5 de histerese. Por enquanto parou de dar esse problema. Equipamentos: geladeiras Consul 240l e freezer horizontal Prosdócimo.
 
Pessoal, aproveitando o gancho de problemas com o tic. Acabei de instalar o meu em um frigobar 120l. Instalação de acordo com os tutoriais ( lamas) e YouTube. Configurei a temperatura para 22 com Hz de 0.3
Coloquei no 0 para refrigeração.
Termometro colado no fermentador
Pois bem. A temperatura está caindo de 0.1 para 0.1 E agora a temperatura está em 21.0
Alguma ideia ? Vlw
 
Pessoal, aproveitando o gancho de problemas com o tic. Acabei de instalar o meu em um frigobar 120l. Instalação de acordo com os tutoriais ( lamas) e YouTube. Configurei a temperatura para 22 com Hz de 0.3
Coloquei no 0 para refrigeração.
Termometro colado no fermentador
Pois bem. A temperatura está caindo de 0.1 para 0.1 E agora a temperatura está em 21.0
Alguma ideia ? Vlw

não entendi onde escreveu de 0.1 para 0.1

além da histerese lembre do parametro de delay de religamento, deixe em 600 segundos
 
Oi Paulo. Eu defini 22.0 graus. a temperatura foi caindo para 21.9, 21.8, 21.7 e etc ate 21.0
ae parou de cair e foi subindo aos pouquinhos.
Nao sei se eh pq o ar frio continuou descendo do compartimento frio do frigobar e afetou o termometro que esta colado no fermentador. hoje de manha, por exemplo, estava marcando 27,8
vou fazer o parametro de delay qnd chegar, obrigado
 
Oi Paulo. Eu defini 22.0 graus. a temperatura foi caindo para 21.9, 21.8, 21.7 e etc ate 21.0
ae parou de cair e foi subindo aos pouquinhos.
Nao sei se eh pq o ar frio continuou descendo do compartimento frio do frigobar e afetou o termometro que esta colado no fermentador. hoje de manha, por exemplo, estava marcando 27,8
vou fazer o parametro de delay qnd chegar, obrigado

lembra que o termostato original da geladeira deve estar no maximo tbm , ai so o tic controla o liga/desliga
como vc falou que colocou 0,3 de histerese com 22,3 ela teria que ligar novamente
 
lembra que o termostato original da geladeira deve estar no maximo tbm , ai so o tic controla o liga/desliga
como vc falou que colocou 0,3 de histerese com 22,3 ela teria que ligar novamente
Sim, eu apenas fiquei curioso com a queda de temperatura de aproximadamente 1 grau ja com o frigobar desligado! mas consegui montar o tic e as tomadas sem explodir nem tacar fogo em nada, entao nao posso reclamar!
 
Sim, eu apenas fiquei curioso com a queda de temperatura de aproximadamente 1 grau ja com o frigobar desligado! mas consegui montar o tic e as tomadas sem explodir nem tacar fogo em nada, entao nao posso reclamar!

achei estranho voce falar que a temperatura estava em 27, se vc setou 22, essa variação grande não é nada benéfica, e geralmente é a variação do termostato da geladeira

quanto a queda é devido a inércia térmica, isso vai ocorrer geralmente quando a temperatura esta muito mais alta do que o setpoint, mas depois disso vai normalizar, por isso devemos tomar cuidado quando vamos fazer o cold crash,
 
haha, esquenta não, essas horas é assim mesmo, ainda mais na volta do feriadão kkkk
 
Quando você cola o termostato no fermentador ele vai captar a temperatura próxima do liquido que está dentro. A temperatura da geladeira estará bem abaixo do que foi colocado no TIC porque demora para que o líquido equalize a temperatura setada. Vai demorar pelo menos umas 8 horas para equilibrar as duas.
Eu tenho usado o sensor no fermentador e um termômetro digital colado na parede da geladeira para verificar quando as duas ficam bem próximas.
Minhas configurações são 0,5 graus de histerese (dF) e 4 minutos de delay (dL).
 
Back
Top