Problemas...Problemas!!! HELP

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Cowboy_Sales

Member
Joined
Mar 11, 2017
Messages
10
Reaction score
0
Ola Cervejeiros

Como coloquei em topicos anteriores, fiz a primeira brassagem em 08MAR
Bom Vamos la:
OG na Fermentação: 1030
SG dia 13MAR: 1021
SG dia 15MAR: 1018
SG dia 16MAR: 1018
SG dia 18MAR: 1018

A Fermentação ocorreu em Temperatura Ambiente (26ºC)...
No dia 19MAR arrumei uma forma de baixar a temperatura, porem por percalsos no caminho baixou demais e congelou o mosto :(
em 20MAR retirei o mosto congelado e fui subindo aos poucos a temperatura, e consegui mante-la em 15ºC ate esta data...
Tirei uma amostra e medi a densidade novamente, qual foi minha surpresa.... a SG subiu para 1030 novamente....

E ai pessoal, o que Faço?!?!

Desta brassagem estou quase desistindo e iniciando uma nova, pois esta vai sair uma porcaria...

Aguardo orientações...

:confused::confused::confused:
 
Mediu a densidade com densímetro ou refratômetro ??

Mediu a 15 graus ??

Não desista, toca o barco até o final para poder analisar o resultado e corrigir na próxima..
 
Como vc está medindo a densidade, Refratômetro ou Densímetro?

Difícil a sua FG ter voltado a ficar igual a OG... provavelmente foi um erro de leitura...

Eu diria o mesmo que o amigo do comentário de cima, toca o barco e vê no que vai dar!

Como congelou, eu agitaria o balde (pois talvez tenha decantado MUITO mais fermento do que deveria, o que pode atrapalhar seu primming), aguardaria uns três dias para ele decantar novamente (se possível em temperatura baixa, de 0 a 2 ºC) e faria o envase.

Depois poste o resultado!
 
Mediu a densidade com densímetro ou refratômetro ??

Mediu a 15 graus ??

Não desista, toca o barco até o final para poder analisar o resultado e corrigir na próxima..


Companheiro
Estou usando densimetro, medi nessa temperatura de 15º C...
Blz Vou deixar mais uns dois dias e ver no que da....
 
Companheiro
Estou usando densimetro, medi nessa temperatura de 15º C...
Blz Vou deixar mais uns dois dias e ver no que da....

Os densímetros normalmente são parametrizados para a temperatura de 20c.

Quando a temperatura for diferente dessa, precisa usar tabela de conversão...

Outra coisa. Quando se baixa a temperatura, o CO² do Headspace acaba sendo absorvido pelo líquido e CO² acaba empurrando o densímetro para a superfície.

Deixe a proveta por uns 10 a 15 minutos em temperatura ambiente, veja a temperatura, meça e corrija com a tabela de conversão.
 
Dei uma boa agitada no balde, e vou monitorando a temp. e mate-la nestes 15ºC
Vou deixar ate sabado a noite...quando ai vou engarrafar...

Agora pra fazer o priming, vou fazer com açucar branco mesmo...no meu falde deve ter uns 9L...quanto posso usar de açucar pra diluir e colocar no balde e depois engarrafar, sem um possivel risco de explosoes?!

Agradeço pelas dicas..
 
Dei uma boa agitada no balde, e vou monitorando a temp. e mate-la nestes 15ºC
Vou deixar ate sabado a noite...quando ai vou engarrafar...

Agora pra fazer o priming, vou fazer com açucar branco mesmo...no meu falde deve ter uns 9L...quanto posso usar de açucar pra diluir e colocar no balde e depois engarrafar, sem um possivel risco de explosoes?!

Agradeço pelas dicas..

Eu costumo fazer com 6g/L e até hoje nenhuma garrafa explodiu :mug:
 
Dei uma boa agitada no balde, e vou monitorando a temp. e mate-la nestes 15ºC
Vou deixar ate sabado a noite...quando ai vou engarrafar...

Agora pra fazer o priming, vou fazer com açucar branco mesmo...no meu falde deve ter uns 9L...quanto posso usar de açucar pra diluir e colocar no balde e depois engarrafar, sem um possivel risco de explosoes?!

Agradeço pelas dicas..

Eu seria mais cauteloso com essa leva, 9g/l é bastante coisa.. faria com no máximo 6g/l..
 
Ola Cervejeiros

Como coloquei em topicos anteriores, fiz a primeira brassagem em 08MAR
Bom Vamos la:
OG na Fermentação: 1030
SG dia 13MAR: 1021
SG dia 15MAR: 1018
SG dia 16MAR: 1018
SG dia 18MAR: 1018

A Fermentação ocorreu em Temperatura Ambiente (26ºC)...
No dia 19MAR arrumei uma forma de baixar a temperatura, porem por percalsos no caminho baixou demais e congelou o mosto :(
em 20MAR retirei o mosto congelado e fui subindo aos poucos a temperatura, e consegui mante-la em 15ºC ate esta data...
Tirei uma amostra e medi a densidade novamente, qual foi minha surpresa.... a SG subiu para 1030 novamente...

Deixa ver se entendi? tu retirou o mosto que congelou, no caso o bloco de gelo?
Nesse caso, tá explicado pq tua sg voltou p 1030, pq o que congelou foi a água, concentrando o acucar residual no resto que não congelou.
Outra coisa, tu publicou na sessão errada, aqui é compra e venda.
 
Ola Cervejeiros

Ontem tirei uma amostra, medi a SG e deu novamente 1018.... Ai pra testar, tirei uns dois litros do balde, fiz o priming com 6g/L e engarrafei duas unidades para ver como vai ficar....
Depois posto o resultado

e Desculpa pessoal por ter postado no lugar errado..foi mal
 
Back
Top