Problemas no Contra-Pressão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

VGrissi

Member
Joined
Jan 12, 2017
Messages
9
Reaction score
0
Montei um equipamento de contra-pressão e estou apanhando um pouco no processo de envase.

A impressão é que a cerveja já está saindo espumando do post-mix, ou seja, vem muita espuma para a garrafa e no fim a cerveja está perdendo quase toda a carbonatação no processo.

Alguém teve esse mesmo problema e pode ajudar com soluções?
 
Montei um equipamento de contra-pressão e estou apanhando um pouco no processo de envase.

A impressão é que a cerveja já está saindo espumando do post-mix, ou seja, vem muita espuma para a garrafa e no fim a cerveja está perdendo quase toda a carbonatação no processo.

Alguém teve esse mesmo problema e pode ajudar com soluções?

Passei por apuros tambem no passado e agora vai bem.

Quanto mais fria a cerveja melhor...se no postmix ou barril esriver com 1 kg, vc deve ter a mesma pressao na garrafa....interessante gelar as garrafas...liberar a pressao da garrafa bem devagar....eu uso uma valvula de agulha no alivio.
 
Qual pressão? Qual temperatura que ficou armazenado? Qual pressão de extração e à qual temperatura?

Já apanhei um pouco desse equipamento, hoje está mais tranquilo....
 
Estou tambem iniciando com postmix e notei: tirando com uma torneira picnic. Sai ceva ou espuma?
1. Se ceva, envase eh bom.
2. Se espuma, super carbonatei a ceva. Pode acontecer.

Aí mando um vídeo de um cara dizendo basicamente. Conecta o gás ao contrário, borbulhando por baixo. Libera o gás pelo alivio e pronto, ao menos terá ceva normal outra vez. Aí eh escolha ver se ta legal, ou se deixa mais um dia estabilizando outra vez. Ou seja: faz reset no postmix.

https://youtu.be/xk79UYGmAk8
 
Principio da contra-pressão: Usar pressão mais alta no barril e garrafa do que a que a cerveja está carbonatada..

Quanto maior contra-pressão de trabalho, menos espuma deve sair.. o problema é vedar segurando a garrafa

Ex: Cerveja estabilizada a 1kg/cm2 -> Pressuriza pra 1,5kg o barril e a garrafa -> expulsa o ar -> abre valvula de líquido -> alívio aos poucos da pressão..


Levando em conta esses pontos: qual desses você está tendo problema?

Se notar que mesmo assim sai espuma, pense em carbonatar um pouco acima (1,2) pra compensar essa perda..

abraços
 
Estou tambem iniciando com postmix e notei: tirando com uma torneira picnic. Sai ceva ou espuma?
1. Se ceva, envase eh bom.
2. Se espuma, super carbonatei a ceva. Pode acontecer.

Aí mando um vídeo de um cara dizendo basicamente. Conecta o gás ao contrário, borbulhando por baixo. Libera o gás pelo alivio e pronto, ao menos terá ceva normal outra vez. Aí eh escolha ver se ta legal, ou se deixa mais um dia estabilizando outra vez. Ou seja: faz reset no postmix.

https://youtu.be/xk79UYGmAk8


Na verdade não. O Envase e servir nesse caso usam dois principios diferentes. Tirar com uma picnic é necessário reduzir a pressão ao mínimo (seja aliviando a pressão ou aumentando tamanho/altura da mangueira pra servir), com saída de líquido em baixa vasão para movimentar pouco a cerveja e espumar

Já o contra pressão usa exatamente a contra-pressão como forma de preservar a carbonatação.

Tem que tomar cuidado ao trocar as entradas para fazer carbonatação forçada rápida.. se não existir uma pressão contra a mangueira do cilindro ou a válvula estiver fechada (vávlula pneumática desenroscada), o alívio faz com que saia o gás e a cerveja vem de encontro ao manômetro, fazendo maior dano.

abraços
 
Pode ser Rodrigo. Uso uma beergun dá blichmann, pensei pudéssemos usar o mesmo princípio.

Vale a dica mesmo assim para um descarb no barril.
 
Pode ser Rodrigo. Uso uma beergun dá blichmann, pensei pudéssemos usar o mesmo princípio.

Vale a dica mesmo assim para um descarb no barril.

Beergun é basicamente uma torneira que dá pra injetar CO2 antes de envasar.. a cerveja precisa estar carbonatada, bem gelada, feita devagar.. se não, não dá muito certo
 
Só para constar: fiz outros testes e melhorei o processo.

Estava fazendo o envase liberando toda a pressão do post-mix e usando uma força mínima de pressão. O processo dava muito espuma e eu perdia a carbonatação da cerveja.

Com a pressão aumentada (e a cerveja mais gelada), melhorou bastante o processo.

Ainda não estou 100% satisfeito, mas acho que são ajustes do equipamento mesmo.

Obrigado aos amigos pela força.
 
Só para constar: fiz outros testes e melhorei o processo.

Estava fazendo o envase liberando toda a pressão do post-mix e usando uma força mínima de pressão. O processo dava muito espuma e eu perdia a carbonatação da cerveja.

Com a pressão aumentada (e a cerveja mais gelada), melhorou bastante o processo.

Ainda não estou 100% satisfeito, mas acho que são ajustes do equipamento mesmo.

Obrigado aos amigos pela força.

Eu engarrafo com os barris dentro do Freezer.
Sim a pressão de envase deve ser superior à pressão do barril, para não espumar.
Se possível deixe as garrafas geladas tb.
Fim de semana passado envasei uma Witbier que normalmente espuma mais e não tive problemas. Uma ou outra garrafa transbordava espuma, mas mais por tentar acelerar o envase. Tem que ser lento. Eu engarrafo em média uma garrafa de 500 ml por minuto (com meu pai lacrando as tampas =) ).

[ ]´s
 
Passei por apuros tambem no passado e agora vai bem.

Quanto mais fria a cerveja melhor...se no postmix ou barril esriver com 1 kg, vc deve ter a mesma pressao na garrafa....interessante gelar as garrafas...liberar a pressao da garrafa bem devagar....eu uso uma valvula de agulha no alivio.
Qual o modelo desta válvula de agulha? Pode postar a foto por favor?
 
Prezados, boa tarde!
Eu também estou com dificuldades com sistema contra pressão de dois bicos.
No meu caso, estou tentando envasar uma breja carbonatada com volume 2,6 de CO² (1kg de pressão). Uso a pressão de 1,5kg apra empurrar a breja e 1,5kg nas garrafas.
No momento do enchimento, blz. Mas quando despressurizo... ele forma muita espuma.
Ta difícil acertar o mesmo nível nas duas garrafas.
Ja envasei colocando até a rolha, parando dois dedos antes. Despressurizo rápido e ja testei devagar também.
 
Um dos principais problemas do excesso de espuma é uma carbonatação muito elevada e a temperatura da cerveja que permita o desprendimento rápido do CO2. Quanto mais próxima de zero, melhor. O ideal é colocar o barril a uns -2ºC e começar o envase nessa temperatura. Como o tempo de envase não é muito longo, vai terminar com uns 5ºC, o que não vai impactar muito. Outra coisa a se observar, é a velocidade de enchimento. Quanto maior a velocidade, maior é a probabilidade de dar espuma, principalmente no final, quando o liquido acelera ao atingir a parte curva da garrafa. A experiência mostra que para encher uma garrafa de 500 ml, o tempo entre 15 e 20 segundos é o ideal.
 
Back
Top