Problemas HopSpider e falta de lupulagem na receita.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fyah

Well-Known Member
Joined
Nov 11, 2017
Messages
80
Reaction score
41
Boa tarde galera, tudo bem com vcs??

Ontem tive uma experiência ruim e não sei como resolver.
Pela primeira vez fiz o dobro do que estou acostumado (fiz com equipamento apropriado) e na minha receita usei 210g de lúpulo + 70g casca de laranja.

Nessa receita a lupulagem é tardia (5,' 3', e 0') não me deu tempo hábil de ver o problema acontecer.


O que aconteceu?

Aconteceu que eu não tinha ideia que 210g de lúpulo iriam encher taaaaaanto o hopspider (uma vez que o lúpulo hidratou e aumento o volume), dessa forma eu acho que não houve circulação entre cerveja e lúpulo e depois de ter colocado no fermentador, eu percebi que a lupulagem nem apareceu após fervura. (Essa é minha receita padrão, faço ela constantemente e para 15L vão 100g de lupulo no mesmo tempo e fica fantástico.)


Pensei e realizar dois dry hopping ( na receita padrão faço apenas 1, no final da fermentação primária) e tb pensei em utilizar 25% de lupulo a mais no dryhopping. (sendo a segunda durante a maturação, cada um de 48hrs).

Alguém ja teve esse problema? Como contornar?
Eu faço BIAB e todas minhas lupulagens sempre foram em hopspider ou saco de voal (não faço filtragem nem da cerveja antes de fermentar nem após.)
 
Oi Fyah, acho que agora você já deve ter feito alguma ação já que se passou alguns dias desde que postou, mas acho que é legal a gente levantar possíveis soluções e você tb postar os resultados dos 2 dry hoppings.

Infelizmente não tenho uma resposta, mas um caso similar ao seu. Na minha última IPA tb usei o hop spider e quando joguei o lúpulo de aroma eu notei o mesmo problema que o seu. O que eu fiz na hora foi re-circular manualmente, tirando o mosto em fervura pela torneira da panela em uma leiteira grande e jogar novamente na panela mas dentro do hop spider (o meu é um cesto de inox), com isso eu notei que ajudou, mas acho perdi dinheiro pq não extrai o máximo dos lúpulos que poderia. Eu ainda não repeti essa receita, mas fiquei pensando em um sistema de recirculação jogando dentro do hop spider (tendo cuidado para não transbordar já que o lúpulo entope um pouco o hop spider) e ver como ficaria o resultado final.
Eu fiz recentemente uma Red Ale bem lupulada e não usei o hop spider, e o problema foi que o trub foi gigantesco e perdi cerveja na panela! Então é ver onde vamos perder menos!! hehehe

Qual foi sua solução? Já tem alguma comparação entre o que vc está acostumado fazer de como ficou essa receita?
 
Back
Top