Problemas com a gelatina. E agora?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tulioneves

Well-Known Member
Joined
Jun 1, 2018
Messages
71
Reaction score
20
Location
Araguaína
Bom dia pessoal,

Na minha segunda brassagem tentei "aprender algo novo" e usei gelatina para clarificar. Bem, provavelmente errei algo no processo, pois quando fui tirar uma amostra da breja ontem (3 dias depois da gelatina), tinha muita sedimentação boiando. No desespero eu tentei filtrar com um chinoy e com o bag de voal, que até seguraram as partículas maiores. A pergunta é: alguém já envasou uma cerveja assim? Posso continuar ou nem vale a pena o serviço do envase?

Cordialmente,

Tulio Costa
 
Tentou filtrar como?
A minha sugestão é envazar com um autosifão com filtro, procura por isso no google:
"1.8 Metro Home Brew Sifão Tubo Mangueira Ferramenta de Tomada de Cerveja de Cerveja Vinho Food Grade de Plástico Ecológico Para A Filtragem de Engarrafamento"

Não deve ser dificil de encontrar. Trasfegar com ele também é uma possibilidade, mas com cuidado para não oxidar a cerveja. Nesse caso (como ele é lento) eu colocaria a calda de açúcar, para carbonatação prime, depois da trasfega, não antes.
 
Tentou filtrar como?
A minha sugestão é envazar com um autosifão com filtro, procura por isso no google:
"1.8 Metro Home Brew Sifão Tubo Mangueira Ferramenta de Tomada de Cerveja de Cerveja Vinho Food Grade de Plástico Ecológico Para A Filtragem de Engarrafamento"

Não deve ser dificil de encontrar. Trasfegar com ele também é uma possibilidade, mas com cuidado para não oxidar a cerveja. Nesse caso (como ele é lento) eu colocaria a calda de açúcar, para carbonatação prime, depois da trasfega, não antes.


Tentei filtrar com um chinoy e o bag de voal. Na amostra que tirei hoje de manha, quase não tem nada de gelatina... só uns pontinhos. Tô com receio da carbonatação evidenciar isso, quando abrir a garrafa por exemplo. QUanto a oxidação, deve ter oxidado já um pouco, pois na transferencia que fiz no desespero fez um pouco de queda na breja =(
 
A carbonatação vai mostrar alguma coisa, mas isso vai decantar. Normal tomar cerveja com gelatina quando estamos começando. Faz parte do aprendizado.
O pior é a oxidação. Joga alguma vitamina C, cerca de 1g/10L pra tentar minimizar essa oxidação.
 
Bom dia pessoal,

Na minha segunda brassagem tentei "aprender algo novo" e usei gelatina para clarificar. Bem, provavelmente errei algo no processo, pois quando fui tirar uma amostra da breja ontem (3 dias depois da gelatina), tinha muita sedimentação boiando. No desespero eu tentei filtrar com um chinoy e com o bag de voal, que até seguraram as partículas maiores. A pergunta é: alguém já envasou uma cerveja assim? Posso continuar ou nem vale a pena o serviço do envase?

Cordialmente,

Tulio Costa

Deixa na temperatura mais próxima do 0c possível e espera decantar.
 
Boa tarde

Vou ser bem sincero, não vejo motivo algum para utilizar gelatina para clarificar uma cerveja que é produzida em panelas.
Utilizando whirfloc, fazendo uma boa recirculação, ajustando os sais da água, um cold crash bem feito a cerveja já fica bem translúcida.
A minha última leva, uma premium lager, está carbonatando (com priming) assim que estiver no ponto posto fotos aqui e mostrarei que não há a necessidade de gelatina.
 
Estou na sexta brassagem, não sei pq a minha deu isso somente na quinta vez, as outras não deram nada, na quinta já deu a pasta da gelatina no fundo, queria enteder o pq disso.
 
Bom dia pessoal,

Na minha segunda brassagem tentei "aprender algo novo" e usei gelatina para clarificar. Bem, provavelmente errei algo no processo, pois quando fui tirar uma amostra da breja ontem (3 dias depois da gelatina), tinha muita sedimentação boiando. No desespero eu tentei filtrar com um chinoy e com o bag de voal, que até seguraram as partículas maiores. A pergunta é: alguém já envasou uma cerveja assim? Posso continuar ou nem vale a pena o serviço do envase?

Cordialmente,

Tulio Costa
Eu abandonei a gelatina.. . Muita mao de obra.... Usa o biofine clear e sejas feliz.
 
Boa tarde

Vou ser bem sincero, não vejo motivo algum para utilizar gelatina para clarificar uma cerveja que é produzida em panelas.
Utilizando whirfloc, fazendo uma boa recirculação, ajustando os sais da água, um cold crash bem feito a cerveja já fica bem translúcida.
A minha última leva, uma premium lager, está carbonatando (com priming) assim que estiver no ponto posto fotos aqui e mostrarei que não há a necessidade de gelatina.
Concordo plenamente!!!
 
Pessoal muito obrigado pelas dicas. Envasei ontem e quando terminar o primming, abro uma e mando fotos. Certeza que vai ter alguma coisa boiando, mas faz parte
 
Só pq falei que deu problema só em uma agora a sexta também deu, vou comprar um fermentador conico daqui uns meses pq não aguento mais a tal gelatina sujando tudo e o fermentador vai precisar mesmo de qualquer forma!
 
Particularmente não me fascina um cerveja extremamente transparente, mas isso é a minha preferência.
Já usei gelatina, a cor fica muito bacana, mas com priming o 'fundo' da garrafa sempre soltava, dando um aspecto bem ruim ao último copo.
Como foi falado anteriormente, whirfloc e uma boa filtragem já produzem um belo resultado.
Ah, nem precisa recirculação contínua ou ter bomba de recirculação, fiz muitas vezes no braço mesmo recirculando o mesmo volume de água que tem na mostura ou lavagem, pra 20 litros finais até que vai, pra mais tem que ter um bom braço :)
É importante ter um equipamento que chegue a próximo de 0º pra maturação a frio e um pouco paciência pra esperar uns 15 dias nesta temperatura, mas como disse, é a minha preferência.

[]s
 
Bom dia pessoal! Gostaria de agradecer a todos que vieram aqui e deram dicas.

Ontem abri a primeira cerveja "teste" - 5 dias de primming - só para ver se não contaminou e se está refermentando. Tive duas belas surpresas: não apresentou NENHUMA partícula flutuante ou sobressalente, e também não contaminou. A cerveja ficou muito maltada, talvez pq a gelatina apagou o lúpulo, mas nada que estrague o prazer de ter a segunda breja feita.

Os procedimentos para "correção" do erro da gelatina foram:
- passei para um novo balde com filtração dupla, por chinoy e o filtro de grão;
- deixei 5 dias a mais ou menos 0º;
- rezei bastante;
- não engarrafei nada do fundo do balde.

É isso... esse fórum salva vidas e brejas.

Ahahahahhaa

Cordialmente,

Túlio Costa
 

Latest posts

Back
Top