Problema no HERMS: Temperatura dos grãos abaixo do target

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gabrieltell

Member
Joined
Aug 13, 2013
Messages
14
Reaction score
2
Bom dia!
Eu recentemente comecei a usar o HERMS, e na ultima brassagem me veio uma dúvida na qual não tinha pensado antes: medir a temperatura da cama de grãos.
Então, coloquei o sensor do termômetro no meio dos grãos, quase encostado no fundo falso, e concluí que a temperatura lá estava de 4C a 5C abaixo da temperatura desejada. Pensei então em aumentar a temperatura de retorno do mosto para compensar esse gradiente, porém fiquei com receito de atingir a temperatura de Mash-out na parte superior da cama de grãos, já que meu target nessa receita era de 69C~70C.
Dada as informações, vos pergunto: o que fazer pra resolver?
Eu acho que o problema seja a vazão da minha bomba (bomba ruim, de fato), que é muito baixa, fazendo com que o mosto perca muito calor durante a passagem pelos grãos. Mas tem outra maneira de resolver isso? Porque do jeito que tá não consigo gerenciar as rampas de maneira eficiente.

Desde já agradeço!
Abraços!

Gabriel
 
Tens que aumentar a vazão da bomba, desde que isso não gere entupimentos.

Agora, lembre do seguinte... tu falaste em "temperatura dos grãos".

Onde está o amido? Dissolvido no líquido.
Onde estão as enzimas, afetadas pela temperatura? Dissolvidas no líquido.

Ou seja, o que importa é a temperatura do líquido (o qual está sendo constante recirculado e reaquecido).. temperatura no meio dos grãos não é tão vital quanto tu pensa.

Resumindo... sinceramente, use uma temperatura X de mosturação, e veja como a cerveja fica no final... se quiser mais corpo... use X +1 grau..... se ainda não ficar... use X +2 graus.... e por aí vai.

Entenda que temperatura de mosturação é relativa.... mosturar num equipamento a 68 graus NUNCA é igual a mosturar a 68 graus num outro equipamento.

Ou seja, pra cada um dos meus equipamentos, eu sei, por testes, qual temperatura de mosturação devo usar pra atingir o corpo que quero. :)

Abraço,


Abraço,
 
Obrigado, Guenther! Autoridade em HERMS aqui no fórum! haha

Eu acho que me expressei mal ao usar "temperatura dos grãos". Reformulando, o correto seria dizer que o líquido, ao passar pela cama de grãos, esfria significantemente.
Vou analisar os resultados que estou obtendo antes de qualquer coisa. A mais recente, a Oatmeal Stout (a qual me fez questionar meu atual método), só vou tomá-la daqui 1 mês pelo menos. Sem saber o resultado disso tudo não dá pra afirmar nada! haha

Obrigado novamente!
Abração!
 
Obrigado, Guenther! Autoridade em HERMS aqui no fórum! haha

Eu acho que me expressei mal ao usar "temperatura dos grãos". Reformulando, o correto seria dizer que o líquido, ao passar pela cama de grãos, esfria significantemente.
Vou analisar os resultados que estou obtendo antes de qualquer coisa. A mais recente, a Oatmeal Stout (a qual me fez questionar meu atual método), só vou tomá-la daqui 1 mês pelo menos. Sem saber o resultado disso tudo não dá pra afirmar nada! haha

Obrigado novamente!
Abração!
Não não, te expressou corretamente, mas o fato é que tu mediu a temperatura "no meio dos grãos, quase encostado no fundo falso", ou seja, mediu os grãos.

No entanto, o importante mesmo é a temperatura do líquido que retorna pra panela. Se perdeu muito ou pouca temperatura, sinceramente, é algo que não precisa de preocupar porque em TODOS os HERMS haverá perda de temperatura, e qual é o grande problema disso? Nenhum. O fato é que conforme a recirculação ocorrer, a temperatura tende a homogeneizar cada vez mais.

O importante mesmo, é que tu tens temperatura controlada. Fazendo isso funcionar, tu deves mapear, na tua cabeça, que temperatura X gera, NESTE EQUIPAMENTO, um corpo Y... e é isso que tu deves levar em conta.

Abração,
 
Nas brassagens que fizemos com o HERMS essa sempre foi a grande e eterna discussão: a diferença entre a temperatura do líquido e dos grãos.

E as dicas mais importantes que li do Guenther aqui no fórum acerca do tema foram:

1) Não utilize "chuveiro" para recirculação. Apenas deixe uma mangueira sobre a cama de grãos (um pouco submersa). Aguarde uns minutos até recircular um tanto de água e vai ver que, dessa forma, vai surgir um whirlpool bem suave, capaz de distribuir bem o líquido e não criar canais. Dessa forma você diminui essa diferença entre a temperatura do líquido (na saída da serpentina) e a temperatura dos grãos.

2) Sempre haverá diferença de temperatura, acho que até com a melhor bomba (que não é meu caso), mas isso não importa. O importante é você conhecer seu equipamento e verificar o que aquela determinada temperatura do líquido saindo da serpentina significou. Essa análise vai te dizer se você deve "acreditar" na temperatura do líquido ou dos grãos.

Mas é complicado. O que eu ainda estou tentando fazer é diminuir essa diferença. Talvez uma bomba com uma vazão melhor, mais regulável, digamos, ajude.

Boa sorte.
 
Back
Top