Problema nas densidades

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fernando2

Member
Joined
Nov 4, 2013
Messages
6
Reaction score
1
Olá pessoal,

estou iniciando e fiz uma American Pale Ale que está a 7 dias fermentando e estou tendo problemas com a densidade.

A densidade inicial esperada era de 1056 e atingi 1049, e a final era de 1016 e atingi apenas 1025.

Tem alguma coisa que pode ser feita ainda? Tem alguma parte do processo que pode ter provocado estes números?

Obrigado.
 
A densidade inicial mais baixa é devido a você ter obtido um eficiência de brassagem menor do que a planejada na tua receita (extração menor de açúcares ou usou muita água no sparging). A densidade final mais alta do que o esperado pode indicar que ou a fermentação parou ou que está apenas mais lenta (talvez você esteja fermentando em temperatura mais baixa do que o recomendado, ou a quantidade de levedura usada foi muito baixa, etc.). Algumas leveduras também tendem a flocular e precipitar muito rápido (exemplo: White Labs WLP002), o que pode limitar a fermentação. Você pode agitar o fermentador para resuspender a levedura e reativar o processo. Já fiz isso e funcionou.
Abs,
 
Fernando,

Por acaso vc está usando um refratometro para medir a densidade ?? Neste caso a densidade final corrigida dá 1.010. Pode ser que a sua eficiência esteja abaixo da estimada no software...
 
Estava usando refratômetro mesmo para medir a densidade. Medi agora com o densímetro e deu 1,013... então acho que a fermentação aconteceu corretamente.

Por que existe esta diferença usando o refratômetro? Qual é o cálculo para fazer a correção da densidade final? Existe alguma tabela para consultar?

Obrigado.
 
Após a fermentação, se vc for usar o refratômetro, é preciso fazer a correção da leitura, pois a presença de álcool altera o resultado. Eu uso o Brewmate, mas pelo o que sei o Beersmith também faz a correção.

Caso vc não use nenhum software, pode usar algumas calculadoras na net. Eu conheço este aqui: http://onebeer.net/refractometer.shtml

Veja se a densidade se mantém estável por mais 1 ou 2 dias e termine a fermentação.


Valeu !!!
 
Back
Top