Problema na fermentação...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alanlisboa

Well-Known Member
Joined
Jun 24, 2014
Messages
237
Reaction score
43
Antes de me xingarem: sim... já li o posta para iniciantes com várias e excelentes dicas dos amigos...

Estou me aventurando há dois meses nessa brincadeira... seguindo um padrão extrato >> extrato e lúpulo >> extrato e grãos >> (em breve) all grain

Comprei um kit de extrato e lúpulo da Alquimia da Cerveja, trata-se de uma Golden Ale. Fiz os procedimentos como previsto, fervura e adição do lúpulo.

http://alquimiadacerveja.com.br/pre...de_malte_10_litros/ale_gold_extrato_10_litros

Todos os equipamentos sanitizados e re-sanitizados com iodofor...

Para fermentação, um galaão de agua... foi lavado, deixei de molho um dia com cloro na quantidane para sanitização, enxaguei duas ou tres vezes com agua fervente, tornei a sanitizar com iodofor (sim, sou meio neurótico, ainda mais com algo importante como cerveja... com comida nem tanto rsrsrsrs)...

A fermentação ocorreu em 18 graus ambiente, Sao Caetano, algumas variações de temperatura, mas nada demais... a temperadura de fermentação, com a dica de colar com um isopor por fora do barril ficou entre 21 e 22...

O bicho ficou fermentando por 19 dias, hoje contado... o que ficou um tanto fora dos parâmetros anteriores... e hoje, que voltei de um passeio, está com uma espuma ainda muito densa sobre o líquido, como a da fermentação mesmo...

O cheiro não está ruim, mas o fermento ainda está presente...

Agora a pergunta de principiante mesmo: jogo fora, deixo mais dias fermentando ou mando para a geladeira decantar??
 

Attachments

  • IMG_20140707_184157_042.jpg
    IMG_20140707_184157_042.jpg
    16.8 KB · Views: 327
  • IMG_20140707_184206_576.jpg
    IMG_20140707_184206_576.jpg
    29.5 KB · Views: 324
Se o aroma não está ruim e principalmente com toda a sanitização que você fez é muito pouco provável que tenha alguma contaminação. 19 dias de fermentação primária é bem mais do que o comum para essa cerveja. Coloca na geladeira para maturar, próximo de 0ºC, que o fermento vai começar a decantar e deixar a cerveja mais limpa.

Eu gosto de fazer uma transfega antes da maturação, mas não é obrigatório. Deixe maturar por uns 15 dias e parta pro envase.

E em termos de homebrewing, jogar fora é sempre minha última opção!
 
Quanto tu diz "ficou fermentando por 19 dias", tu queres dizer, exatamente o que?

Abraço,
 
Ficou efetivamente fermentando na primária, com bolhas no airlock, temperatura média de 21 a 22... Não medi mais a Fg pois ainda tem muita espuma... Tenho a og anotada em casa... Agora há dois dias parou de borbulhar...
 
Nossa cara, aquilo ali nas fotos são bolhas?
 
Coisa feia né...

Cara, não tá tão feio, a cor parece normal... mas eu nunca tive uma fermentação que levantasse bolhas assim...

Seria legal se vc pudesse medir a densidade dessa cerveja, provar o gosto dela tambem...

Eu sinceramente tenho duvidas que a cerveja tenha realmente fermentado por 19 dias. O que acontece muitas vezes fermentando em temperatura ambiente é que depois que a fermentação acaba, durante a noite a temperatura esfria e o fermentador borbulha pra dentro, daí de dia, quando vc vai ver, ela tá borbulhando pra fora, pq a temperatura aumentou novamente...

Tambem existe a possibilidade de contaminação, daí ela poderia de fato ter fermentado por 19 dias... mas daí só provando, medindo densidade, etc... pelo cheiro e aparencia nem sempre dá pra ver, tão cedo..
 
Tiago, pode até ser... mas saía bastante bolha...

Hoje passei para maturação na geladeira...

A cor está bonita, mais pálida do que deveria... a atenuação foi muito forte, fechou og 1,041 e fg 1,002.

O lodo ficou metade em cima, mas viscoso, e metade embaixo, com o aspecto normal do fermento...

Achei o gosto um pouco azedo, lembrando a off flavor que lembra sabão... maaaaaasssss... posso apenas estar sendo condicionado pelas leituras que fiz aqui...

Está com umas sujeiras no líquido, vamos ver se em uma semana a 1º ela melhora... vou envazar e tudo, depois dou um resultado final... mas não tô gostando não...
 

Attachments

  • IMG_20140712_170000_896.jpg
    IMG_20140712_170000_896.jpg
    15.3 KB · Views: 210
  • IMG_20140712_170022_518.jpg
    IMG_20140712_170022_518.jpg
    12.8 KB · Views: 195
  • IMG_20140712_170304_385.jpg
    IMG_20140712_170304_385.jpg
    30.2 KB · Views: 211
  • IMG_20140712_170242_649.jpg
    IMG_20140712_170242_649.jpg
    36 KB · Views: 217
Tiago, pode até ser... mas saía bastante bolha...

Hoje passei para maturação na geladeira...

A cor está bonita, mais pálida do que deveria... a atenuação foi muito forte, fechou og 1,041 e fg 1,002.

O lodo ficou metade em cima, mas viscoso, e metade embaixo, com o aspecto normal do fermento...

Achei o gosto um pouco azedo, lembrando a off flavor que lembra sabão... maaaaaasssss... posso apenas estar sendo condicionado pelas leituras que fiz aqui...

Está com umas sujeiras no líquido, vamos ver se em uma semana a 1º ela melhora... vou envazar e tudo, depois dou um resultado final... mas não tô gostando não...

Nossa, 1,002 é bem baixo... ficou quantos dias em temperatura de fermentação?

Não tem sinal de turbidez por amido aí, provavelmente a eficiência baixa se deve por outros motivos, de equipamento ou processo e não pH..
 
Tiago, porque eficiência baixa? Não era uma Strong Ale, apenas, segundo o fabricante, uma Ale Gold, os 1046 ficou dentro do esperado... já o 1002 ficou bem abaixo dos 1008 esperado... como eu disse no ínicio, ficou numa temperatura de fermentação por 19 dias, com o airlock trabalhando sempre...

Como foi de extrato... não teve muita modificação, apenas fervura com o lupulo...

Alguém já comprou esses kits da Alquimia? Será que prestam??
 
Tiago, porque eficiência baixa? Não era uma Strong Ale, apenas, segundo o fabricante, uma Ale Gold, os 1046 ficou dentro do esperado... já o 1002 ficou bem abaixo dos 1008 esperado... como eu disse no ínicio, ficou numa temperatura de fermentação por 19 dias, com o airlock trabalhando sempre...

Como foi de extrato... não teve muita modificação, apenas fervura com o lupulo...

Alguém já comprou esses kits da Alquimia? Será que prestam??

Nossa cara, me desculpa! Respondi sem olhar mais pra cima. Acabei confundindo com outro tópico. :smack:

Mas de qualquer forma é uma densidade bem baixa. Ela tá com aquele bloco de lodo em cima da cerveja ainda, como na foto? Poucas leveduras que eu ouvi falar que ficam com uma formação no topo durante tanto tempo...

Eu até conheço a loja, mas não tenho nada pra falar sobre eles, nunca comprei esses kits tambem, mas pelo que eu me lembre, eles são meio "em segredo", não são? vem sem especificar os ingredientes?

De que forma que veio o seu fermento, veio no pacote original da fermentis/lallemand/etc ou foi manipulado?
 
veio manipulado... mandei um mail e to aguardando a composição... vamos ver o que vão dizer... se, no final, der algo bebível eu aviso... rsrsrsrs... assim que me informarem algo sobre a composição de grãos do extrato e do fermento eu aviso tb, para conhecimento...
 
veio manipulado... mandei um mail e to aguardando a composição... vamos ver o que vão dizer... se, no final, der algo bebível eu aviso... rsrsrsrs... assim que me informarem algo sobre a composição de grãos do extrato e do fermento eu aviso tb, para conhecimento...

Puts, aí que tá cara... não da pra confiar em quem mexe no teu fermento. Hehehehe. Mas é sério, minha opinião é que isso aí não funciona...

As empresas que manipulam levedura, tanto líquida quanto seca, tem ambientes laboratoriais muito controlados e procedimentos estéreis de verdade, isso posso te dizer que a loja não tem, nenhuma tem. Não é porque é seco que dá pra passar de um saquinho pro outro sem prejuízos.

Eu acho legal a idéia de fazer cerveja a partir de kits, mas recomendaria pra nas próximas vc procurar kits que te tragam a composição completa dos elementos, pra vc poder entender o que ta rolando ali, aprender, diferenciar, etc... se ainda assim vier um saquinho de fermento não identificado, compre um de qualquer marca boa que sirva pro estilo que vc for fazer que é maior chance de sucesso!

Ainda assim espero que essa cerveja dê certo e tenha um bom resultado. Se não tiver também não é motivo de desanimo, ja joguei tanta cerveja fora...:drunk:

Abraço
 
Cara, pelo tipo de espuma da última foto, e pela FG, 99% de chance de estar contaminada por bactérias que comem outros tipos de açúcares que o fermento normal não come.

É isso.
 
Bom...depois de uma semana maturando em baixa temperatura... fui olhar o bixo hoje...

a aparencia tava bonita... o gosto, azedo... acredito que não se salva nada mesmo, prinicpalmente pelo gosto... Por resguardo, engarrafei a metade para ver como fica, apenas para não dizer que desisti antes de tentar...

O resto... ralo...
 
Back
Top