PROBLEMA NA CARBONATAÇÃO

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Costa_Cervejeiro

Well-Known Member
Joined
Feb 3, 2021
Messages
68
Reaction score
22
Location
Minas Gerais
Pessoal, estou utilizando carbonatação forçada e tenho notado que não esta ficando muito legal.
Uso um Keezer e Post Mix.
Acontece que eu carbonato a cerveja, os primeiros copos parecem estar ok, mas depois vai ficando "sem graça", espuma sumindo muito rápido do copo.
Parece não pegar a carbonatação em todo o liquido por igual (nem sei se isso existe rsrs).
Aqui tenho deixado a cerveja em uma temperatura media de 4 graus e estabilizando a carbonatação em 1KGF/CM2.
O que sera que pode estar acontecendo?
Já fiz a carbonatação rápida, já fiz a lenta e parece estar sempre nessa.
 
Last edited:
estabilizando a carbonatação em 1bar.
Não tenho muita segurança para afirmar isso, mas acho que o problema está aí: creio que 1bar é pouco; pois quando eu carbonatava as cervejas de modo forçado deixava por volta de 1,5bar.
Repito: não tenho certeza, mas acho que é isso. Talvez alguém tenha mais segurança no assunto
 
Olá, o que vc relata tem cara de carbonatação baixa mesmo. Primeira coisa a fazer é aumentar um pouco essa pressão e ver se melhora. Estou anexando uma tabela de carbonatação, pro caso de vc já não ter. O pascal é muito perto do kgf e dá pra usar sem converter.
Mas veja bem,1kg pra 4o seria uma carbonatação boa, daria 2,8vol de CO2 dissolvidos o que é bastante ... O que pode estar acontecendo é a cerveja dentro do posto mix estar um pouco acima de 4o... É comum. Pela tabela da pra vc ver que com 7 graus, 1kg já seria uma carbonatação media.. E de modo geral, nós somos acostumados com cervejas muito carbonatadas....
A técnica pra vc perceber a carbonatação é a seguinte: Vc vai prender um pouco de cerveja entre a língua e o céu da boca. Assim vc consegue perceber bem o nível de carbonatação... vc pode comparar com uma breja comprada pra ter parâmetros até treinar a percepção.
Abs.
force_carbonation (1).png
 
Amigo #Costa Cervejeiro,
Você está repondo o gás no PM ?
Conforme vai aumentando o head space no barril diminui a pressão e a incorporação do gás na ceva.
Se não manter pressurizado o PM descarbonata mesmo. Esta é a vantagem do Sistema S.
Deixo o Cilindro sempre conectado em 1KGF/CM2. enquanto estou extraindo.
 
Back
Top