Problema de fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

neyestevao

Active Member
Joined
Jul 8, 2013
Messages
30
Reaction score
5
Boa tarde a todos.

Acredito que eu esteja enfrentando um problema na fermentação e gostaria de saber a opinião de vocês. Fizemos umas pale ale em que a densidade original era de 1.060 e depois de quase 5 dias de fermentação (hoje) a densidade é de apenas 1.033. Colocamos 2 sachês de s-04 em aproximadamente 1 litro de água previamente fervida e esfriada para reidratação. O volume no fermentador é de aproximadamente 45 litros. A "borbulhação" foi intensa durante os 2 primeiros dias e depois começou a diminuir, hoje já não estava mais borbulhando. A fermentação foi em 20ºC.

Como sempre li que a fermentação leva uns 6 dias pra completar, fiquei preocupado que em 5 dias tenha convertido tão pouca coisa. Mas pra ter certeza de que ela parou, vou tirar a densidade amanhã. Pensei que caso ainda esteja com 1.033 eu poderia adicionar mais um sachê de fermento. Isso seria uma boa ideia?

Outra coisa que pensei é que talvez a aeração não tenha sido suficiente, a levedura tenha parado de funcionar e decantou. Sendo assim, dar uma balançada na bombona pra colocar o fermento em suspensão ajudaria?

Agradeço antecipadamente a atenção.
 
Cara, primeiro.. algumas perguntas?

- Como está medindo a densidade? Refratômetro ou Densímetro?

- Outra coisa... o fermento foi hidratado com água a que temperatura?

- Em que temperatura vocês fizeram a mosturação, e como vocês medem essa temperatura (colocam o termômetro onde na panela?)


Oxigenação certamente não foi o problema, já que usou fermento seco, e a cerveja nem é forte.

Abraço!
 
Medimos a densidade com um refratômetro.

Hidratamos a uma temperatura de 20ºC.

A mosturação foi feita a 65ºC por 1 hora e meia, 68ºC por mais 30 min, 76ºC por 15 min. Demoramos porque acreditávamos que não estava dando resultado positivo no teste de iodo, mas depois um amigo nosso que já tem experiência nos disse que estava convertido.

Pra ir controlando a temperatura, quando não estamos agitando o mosto nós deixamos o termômetro apoiado na parede da panela (ele fica inclinado). Quando ligamos o fogareiro, um fica agitando o mosto enquanto outro segura o termômetro dentro, inclusive às vezes damos uma mexida no mosto com o próprio termômetro (é um daqueles comprados na WE com a proteção de plástico ao redor).

Não sei se fui claro, qualquer coisa é só perguntar.

Obrigado.
 
Medimos a densidade com um refratômetro.

Hidratamos a uma temperatura de 20ºC.

A mosturação foi feita a 65ºC por 1 hora e meia, 68ºC por mais 30 min, 76ºC por 15 min. Demoramos porque acreditávamos que não estava dando resultado positivo no teste de iodo, mas depois um amigo nosso que já tem experiência nos disse que estava convertido.

Pra ir controlando a temperatura, quando não estamos agitando o mosto nós deixamos o termômetro apoiado na parede da panela (ele fica inclinado). Quando ligamos o fogareiro, um fica agitando o mosto enquanto outro segura o termômetro dentro, inclusive às vezes damos uma mexida no mosto com o próprio termômetro (é um daqueles comprados na WE com a proteção de plástico ao redor).

Não sei se fui claro, qualquer coisa é só perguntar.

Obrigado.
Certo, então, primeira coisa.... refratômetro não pode ser usado para medição direta quando a cerveja já está fermentando, com a presença de álcool. O álcool altera a leitura do refratômetro. É preciso usar um utilitário para converter a leitura dele.

O bom mesmo, para medir a densidade da cerveja depois de fermentada, é densímetro. Esse sim dá pra confiar.
 
Acho que essa informação sobre o refratômetro poderia ficar em um tópico fixo Guenther.
Já vi essa dúvida em alguns posts aqui e em outras listas de que participo, eventualmente aparece mais alguém com esse problema.
É verdade. Assim que der, vou preparar um tópico fixo sobre isso.

Abraço!
 
guenther, desde quando comprei meu primeiro equipamento na we, eles me enviaram essa tabela, justamente para acompanhar a fermentação através do refratômetro, tu sabe me dizer se com essa tabela a conferência da densidade é confiável?
 
o fórum não permite que eu envie o aquivo de excel, se alguém quiser posso enviar por e-mail.
 
Bah, muitíssimo obrigado! Resolveram inclusive o mistério da nossa primeira cerveja, onde fizemos uma weiss que, pelos nossos cálculos iniciais, dava apenas 3,5% de álcool mas deixava todo mundo bêbado. Agora recalculando com esses ajustes verificamos que na verdade ela tinha mais de 5%.

Encontrei uma fórmula pra fazer o ajuste nesse blog:

http://www.goronah.blog.br/2011/artesanato/refratometro-o-sabre-de-luz-do-jedi-cervejeiro

inclusive tem um link de uma calculadora, seria bom verificar com outras calculadoras, como a do beersmith, pra garantir que ta tudo certinho.

Obrigado.

Abraço.
 
A planilha que uso, faz a correção pela fórmula abaixo:

SG=1.001843-0.002318474(OB)-0.000007775(OB^2)-0.000000034(OB^3)+0.00574(AB) +0.00003344(AB^2)+0.000000086(AB^3)

SG = Specific Gravity, OB = Original Brix, AB = Actual Brix (Brix Readings During Fermentation).
 
Em leitura de refratometro 1060 -> 1033 deve estar mais ou menos assim, estimando:
OG: 1060 SG = 14.5 brix
FG (Brix): 1033 SG = 8.28 brix
Isso aí tá +- em 1016 de FG e 5.6~5.7% de alcool.
Não vai baixar muito mais. Se ja parou o borbulho do airlock ou tá quase parando já pode baixar a temp e passar pra secundária.
Não se desespere hehehe
 
Nas planilhas que fiz, a conversão deu exatamente isso, 1.016. Medimos com um densímetro emprestado só pra confirmar se os cálculos estão corretos e o resultado foi 1.015. Então tá show de bola, muito obrigado.
 
Back
Top