Problema com Tempo excessivo de Mosturação.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Zeo1

New Member
Joined
Jan 23, 2018
Messages
4
Reaction score
2
Pessoal boa tarde, ontem fiz minha 3° brassagem. Uma American IPA.
Tive problemas em ajustar a temperatura de cozimento e com o teste do iodo ( já li aqui no forúm que não é imperativo fazer o teste, 90 min está ok, vou adotar)
Resultado; fiquei aproximadamente 3h na mosturação e ainda assim não deu certo o teste do iodo.
A maior parte do tempo entre 62/67°. Não cheguei a altas temperaturas no início, mas cheguei perto dos 80º após 120 minutos. Pensei em desistir por ter inativado as enzimas ou por não ter convertido o amido.
Resolvi continuar, fiz o mashout a 75°e segui em frente.
* O mosto estava doce.
Fiz as etapas restantes e ao passar o mosto para o fermentador a OG inicial deu 1075 ( a prevista era 1063).
Hj vi que está fermentando, airlock trabalhando.
Minha pergunta: Esse tempo todo de cozimento (3h..rss) acarreta em que na Cerveja? Desisto dessa leva?
Essa OG acima do desejado prejudica a cerveja?
Se puderem opinar/aconselhar eu agradeço
Abraço,
Zeo
 
Meus 10 centavos...

existe a máxima q air lock não é densímetro e a q eu uso q teste de iodo não é certeza de conversão. Mtas vezes vc pode estar pegando mosto não homogenizado e parecer q não converteu, então, como vc mesmo já estudou, 90min e toca o barco.
80º aos 120min não vai inteferir em nada, foi seu mash out ali.

Agora partindo pra como a breja ficará, depende de como ela atenuará, se atenuar bem (~1010), de repente não influenciará em mta coisa, mas se ela ficar de uns 1020 p cima, provavelmente ficará uma cerva pesada, mais doce, Drinkability baixa, mas tudo é aprendizado.

Bons estudos e boas brassagens.
 
"...OG inicial deu 1075 ( a prevista era 1063). "

Como pode ter aumentado tanto assim a OG?

Exemplo: Estava previsto levar 20 litros pro fermentador... mas levou 14 litros?

---------

Se já está fermentando compensa deixar fermentar até o fim....

A tendência é sair uma "Imperial American IPA" ou "Double American IPA"
 
Não sei como é seu processo, mas faz lavagem dos grãos?

A quantidade de mosto prevista no início da fervura foi alcançada? Se sim, a fervura pode ter sido muito intensa ou não foram previstas as perdas naturais do processo, como trub por exemplo.

Você precisa conhecer seu equipamento e dimensionar as perdas, esse é o primeiro passo para alcançar o que foi previsto inicialmente na receita.

Deixe a cerveja ficar pronta para avaliar o resultado, leve isso como aprendizado e corrigir esses erros nas futuras brassagens.
 
É isso galera, faço via BIAB, coloquei 23L de água na mosturação .Nessa 3ª brassagem aqueci 5L de água a 76º e lavei os grãos, pois estava engarrafando 15L apenas, talvez por isso a OG tenha subido tanto.
Ainda estou conhecendo meu equipamento e não ajustei ele no BS, mas estou anotando tudo para ter esses dados e outros.
Vou ver como fica essa cerveja, vale como experiência, porém gostaria de saber quais efeitos/defeitos que esse tempo todo de mosturação pode causar.
Se ficar uma Imperial ou Dobble aí eu vou é destampar uma para comemorar rsss
Valeu AlexandreTannous, rodrigo145 e brunonacari pelas considerações.
 
É isso galera, faço via BIAB, coloquei 23L de água na mosturação .Nessa 3ª brassagem aqueci 5L de água a 76º e lavei os grãos, pois estava engarrafando 15L apenas, talvez por isso a OG tenha subido tanto.
Ainda estou conhecendo meu equipamento e não ajustei ele no BS, mas estou anotando tudo para ter esses dados e outros.
Vou ver como fica essa cerveja, vale como experiência, porém gostaria de saber quais efeitos/defeitos que esse tempo todo de mosturação pode causar.
Se ficar uma Imperial ou Dobble aí eu vou é destampar uma para comemorar rsss
Valeu AlexandreTannous, rodrigo145 e brunonacari pelas considerações.
Causar, não causa nada. Se você fizer decocção, o tempo fica por volta de 3hs mesmo.
O importante da mostura é controlar a temperatura de forma a dar mais ou menos corpo a sua cerveja e chegar ao teor alcoólico esperado.

Eu faço Weiss a 70°, por exemplo, para deixar com corpo alto por conta da levedura que atenua demais.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Causar, não causa nada. Se você fizer decocção, o tempo fica por volta de 3hs mesmo.
O importante da mostura é controlar a temperatura de forma a dar mais ou menos corpo a sua cerveja e chegar ao teor alcoólico esperado.

Eu faço Weiss a 70°, por exemplo, para deixar com corpo alto por conta da levedura que atenua demais.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk


Pois é meu caro, andei pesquisando e realmente li que não interfere tanto assim, o controle de temperatura que é a chave mesmo.
Inclusive essa dúvida que tive propiciou entender melhor a questão do corpo na cerveja, que segundo eu tô lendo tem relação direta com a ação das enzimas alfa e beta nos açucares fermentáveis e não fermentáveis.
Valeu!
 
Boa Tarde Zeo! Vou te dar minha humilde opinião.

Não desiste não! Se tem uma coisa que aprendi aqui no fórum é que devemos aproveitar os erros para tirar o máximo de aprendizado possível!

Olha só. A melhor coisa que você faz é conhecer o seu equipamento e dominar seu processo. Gosto de simplificar as coisas o máximo que eu puder (importante salientar que não estou falando para você não ser cuidadoso, apenas não adicionar etapas que não sejam necessárias). Por exemplo, como disse o Bruno, o teste de iodo não é certeza de conversão. Nas minhas experiências, se a temperatura de mostura foi corretamente medida, 60 min são suficientes, mas sugiro que use 90 min que é praticamente garantia de conversão dos amidos.

A sua cerveja não estragou por causa dos processos que você citou, ela apenas será diferente do que você planejou. Sua OG ficou bem alta e sua cerveja provavelmente será mais alcoólica do que você planejou. Dependendo do perfil de açúcares do seu mosto, ela também pode ficar com mais corpo, deixando ela mais pesada e com menos drinkability como foi dito. Caso possua controle de temperatura, sugiro que após a fase de multiplicação das células tenha passado (fase em que são gerados a maioria dos off-flavours), você aumente a temperatura de fermentação um pouco para permitir que o fermento demore o máximo possível para flocular, assim atenuando o máximo que ele conseguir.

Boa Sorte aí! Quando acabar mostra os resultados pra gente!
 
Fala meu velho, não vou desistir não, acredito que essa minha duvida me fez aprender muito sobre o processo de mosturação e tb da fermentação, na próxima brassagem já testarei o cozimento por 90 minutos, sem teste de iodo.
Medi a OG após 08 dias de fermentação a 19º, deu 1030. Atenuou legal a OG inicial foi de 1075.
Abraço!
Boa Tarde Zeo! Vou te dar minha humilde opinião.

Não desiste não! Se tem uma coisa que aprendi aqui no fórum é que devemos aproveitar os erros para tirar o máximo de aprendizado possível!

Olha só. A melhor coisa que você faz é conhecer o seu equipamento e dominar seu processo. Gosto de simplificar as coisas o máximo que eu puder (importante salientar que não estou falando para você não ser cuidadoso, apenas não adicionar etapas que não sejam necessárias). Por exemplo, como disse o Bruno, o teste de iodo não é certeza de conversão. Nas minhas experiências, se a temperatura de mostura foi corretamente medida, 60 min são suficientes, mas sugiro que use 90 min que é praticamente garantia de conversão dos amidos.

A sua cerveja não estragou por causa dos processos que você citou, ela apenas será diferente do que você planejou. Sua OG ficou bem alta e sua cerveja provavelmente será mais alcoólica do que você planejou. Dependendo do perfil de açúcares do seu mosto, ela também pode ficar com mais corpo, deixando ela mais pesada e com menos drinkability como foi dito. Caso possua controle de temperatura, sugiro que após a fase de multiplicação das células tenha passado (fase em que são gerados a maioria dos off-flavours), você aumente a temperatura de fermentação um pouco para permitir que o fermento demore o máximo possível para flocular, assim atenuando o máximo que ele conseguir.

Boa Sorte aí! Quando acabar mostra os resultados pra gente!
 
Back
Top