problema com retenção de espuma

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tiefensee

Well-Known Member
Joined
Oct 13, 2014
Messages
882
Reaction score
312
Boa noite,

engarrafei no dia 11/11 uma weiss com trigo escuro, e nas primeiras 2 garrafas notei um grande problema na retenção de espuma.
Fiz priming com 8g/L, o que daria uma cerveja bem carbonatada. O barulho ao abrir é o característico de cerveja com gás, e percebe-se que tem bastante CO2 encorporado. As espumas também são bem pequenas e em bastante quantidade, e o colarinho se forma quando eu sirvo, mas em questão de segundos desaparece completamente. As bolhas no corpo da cerveja continuam...

a receita:
p/ 14 litros no fermentador, BIAB, eficiência em torno de 70% (estava planejando 62%)
1,71 kg de Pilsen
1,71 kg de trigo escuro
0,14 kg de Cara Pils
0,12 kg de aromático
14 g de Hallertauer mittelfrueh aos 60 min
1/2 pastilha de whirfloc aos 15 min
1 pacote de mangrove M20

Mosturação
10 min - 43 ~ 44ºC
90 min - 67 ~ 62ºC
10 min - 77ºC

fervura 60 min
adição lúpulo aos 60 min
adição whirfloc aos 15 min

whirpool e 15 min de descanso

resfriamento em bacia água + gelo

inoculação do fermento

fermentação iniciando em torno de 18 ~ 20 ºC e finalizando em ~ 27ºC (sem contole exato de temperatura, mantido em caixa de gelo)

engarrafamento com priming 8g/L



Quais as possíveis causas para algo como isso ocorrer?
Pensei em adição de aveia para ajudar na retenção da espuma nas próximas levas, mas queria saber aonde eu posso estar errando para que eu tenha este problema....
 
Pelo que eu li e vi em ouros tópicos, surgiram as seguintes possibilidades:

- ph muito baixo - não creio, porque utilizei a mesma água das outras receitas e é a primeira vez que tenho este problema. Não tinha nenhum malte muito ácido em quantidade na mistura. Já fiz cervejas mais escuras e não tive este problema

- parada proteica muito longa - não fiz exatamente uma parada proteica. Fiz uma parada ferulica, nos 43 ~ 45ºC de 10 minutos. Depois mais 12 minutos subindo desta temperatura até os 66º ~ 67ºC. Será que esta rampa poderia ter ocasionado muita quebra de proteínas, dificultando a retenção de espuma?

- pouco lúpulo - li também que os iso-alfa-ácidos do lúpulo ajudam a reter a espuma. Realmente minha receita possui bem pouco lúpulo, IBU no limite inferior. É realmente algo que poderia interferir desta maneira?

alguma outra possibildade será?
 
Conversando com outros cervejeiros, achamos que o mais provavel seja mesmo a passagem pela faixa de 50 a 60ºC para o problema. Mas será mesmo que apenas uns 10 minutos nesta faixa poderia trazer um problema tão grande na retenção de espuma? ela realmente some em questão de 3, 5 segundos.
 
fiz uma tripel que aconteceu mesma coisa, na hora de servir tem espuma, mas em poucos segundos desaparece, já tinha feito uma strong blond e não aconteceu isso, fiquei sem saber, mas enfim...
 
Pessoal não desenterrem tópicos de 4 anos atrás... Façam novos, uma pergunta completa, com descrição da receita e processo, isso ajuda a identificar o erro.

Quanto à rampa "desnecessária"... é bem tradicional fazer a parada ferúlica pelos 45°C afim de aumentar aroma do 4-vg nas weiss. Isso em si não deve sido a fonte de problema do tiefensee lá em 2014, pode ter sido outro coisa ou um conjunto de fatores.
 
Back
Top