Problema com o M44

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MarcosLamas

Member
Joined
Nov 8, 2015
Messages
23
Reaction score
1
Bom Dia Pessoal
No último sabado fiz uma IPA e pela primeira vez usei o M44 da Mangrove Jack.
30 Litros, Rampa simples de 65 graus, usei 3 pacotes devidamente hidratados.
A OG prevista e alcançada foi de 1064.
O problema é que hoje pela manha a gravidade ainda está em 1040 (medida com densimetro). Ainda existe atividade no Airlock, mas estou preocupado com a baixa atenuação.
Uma informação importante é que comprei esse fermento pela internet (Lamas) e demorou bastante para chegar - Foi postado no dia 03/03 e só recebi no dia 16/03. Segundo a funcionária da loja esses fermentos podem ficar até 6 semanas em temperatura ambiente (não acredito).
Algum de voces tem experiencia com esse fermento? ele é mais lento mesmo?
 
Uso o M44 direto. Tenho sempre amostra dele na geladeira. Aqui comigo, já teve vezes que ele ficou uns dias a mais fermentando, primária um pouco mais longa. Talvez seja bacana por isso, e pra compensar o lag time, fazer uma primária um pouquinho maior também.
 
Uso o M44 direto. Tenho sempre amostra dele na geladeira. Aqui comigo, já teve vezes que ele ficou uns dias a mais fermentando, primária um pouco mais longa. Talvez seja bacana por isso, e pra compensar o lag time, fazer uma primária um pouquinho maior também.

Em média, quanto tempo ele leva para terminar a primária?
 
Em média, quanto tempo ele leva para terminar a primária?

Cara fuja desse tipo de parametrização...
Já é difícil termos uma média própria por n fatores como: Viabilidade da levedura, pitching rate, temperatura de mostura, temperatura de fermentação, oxigenação e etc...

Minha única dica: Keep calm e use o densímetro...

A maioria das minhas ales ficam no tanque por no mínimo 10 dias. Algumas fermentam primária em 3 ou 4 dias.

As IPAs que uso fermento similar a esse, muitas vezes ficam por 15...

Não tenha pressa...a fermentação termina quando seu densímetro estacionar por uns 2 dias... ;)
 
Cara fuja desse tipo de parametrização...
Já é difícil termos uma média própria por n fatores como: Viabilidade da levedura, pitching rate, temperatura de mostura, temperatura de fermentação, oxigenação e etc...

Minha única dica: Keep calm e use o densímetro...

A maioria das minhas ales ficam no tanque por no mínimo 10 dias. Algumas fermentam primária em 3 ou 4 dias.

As IPAs que uso fermento similar a esse, muitas vezes ficam por 15...

Não tenha pressa...a fermentação termina quando seu densímetro estacionar por uns 2 dias... ;)

Obrigado por comentar. Eu só perguntei porque nunca usei esse fermento e queria ter apenas uma ideia de tempo, é claro que isso depende muito e vou acompanhar a atenuação para determinar o termino da fermentação como sempre faço. Como disse, queria apenas uma média para esse fermento e sua informação foi muito útil. Obrigado
 
Pessoal
Gravidade estacionada em 1040.
Acham que vale a pena inocular mais fermento?
Afinal são 3 dias sem alterações
 
Tem fermento de sobra para 30 litros fica tranquilo que vai atenuar.
Não esqueça de corrigir a densidade em alguma tabela se estiver usando densimentro
 
Tem fermento de sobra para 30 litros fica tranquilo que vai atenuar.
Não esqueça de corrigir a densidade em alguma tabela se estiver usando densimentro

Estou medindo com densímetro. Não vejo como atenuar mais pois está parado em 1040 por 3 dias por isso a ideia de inocular mais fermento
 
Pessoal
Gravidade estacionada em 1040.
Acham que vale a pena inocular mais fermento?
Afinal são 3 dias sem alterações
Faria isso sim, eu mesmo já fiz isso algumas vezes com sucesso. Uma vez um English Ale parou em 1.023 por 3 dias, joguei um 05 hidratado lá e em uma semana estava em 1.012. Dizem que é bom jogar um pouco de açúcar fermentável junto com o fermento novo, de preferência DME, para ele já ter algum nutriente para começar a fermentação e não flocular mas como a sua gravidade ainda está bem alta, acho que não terá muito problema.

Abs

Victor
 
Olá,

fiz uso do M44 pela primeira vez numa American IPA com OG 1,056.
Hoje é o 4º dia de fermentação já está em 1,012 corrigido.

Antes de reinocular, talvez algumas coisas ajudem:
- Aumenta a temp de fermentação pra 20 graus
- Faz um starter de 1L com 100g DME + 1 pacotinho por 24h.
(agitação contínua - se não conseguir comprar um agitador magnético vc mesmo faz um - tem varios tutoriais simples no youtube)

Lembra de aumentar a temp pra 22-23ºC por 3 dias porque essa cepa tende a produzir mais diacetil que o normal.


Abração!
 
Estou medindo com densímetro. Não vejo como atenuar mais pois está parado em 1040 por 3 dias por isso a ideia de inocular mais fermento
Como ficou a breja? Teve que inocular mais fermento?

Enviado de meu LG-K220 usando Tapatalk
 
Confrades. Sei que o tópico é velho mas queria deixar o meu registro aqui.
Estou fazendo uma Pale Ale e onde compro insumos (Lamas SP) o US-05 estava em falta. Me ofereceram o M44, comprei. Gosto do M20, então achei que valia o teste.
Depois de 48h de inoculação, zero atividade (temp = 18 graus). Achei que tinha feito alguma cagada. Fiquei repassando todos os meus processos, tentando achar resposta. Quando bateu 72h, a atividade começou. Estava mais calmo pq li este tópico e vi que o “problema” não era eu, rs.
A atenuação foi boa. Beeem lenta, mas constante. Subi para 19 graus e depois para 20 quando já estava chegando perto da FG.
O gosto da breja está muito bom. Mais “limpo”, como outros colegas já destacaram. Hoje são 9 dias de atividade, bateu a FG esperada de 1012... atividade no airlock está bem lenta. Resumindo, serão 3 dias de lag time e 10 de fermentação primária. O resultado é muito bom, é diferente, mas não necessariamente melhor que o do US-05. Na prática, acrescentou 1 semana no meu ciclo de fermentação. Não compro mais.
Abraços
Alessandro
 
Eu tive a mesma experiência com o M44 que comprei na Lamas RJ. Fiz todo o processo certinho da mesma forma como faço sempre, levou uns 3 dias sem atividade, quando resolvi dar uma sacudida no balde fermentador pra dar uma acordada nela. Foi quando a fermentação começou a "borbulhar" e a atenuação foi bem lenta.
Não cheguei a checar a data de validade mas imagino que estava ok.
A cerveja ficou muito boa, mas realmente demorou mais tempo no processo.
 

Latest posts

Back
Top