Primming e quantidade de açucar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EduardoAlemaoAigner

Well-Known Member
Joined
Oct 8, 2015
Messages
53
Reaction score
20
Esse tema me parece bastante confuso tanto nos tópicos aqui do forum como nos incontáveis blogs/sites de cerveja artesanal por aí.

Em alguns dias devo fazer meu primeiro primming numa Ale.

O recomendado é de 4 a 8g/l de açucar certo? As diversas fontes que consultei falam em diluição do açucar com valores entre 1:1 até 1:3 com água. Como não tenho como medir a quantidade de mosto que consegui na brassagem fica difícil fazer essa diluição de forma precisa. De qualquer forma pretendo adicionar o "doce" garrafa a garrafa com seringa, então fico na duvida das quantidades pq quanto maior a diluição menor será o nivel de açucar certo ?!

Preciso de uma luz !
 
Eduardo

Na verdade a proporção da diluição não importa.

O que importa é a quantidade de açúcar que você vai adicionar a cada litro de cerveja pronta.

Fazer o priming na garrafa é mais complicado, pois envolve mais cálculos e maior possibilidade de erro (e de contaminação).

Você vai ter que medir o volume final do seu priming, calcular quantos gramas de açúcar tem em cada ml da solução e a partir daí calcular quantos ml você vai ter que colocar em cada garrafa.

Porque você não consegue calcular a quantidade de cerveja que produziu?

Imagino que você vá transferir a cerveja do fermentador para o recipiente de envase, normalmente um balde.

Aí é só medir a altura do líquido no balde e calcular o volume de cerveja.

Misturar o priming todo de uma vez é muito mais simples e tem menos possibilidade de erros.
 
Li em diversas fontes que fazer o primmming no volume completo pode ser mais difícil do que garrafa a garrafa (pela dificuldade de misturar completamente o açucar e pelo aumento da possibilidade de contaminação). Mas estou aberto a essa possibilidade!

Meu plano era colocar o açucar na garrafa e em seguida virar o liquido direto do fermentador, sem trocar o balde.
 
Não consigo imaginar como seria mais difícil misturar o primming em todo o volume de cerveja, em comparação a ter que medir o volume de garrafa em garrafa.
 
Li em diversas fontes que fazer o primmming no volume completo pode ser mais difícil do que garrafa a garrafa (pela dificuldade de misturar completamente o açucar e pelo aumento da possibilidade de contaminação). Mas estou aberto a essa possibilidade!

Meu plano era colocar o açucar na garrafa e em seguida virar o liquido direto do fermentador, sem trocar o balde.
Primeiro, quando for usar "li em diversas fontes" como argumento, procure dizer quais são as fontes. Provavelmente as fontes são "blogs" ou "amigos", e normalmente blogs e amigos não tem uma explicação técnica ou referência bibliográfica.................. e se não tem explicação técnica (tese) ou referência bibliográfica, não podem ser chamados de FONTES......... são opiniões pessoais.

Bom, eu te digo tranquilamente que nestas "diversas fontes" (se tu pudesse citá-las, seria interessante) que tu leste, os autores escreveram isso simplesmente pelo fato de não saberem fazer (ou terem cometido erro) fazendo a mistura com o mosto todo, e como não sabem fazer.... escrevem que é ruim........ e isso ocorre muitas vezes pelo motivo de que ela não aceita o fato de não saber fazer. Então quando a pessoa acha um jeito que funciona, ela escreve que aquele é o melhor jeito de fazer que existe, assim ela fica reconfortada. Legal isso, né? :) - Isso não é 100% das vezes, mas ocorre MUiTO..... MAS MUITO aqui no Brasil. Sei lá, blogs sobre cerveja que dá pra respeitar aqui no Brasil é algo raríssimo.

Dizer que fazer garrafa por garrafa é mais fácil ou seguro, é a MESMA coisa que dizer que............ (A) é mais fácil misturar uma colher se suco em pó em 100 copos, UM a UM com uma colher................ do que (B) misturar todo o suco numa grande jarra antes, e simplesmente encher os 100 copos.

Não tem sentido. :)

Agora, dizer "eu prefiro assim"..... pelo motivo clássico "pra mim sempre funcionou"............ bom, aí tudo bem, porque é gosto pessoal. Dizer que é melhor? Não... aí a pessoa que te disse isso errou porque nessa discussão do "é melhor" a gente entra em tese, em quantidade de pontos contra, e pontos pró, e nessa comparação a técnica de misturar no mosto todo ganha de lavada.

Abração,
 
Não consigo imaginar como seria mais difícil misturar o primming em todo o volume de cerveja, em comparação a ter que medir o volume de garrafa em garrafa.

Nem eu, mas ta cheio de posts e blogs por ai com a orientação de fazer garrafa a garrafa.... E como sou amador, tri amador, achei melhor consultar o pessoal !

Nos videos que a Eisenbahn tem no youtube o cara faz dessa forma inclusive.
 
Exato, blog, vídeo, etc. Por isso que eu sigo dizendo que não dá pra confiar em 99%.

Agora, LIVROS........... esses sim.

Eu me dei por conta disso logo quando comecei a fazer cerveja. A maioria dos cervejeiros aceita essas explicações assim, sem contestar. Eu nunca fiz isso..... uma explicação que não me parece ter sentido, ou não parece eficiente, ou não me dá a lógica por trás daquilo, não serve.... então como nenhum amigo e a internet não tinha textos convincentes, comecei a procurar livros................ e aí eu comecei a ver a quantidade de bobagem que havia escrita na grande maioria dos blogs pelo mundo afora com exceção de alguns.

Já nos livros.... a quantidade de erros mínima (mas sim, eles existem).

Exemplo.... vai olhar o que o John Palmer diz no How to Brew, o livro mais básico e MUST READ do mundo para todo o cervejeiro caseiro..... :)

Abraço,
 
Primeiro, quando for usar "li em diversas fontes" como argumento, procure dizer quais são as fontes. Provavelmente as fontes são "blogs" ou "amigos", e normalmente blogs e amigos não tem uma explicação técnica ou referência bibliográfica.................. e se não tem explicação técnica (tese) ou referência bibliográfica, não podem ser chamados de FONTES......... são opiniões pessoais.
Abração,

Por exemplo:

Gräbenwasser fala assim:
- Pese 300 gramas de açúcar e coloque em uma panela;
- Dose 300 ml de água e coloque junto ao açúcar;
- Leve ao fogo e quando começar a ferver, abaixe a chama e deixe por uns 5 minutos.
-Para engarrafar, coloque cerca de 1 ml de solução para cada 100 ml de cerveja. Por exemplo, para uma garrafa de 500 ml, vamos colocar 5 ml da solução por garrafa. Esta tarefa é facilitada com o uso de uma seringa comum com marcação de volume, que pode ser comprada em qualquer farmácia.
 
Acho também que depende do volume produzido. Em levas pequenas fazer o primming em cada garrafa pode ser mais simples que trasfegar a cerveja do fermentador para um recipiente onde será feita a mistura do primming e posterior envase, também deve ser levado em consideração se você tem este segundo recipiente.

Fiz 2 levas de 20 litros até agora e nas duas fiz o primming com seringa e para mim foi a parte mais fácil do processo, não demorou nem 5 minutos, a parte de limpar e sanitizar 30 garrafas, em cada leva, deu muito mais trabalho.
 
Acho também que depende do volume produzido. Em levas pequenas fazer o primming em cada garrafa pode ser mais simples que trasfegar a cerveja do fermentador para um recipiente onde será feita a mistura do primming e posterior envase, também deve ser levado em consideração se você tem este segundo recipiente.

Fiz 2 levas de 20 litros até agora e nas duas fiz o primming com seringa e para mim foi a parte mais fácil do processo, não demorou nem 5 minutos, a parte de limpar e sanitizar 30 garrafas, em cada leva, deu muito mais trabalho.
É que não pode-se comparar dessa forma..... quando compara-se técnicas, compara-se assumindo que em ambos os casos há os equipamentos necessários para tal.

A coisa vai muito além de ser fácil ou não...... tem outras coisas como:

- ter que calcular a quantidade de ml previamente em toda a vez que for fazer, pois isso vai depender da quantidade de água que usou pra fazer a solução
- ter que se lembrar que pra uma garrafa de 600 ml vai uma dosagem, e pra 300 ml vai outra, e pra 330 ml vai outra, e pra 500ml vai outra

Já na outra técnica, é só encher as garrafas e pronto. Acabou. Fora o fato de não ter chance de ter enchido a seringa errado pra uma garrafa.. ou seja, uma variação de meio ML já pode dar uma grande diferença, e aliás, eu já vi isso acontecer muitas vezes.

Abraço,
 
Por exemplo:

Gräbenwasser fala assim:
- Pese 300 gramas de açúcar e coloque em uma panela;
- Dose 300 ml de água e coloque junto ao açúcar;
- Leve ao fogo e quando começar a ferver, abaixe a chama e deixe por uns 5 minutos.
-Para engarrafar, coloque cerca de 1 ml de solução para cada 100 ml de cerveja. Por exemplo, para uma garrafa de 500 ml, vamos colocar 5 ml da solução por garrafa. Esta tarefa é facilitada com o uso de uma seringa comum com marcação de volume, que pode ser comprada em qualquer farmácia.
Exato, é uma clássica opinião pessoal... um blog de opinião pessoal.

É alguém te dizendo como ele faz, porque ele faz assim, gosta desse jeito, e pronto. Mesma coisa os clássicos blogs que dizem que não se pode mosturar e fazer rampa em panela com fundo falso, etc.

Outra coisa é ensinar dizendo as várias formas que dá pra fazer, e vantagem e desvantagem de cada uma.

Abração,
 
Outra coisa é ensinar dizendo as várias formas que dá pra fazer, e vantagem e desvantagem de cada uma.

Abração,

Buenas, as idéias estão clareando aqui no melão :p

Mas de qualquer forma vou ter dificuldade em saber ao certo qual a quantidade de liquido que tenho fermentando: meus fermentadores são na verdade desses brancos sem forma definida (foto abaixo). Ou posso usar um balde clássico com marcação de litros pra fazer essa mistura de açucar?
 

Attachments

  • 12083822_10205202393561206_1946157434_n.jpg
    12083822_10205202393561206_1946157434_n.jpg
    39.3 KB · Views: 86
Acho que o cervejeiro tem que ter um lado meio laboratorial senão a coisa não funciona direito. Um dado básico que o cervejeiro tem que ter conhecimento é o volume de cerveja no fermentador. Não conhecer esse dado significa que não houve controle sobre o processo. Essa informação é importantíssima no priming.

Outra coisa que não compreendo é fazer o priming com uma quantidade fixa de açúcar sem levar em conta o estilo da cerveja e a temperatura máxima na fermentaçãoç. Existem na internet diversas calculadoras para apurar a quantidade correta de açúcar.

Sobre o priming garrafa a garrafa, nunca fiz, mas me parece algo muito disseminado. No Lamas, inclusive tem saches com priming em doses individuais. Como eu aprendi a fazer cerveja com o Palmer, sempre segui os conselhos dele. Ponho o priming em uma balde de engarrafamento e faço a trasfega. No próprio enchimento do balde a cerveja já vai se misturando ao priming.
 

Latest posts

Back
Top