Primming - Dúvida

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mbsaldanha

Member
Joined
Mar 12, 2014
Messages
6
Reaction score
0
Pelo que li até agora, devo controlar o aumento de gás dentro das garrafas através de um manômetro.

Entretanto, já que estilos diferentes possuem um nível de carbonatação diferente, como faço para saber qual a pressão ideal de gás para cada estilo de cerveja?

Além disso, após o manômetro atingir uma pressão ideal, devemos baixar a temperatura, pois já está pronta para beber certo?

Ao baixarmos a temperatura, fui informado que a pressão não aumentará mais, pois o fermento deixará de trabalhar e, consequentemente, não criará mais CO2. Sendo assim, por que falam que se for colocado muito açúcar durante o primming a garrafa explode? Afinal, independente da quantidade de açúcar colocado podemos baixar a temperatura quando o manômetro atingir a pressão que queremos e estabilizar a quantidade de CO2, não?

Agradeço as dicas! Abraços
 
Vamos por partes!
Dê uma olhada no BJCP para ver como é o padrão de carbonatação para cada tipo de cerveja. Normalmente se indica como 4g/l para carbonatação baixa, 5 g/l para carbonatação média, 6g/l para alta, e 7g/l para bem alta, isso tudo utilizando açúcar refinado (normal mesmo, só que invertido, fervendo o mesmo coberto com água e umas gotinhas de limão/vinagre de alcool).
Baixando a temperatura (ao chegar na pressão adequada), realmente o fermento irá adormecer e não será produzido mais CO², logo, não irá estourar a garrafa.
Só que é bom colocar o açúcar de acordo com os padrões para que não sobre açúcar dentro da garrafa (não fermentado após o fermento adormecer), pois teria alteração no sabor (açúcar!), o que normalmente não se espera....
Se quiser deixar a cerveja "doce", tens que produzir mais açúcares não fermentáveis na mosturação....
Espero ter ajudado...
Boas Cevas!
 
O problema de interromper a fermentação por resfriamento é que, se tirar da geladeira ela volta a fermentar....
 
Perfeita tua resposta Oswaldo, muito obrigado pelos esclarecimentos.

Apenas com relação a carbonatação, minha dúvida seria até que pressão deve ir o manômetro em cervejas de carbonatação alta, média e baixa?

Tu disseste que cervejas de baixar carbonatação usam por volta de 4 g/L, médias 5 g/L e altas 7 g/L. No meu caso, fiz uma cerveja de alta carbonatação, no entanto calculei mal o volume de cerveja e acabei colocando açúcar demais. Gostaria de saber em qual marcação deve estar o manômetro quando decidir baixar a temperatura para que ela fique bem carbonatada sem estourar.

Mais uma vez agradeço os esclarecimentos.

Abraços!
 
Opa, dê uma olhadinha na calculadora do Tiago, no link acima, é bacana pq indica a quantidade de açúcar que tu precisa pra fazer o priming...

Uma coisa que aprendi a fazer por igualmente ter errado o volume de cerveja antes de partir para a carbonatação, calcule o volume com base na fórmula para cálculo do volume de um cilindro (normalmente utilizamos ao uma bombona de água 20l ou um balde). Claro, nem o balde e tampouco a bombona são cilindros retos, mas a diferença é mínima, e não dará erro significativo na carbonatação.

A fórmula é "Volume do Cilindro = pi x Raio² x Altura", onde volume do cilindro é a quantida de ceva a ser carbonatada, pi=3,14, raio é a medida do centro do teu fermentador até a borda, e a altura é a medida da altura da cerveja no fermentador...

Quanto à medida, faço o uso da tabela indicada pelo próprio site acima.

British Style Ales - 1.5 - 2.0 volumes
Belgian Ales - 1.9 - 2.4 volumes
American Ales and Lager - 2.2 - 2.7 volumes
Fruit Lambic - 3.0 - 4.5 volumes
Porter, Stout - 1.7 - 2.3 volumes
European Lagers - 2.2 - 2.7 volumes
Lambic - 2.4 - 2.8 volumes
German Wheat Beer - 3.3 - 4.5 volumes

Boas Cevas!
 
Opa,

Não tinha visto o link da mensagem do Tiago.

Muito obrigado a todos! As dicas foram de grande utilidade.

Agora vamos ver se dá tudo certo haha

Abraços!
 
Pessoal, não criem vício em manômetro. Ele não deve ser usado para "chegar até pressão X e então interromper o primming".

Vocês devem utilizá-lo como um simples facilitador para acompanhar quando a pressão para de subir.

Se a pressão subir mais do que vocês queriam, o correto é corrigir a técnica de vocês, ou seja, rever a quantidade de açúcar, e corrigir isso na próxima leva.

Abraço,
 
Pessoal, não criem vício em manômetro. Ele não deve ser usado para "chegar até pressão X e então interromper o primming".

Vocês devem utilizá-lo como um simples facilitador para acompanhar quando a pressão para de subir.

Se a pressão subir mais do que vocês queriam, o correto é corrigir a técnica de vocês, ou seja, rever a quantidade de açúcar, e corrigir isso na próxima leva.

Abraço,

Apesar de ainda estar bem no começo e ainda não entender bem tudo que está acontecendo, a cada brasagem fazemos um ajuste, seja no equipamento, no processo, na fermentação, no primming.. ETC...
 
Pedrosa, fico tranquilo, mas acho que poderia ficar melhor. ;)
Na verdade, não entendi o que o limão ou vinagre pode fazer pela cerveja, então isso pra mim é parte da receita.
 
Nada, mas cuidado, muitos açucares de confeiteiro contém amido (farinha) junto, pra dar aquela aparencia super-fina!
 
Pedrosa, fico tranquilo, mas acho que poderia ficar melhor. ;)
Na verdade, não entendi o que o limão ou vinagre pode fazer pela cerveja, então isso pra mim é parte da receita.

Luis o limão é para prevenir a cristalização do açúcar invertido. A inversão tem como reação a separação da sacarose em glicose e frutose e deixa o açúcar mais fermentável, facilitando a vida da levedura.
 
Uma duvida que eu sempre tive, como calcular o Primming se você for usar mosto? Sem adição de açucar e afins, seguindo a lei da Pureza?
 
Mais uma dúvida,

Posso guardar um pouco do meu próprio mosto (adequadamente, sem ar, pote sanitizado e afins) na geladeira, e usar ele pra isso?
 
Sim, esta técnica se chama Speise ou Gyle. Eu acho que é melhor congelar o mosto e ferver antes de usar. Existem ferramentas para calcular a quantidade com base da fermentabilidade do mosto.
 
Pessoal, durante a semana vou engarrafar minha terceira panelada, 10L de weiss.
Já ouvi falar em priming feito com extrato de malte em pó, o que acham disso? Pergunto porque tenho um tanto dele aqui que veio num kit adquirido ano passado (bem armazenado na geladeira). Caso arrisque esse processo, usaria a mesma quantidade que seria usado de açúcar?
Agradeço qualquer dica e opinião.
:mug:
 
Back
Top