Priming com carbonatação baixa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

msb1

Member
Joined
Nov 13, 2017
Messages
8
Reaction score
1
Prezados, bom dia. Fiz a brassagem de 40 litros de uma American IPA que correu muito bem. Fermentei a mesma por 5 dias a 19 graus, dry hopping de 4 dias tambem a 19 graus e uma maturação de 10 dias a 2 graus. Com isso consegui uma cerveja bem limpida, porem a carbonatação está péssima. Ja tenho 11 dias e a pressão não chegou nem a 1 bar. Utilizei açúcar diretamente em cada garrafa, 5 gramas a cada 600ml (8g/L). O que pode estar errado? As garrafas que apresentavam trub carbonataram bem. As limpidas estao péssimas.
Grande abraço a todos.
 
Isso aconteceu comigo na última brassagem, passaram uns 11 dias e nada, o tempo estava meio frio, acho que deve ter sido essa a causa. Ai dei um jeitinho brasileiro, eu tinha uma caixa de isopor grande em casa, coloquei as garrafas la dentro junto com um secador de cabelo kkkkk e liguei ele em um controlador de temperatura, pensei que ia dar tudo errado, mas acabou que funcionou. Coloquei o secador no outro canto da caixa, de forma que o ar quente não fosse direto nas garrafas.
 
Existem diversos fatores que podem influenciar.

Caso a cerveja tenha ficado realmente bem límpida, a quantidade de levedura pode estar baixa, fazendo com que demore um pouco mais para carbonatar. Deixe mais tempo, ou então suba a temperatura, como o amigo acima fez, pois pode ser somente temperatura baixa.

Outro ponto é que, por mais que a sacarose seja 100% fermentável, usar o açúcar direto na garrafa é um pouco mais demorado que a solução de priming. Na próxima, sugiro eu, tente usar a solução de priming. Coloque no fundo de um balde, transfegue a cerveja em cima dele. A cada meia dúzia de garrafas, homogenize com a colher. Um dos problemas de usar direto na garrafa, em especial açúcar, é não poder garantir uma homogeneidade no lote.

Caso use apenas um manômetro, considere checar se não há vazamentos no sistema que prende o manômetro à garrafa. Experimente gelar e abrir outra garrafa qualquer, se a carbonatação tiver boa, ou ao menos a pressão se apresentar como de outras cervejas, pense a respeito do vazamento. No pior dos casos tomará apenas uma garrafa flat.

Os mais experientes podem sugerir mais possibilidades. O meu maior voto seria subir a temperatura na casa dos 22oC e esperar mais tempo. A levedura pode estar dormente também, tente deixar alguns dias entre 5oC e 10oC, depois suba para a temperatura de atividade da levedura, tende a acordá-las.

Como inseriu os 5g/garrafa? Com os sachês de 5g? Caso não tenha sido, sem querer ofender, pode considerar algum erro de pesagem.
 
Obrigado pela resposta amigo. Vou tentar fazer o proposto por vcs.
Foi exatamente isso que fiz, sachês de 5g.
 
Cara, com 5g/garrafa, para não ter dado em 11 dias pressão, desconfie de vazamento, a não ser que a temperatura esteja abaixo de uns 15ºC.
 
Pois é Jean, isso que me intrigou. As garrafas estavam dentro do freezer q utilizo para fermentação, com o mesmo desligado e aberto. Desde sábado estão a temperatura ambiente (que aqui no centro oeste não é nada baixa). Vou aguardar mais alguns dias
 
Back
Top