Priming com Candy Sugar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

stormridersp

Well-Known Member
Joined
Jul 31, 2015
Messages
162
Reaction score
32
Testei. Não prestou muito. O problema é que eu coloquei 1 litro que sobrou num growler de 2L. Então não sei aí certo o que pode ter sido. Farei novos testes.

O que eu estava pensando em tentar fazer é o seguinte:

Fazer o Candi Sugar ou então um caramelo convencional e solidifica-lo usando uma dessas formas de silicone de 96 esferas de 11ml. Assim eu teria, sem muito esforço, priming drops prontos. O problema é saber se o açucar ficaria disponivel às leveduras dentro da garrafa.

img0012410.jpg


hard_candy_gems_19-250x166.jpg


hard_candy_gems_24-250x166.jpg
 
A idéia é boa, mas não vejo como manter isso esteril e não contaminar a cerva...

O que eu estava pensando em tentar fazer é o seguinte:

Fazer o Candi Sugar ou então um caramelo convencional e solidifica-lo usando uma dessas formas de silicone de 96 esferas de 11ml. Assim eu teria, sem muito esforço, priming drops prontos. O problema é saber se o açucar ficaria disponivel às leveduras dentro da garrafa.

img0012410.jpg


hard_candy_gems_19-250x166.jpg


hard_candy_gems_24-250x166.jpg
 
A idéia é boa, mas não vejo como manter isso esteril e não contaminar a cerva...

Você ja viu alguma bala estragar? O açucar já é esteril. Seja pela baixissima atividade de agua, seja pelo seu ph. Obvio que se o açucar, ou caramelo ficar exposto ao ar, ele vai chupar a umidade. Para isso basta conservar as balas polvilhadas com açucar em um pote hermetico.
 
O que eu estava pensando em tentar fazer é o seguinte:

Fazer o Candi Sugar ou então um caramelo convencional e solidifica-lo usando uma dessas formas de silicone de 96 esferas de 11ml. Assim eu teria, sem muito esforço, priming drops prontos. O problema é saber se o açucar ficaria disponivel às leveduras dentro da garrafa.

img0012410.jpg


hard_candy_gems_19-250x166.jpg


hard_candy_gems_24-250x166.jpg

A idéia é bacana, mas _pra mim_ não compensaria o trabalho extra.

Acho mais fácil preparar 200 ml de solução de priming e usar na hora do envase, ali, no baldão mesmo, do que preparar e armazenar X balas em potes heméticos/congelador/whatever e depois depositar uma a uma nas garrafas.

Se acha que vale a pena, go for it!!

PS: Não tenho problemas de carbonatação com priming tradicional.

Abraços,
 
Por favor abram tópicos novos pra assuntos que desviam do topico original!
 
Você ja viu alguma bala estragar? O açucar já é esteril. Seja pela baixissima atividade de agua, seja pelo seu ph. Obvio que se o açucar, ou caramelo ficar exposto ao ar, ele vai chupar a umidade. Para isso basta conservar as balas polvilhadas com açucar em um pote hermetico.

Dica da palmirinha: muitas marcas de açucar de confeiteiro (que é usado pra polvilhar balas e doces) tem amido, cudado com isso!

A questão de não contaminar na verdade é pela alta concentração de açucar e baixa de água. Os microorganismos não conseguem se desenvolver nesse tipo de meio. Ocorre de forma semelhante com o mel e melado.

Isso não o exime de ter bastante cuidado com a sanitização no armazenamento e na hora de usar isso, porque contaminantes que aderem eventualmente à superfície das balas podem não se procriar na hora, mas quando entrarem na cerveja terão um meio mais propício.

Abraço
 
Dica da palmirinha: muitas marcas de açucar de confeiteiro (que é usado pra polvilhar balas e doces) tem amido, cudado com isso!

A questão de não contaminar na verdade é pela alta concentração de açucar e baixa de água. Os microorganismos não conseguem se desenvolver nesse tipo de meio. Ocorre de forma semelhante com o mel e melado.

Isso não o exime de ter bastante cuidado com a sanitização no armazenamento e na hora de usar isso, porque contaminantes que aderem eventualmente à superfície das balas podem não se procriar na hora, mas quando entrarem na cerveja terão um meio mais propício.

Abraço

Não tão propicio Tiago, pois estamos usando esse açucar em momento em que a concentração de alcool já é inospita para a grande maioria dos agentes patogenicos que proliferariam em um mosto virgem.

Aqui vai um pdf muito interessante com esses conceitos de atividade de água, ph e organismos patogenicos.

http://www.crq4.org.br/sms/files/file/microbiologia2_alimentos_2008.pdf
 
Não tão propicio Tiago, pois estamos usando esse açucar em momento em que a concentração de alcool já é inospita para a grande maioria dos agentes patogenicos que proliferariam em um mosto virgem.

Aqui vai um pdf muito interessante com esses conceitos de atividade de água, ph e organismos patogenicos.

http://www.crq4.org.br/sms/files/file/microbiologia2_alimentos_2008.pdf

O que é esse valor de atividade de água? Eu não falo de patogênicos. Apenas de contaminantes, que podem estragar a tua cerveja.

Vc tem razão, o meio é relativamente inóspito, por isso as chances são mesmo pequenas. A dica foi apenas não subestimar os microorganismos, eles podem chegar na sua cerveja e te dar problemas.

Segundo a própria tabela que vc mandou, confirma o que eu disse a respeito de não procriar mas permanecer por um tempo...

Confeitos, vegetais fermentados, chocolate, mel, macarrão seco, biscoitos e batatas chips.

Não há crescimento microbiano mas permanecem viáveis.


Abraço
 
Não tão propicio Tiago, pois estamos usando esse açucar em momento em que a concentração de alcool já é inospita para a grande maioria dos agentes patogenicos que proliferariam em um mosto virgem.

Aqui vai um pdf muito interessante com esses conceitos de atividade de água, ph e organismos patogenicos.

http://www.crq4.org.br/sms/files/file/microbiologia2_alimentos_2008.pdf

Cara, isso é bem meia verdade, justamente pelo que o Thiago passou. Existem sim organismos que continuam a ação com o meio inóspito da cerveja, e o mais comum são os que causam o gushing, que continuam fermentando açúcares não fermentáveis pela levedura cervejeira ao longo do tempo.
E olha que cerveja com gushing é uma coisa mais normal que a maioria pensa. A questão é que muitas vezes, por bebermos elas em períodos relativamente curtos (poucos meses), o gushing não chega a aparecer de forma notória.

Já peguei inclusive cervejas comerciais de marcas reconhecidas com gushing feio.
 
O que é esse valor de atividade de água? Eu não falo de patogênicos. Apenas de contaminantes, que podem estragar a tua cerveja.

Vc tem razão, o meio é relativamente inóspito, por isso as chances são mesmo pequenas. A dica foi apenas não subestimar os microorganismos, eles podem chegar na sua cerveja e te dar problemas.

Segundo a própria tabela que vc mandou, confirma o que eu disse a respeito de não procriar mas permanecer por um tempo...

Confeitos, vegetais fermentados, chocolate, mel, macarrão seco, biscoitos e batatas chips.

Não há crescimento microbiano mas permanecem viáveis.


Abraço
Atividade de água é um indice de 0 a 1 que indica a quantidade de água solubilizada num meio. Ele te indica o quão perecível é o alimento. Para conservar um alimento, como era feito principalmente antes da invenção da geladeira, existem inúmeras técnicas, todas se baseiam no mesmo principio, que é o de tornar o ambiente inóspito aos microrganismos patogenicos.

Dentre as inumeras técnicas, podem resumir a conservação dos alimentos em: Desidratação e Saturação.

Desidatração entedemos por secagem (ao sol, no forno...), defumação; e termina por reduzir a quantidade de água (atividade de água) de um alimento a níveis mais baixos que os necessários para os microbios.

Saturação tem o mesmo objetivo, eliminar a água, porém se utiliza de outros insumos, cada um com uma função ou vantagem particular, como por exemplo a salga que modifica o pH do alimento ao mesmo tempo em que suga absorve os líquidos, açucar (geleias), salmoura, marinada, curas seca e úmida que utilizam também ervas e outros insumos antibióticos, como nitritos, sulfitos, ácidos, alcool...

Além disso, como no caso do caramelo, todos os processos podem começar com um tratamento térmico e aí que está a grande sacada dos priming drops de caramelo, pois nada resiste a mais de 120 graus por mais que alguns meros minutos.
 

Latest posts

Back
Top