Priming Açucar direto vs açucar invertido

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sergiobrid

Well-Known Member
Joined
Jan 14, 2015
Messages
104
Reaction score
28
Pessoal, a mais de um ano faço cerveja e sempre fiz o priming jogando açucar direto na garrafa 6g/l, coloco uma colher pequena de açucar direto dentro da garrafa e que sempre me da praticamente o mesmo resultado 3,5g pra garrafa de 600ml , ja testei varias vezes e o máximo que varia é entre 3,2 a 3,6g na colher, uso fermentador conico e como minha leva é pequena optei por esse método de fazer o priming individual em cada garrafa.

Porem conversando com alguns cervejeiros, me falaram que não é bom fazer assim que deve ser feito açucar invertido.

Qual a diferença e o que isso pode influenciar minha cerveja?

OBS: nunca tive problemas com carbonatação e nem contaminação da cerveja usando esse método de colocar o açucar direto na garrafa.

Para fins de estudo e entendimento gostaria de saber qual é a diferença entre esses dois métodos, se isso altera em algo no sabor e qualidade da cerveja ou não.

abraços
 
Acho que a grande diferença é você ferver mesmo, não é só porque nunca te aconteceu que o risco não existe.

Quase não engarrafo, mas qndo tenho é to com muita preguiça de ferver e etc faço assim tb.
 
o invertido vc da uma mastigada pra levedura, afinal, se vc nao inverte pra ela... ela vai fazer isso...

Eu fazia invertido, enchi o saco... agora só direto.
 
A diferença é que quando você inverte o açucar, a sacarose é quebrada em frutose e glicose, facilitando a vida das leveduras. Por outro lado, caso não faça o açucar invertido, a própria levedura através de uma enzima chamada Invertase, faz o trabalho! Muda sabor, qualidade? Não ...
 
Back
Top