Primeira Witbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ricardo-Pozza

Well-Known Member
Joined
Jul 27, 2017
Messages
97
Reaction score
26
Olá pessoal,
Estou na minha primeira witbier e gostaria da opinião de vocês, pois tenho muitas duvidas.
Na minha cidade so há 1 fornecedor o qual não tem trigo não maltado, então fiz minha receita com trigo em flocos e ficou assim:

Biab 10 litros
1,250 kg *Pilsen AGRÁRIA (3,5 EBC) Grão 50,0 %
1,250 kg trigo em flocos 50,0 %
14 g East Kent Goldings (EKG) [4,76 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 14,8 IBUs
20,00 g Orange Peel, Bitter (Ferver 10,0 mins) Especiaria
15,00 g Semente de Coentro (Ferver 10,0 mins) Especiaria
1,0 pkg Safbrew Wheat (DCL/Fermentis #WB-06) [50,28 ml] Levedura

Est Original Gravity: 1,050 SG
Est Final Gravity: 1,015 SG
Estimated Alcohol by Vol: 4,5 %
Bitterness: 14,8 IBUs
Est Color: 5,7 EBC

minhas duvidas são:
Farei uma rampa a 50° por 15 min com todos os grãos no mosto
67° por 65 min
76° por 10 min

Fermentação 7 dias a 17°
Fermentação secundaria subindo 1° a cada 24 horas ate 24°
Maturação 10 dias 10°


É necessário mesmo fazer essa parada aos 50° (pesquisei e vi muita gente fazendo o mesmo)
achei o teor alcoólico meio baixo , mas se subo ele a og fica muito alta
O que vcs acham?
 
cara, eu usaria outra cepa (t-58), e diminuiria a temperatura de mosturação para chegar numa FG menor, e assim ter um teor alcoólico maior e um corpo menor que seria importante pra drinkability da cerveja. E sim, a parada aos 50° é importante por ter muito trigo não-maltado no grist
 
cara, eu usaria outra cepa (t-58), e diminuiria a temperatura de mosturação para chegar numa FG menor, e assim ter um teor alcoólico maior e um corpo menor que seria importante pra drinkability da cerveja. E sim, a parada aos 50° é importante por ter muito trigo não-maltado no grist


Minha opinião pessoal é de que o Mangroove Belgian Wit é imensamente melhor do que o WB e de que o T-58 para Witbier
 
cara, eu usaria outra cepa (t-58), e diminuiria a temperatura de mosturação para chegar numa FG menor, e assim ter um teor alcoólico maior e um corpo menor que seria importante pra drinkability da cerveja. E sim, a parada aos 50° é importante por ter muito trigo não-maltado no grist

Você diria qual temperatura do mosto, uns 62°?
 
Você diria qual temperatura do mosto, uns 62°?

cara, botei no BS tua receita e com 64° e T-58, resultou numa FG estimada de 1010 que eu acho que seria um bom resultado.

Minha opinião pessoal é de que o Mangroove Belgian Wit é imensamente melhor do que o WB e de que o T-58 para Witbier

pode ser também, eu só citei o t-58 por ser um pouco mais específico pra witbiers que o wb-06
 
cara, botei no BS tua receita e com 64° e T-58, resultou numa FG estimada de 1010 que eu acho que seria um bom resultado.



pode ser também, eu só citei o t-58 por ser um pouco mais específico pra witbiers que o wb-06

Vou alterar minha receita e depois posto aqui como ficou, obrigado pela dica!!
:mug:
 
Quanto ao fermento, a sugestão do mangrove é boa, assim como o S-33 (para mim melhor que o T-58).

Se nunca usou o coentro, eu colocaria um pouco menos na primeira para ir ajustando.
 
cara, botei no BS tua receita e com 64° e T-58, resultou numa FG estimada de 1010 que eu acho que seria um bom resultado.



pode ser também, eu só citei o t-58 por ser um pouco mais específico pra witbiers que o wb-06

O WB tem características de Weiss, então traria um aroma de banana para a sua cerveja a não ser que fermente a 18C por exemplo.

Já o T-58, por mais que seja mais condimentado, deixa um residual doce maior o que torna a Wit enjoativa.

Para mim o Mangrove é perfeito. Tem o condimentado, porém mais leve e deixa o corpo na medida.

[ ]´s
 
Por disponibilidade uso com mais frequência o
Munich da Lallemand, mas acho o melhor resultado com o Mangroove.
 
Bem pessoal, fiz a receita mas no meio da brassagem houve um pequeno acidente :(
Meu ajudante deu mole na rampa de temperatura e apos a parada proteica a 50° aqueceu demais o mosto indo a mais de 80°, quando nos demos conta tentamos baixar a temperatura rápido com o chiller, mas acho que não deu muito certo pois depois da fermentação sua fg ficou alta demais(1023 quando o estimado pelo BS era de 1009). Mesmo assim deixei maturar por 10 dias e amanhã vou engarrafar ela. Depois posto se ficou bebível e só perdemos no teor alcoolico ou se a remessa vai virar tempero de carne hahaha!
 
Back
Top