Primeira Red Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ederisraels

Active Member
Joined
May 2, 2016
Messages
34
Reaction score
19
Boa noite amigos, sou novo no mundo cervejeiro e estou bastante empolgado com essa alquimia. Pretendo nessa semana realizar minha primeira Irish Red Ale, e para tanto usarei basicamente o Malte Red X da Best Malz. Minha ideia é fazer 20 litros no BIAB, da seguinte maneira:

4,0 Kg de Red X
0,5 Kg de Cara Pils
30 gr de Progress (unica adição a 60 minutos)
Fermento S-04

Tenho visto bons relatos sobre a coloração e o aroma desse Red X. Alguem já o usou?
 
A receita esta boa!
Vai usar somente um pacote de fermento?
Se sim, vai faltar...
 
Com um pacote, vai faltar...
Faz com dois que tá blz!
Joga no Brewersfriend pra vc ver!
 
Ederisraels, já tem algum relato da Irish Red Ale??? Fizemos uma tb, e assim como vc na primeira brassagem. Já notamos um pequeno problema que vai ser menor o teor alcóolico, porém parece estar indo bem. Já estamos na fase da saturação.

Elton Valente
 
Ederisraels, já tem algum relato da Irish Red Ale??? Fizemos uma tb, e assim como vc na primeira brassagem. Já notamos um pequeno problema que vai ser menor o teor alcóolico, porém parece estar indo bem. Já estamos na fase da saturação.

Elton Valente

Tudo bom, Elton
Então, realizei a compra do malte na Lamas, como sempre faço pela qualidade dos produtos de lá, porém to com um problema sério, pois depois de 3 dias de fermentação tirei uma amostra e a coloração é a mesma das pilsens que eu faço. Ou seja, o malte enviado não foi de maneira nenhuma o Red X... Enviei hoje uma mensagem para a loja e estou aguardando um posicionamento deles. É decepcionante, abrir a torneira do balde esperando a cerveja vermelha e sair uma amarela... Mas irei atualizando o andamento por aqui.
 
Tudo bom, Elton
Então, realizei a compra do malte na Lamas, como sempre faço pela qualidade dos produtos de lá, porém to com um problema sério, pois depois de 3 dias de fermentação tirei uma amostra e a coloração é a mesma das pilsens que eu faço. Ou seja, o malte enviado não foi de maneira nenhuma o Red X... Enviei hoje uma mensagem para a loja e estou aguardando um posicionamento deles. É decepcionante, abrir a torneira do balde esperando a cerveja vermelha e sair uma amarela... Mas irei atualizando o andamento por aqui.

Amigo, se me permite gostaria de fazer 2 comentários:

- Para que tirar amostras com 3 dias de fermentação? É muito cedo, espera pelo menos 5-7 dias. Eu sei que a ansiedade cervejeira as vezes é difícil de controlar, mas quanto menos você "perturbar" a cerveja durante a fermentação é melhor

- Com apenas 3 dias ainda tem MUITO fermento em suspensão, então com certeza essa não é nem de perto a cor final da sua cerveja, leve isso em consideração

Mesmo que a loja tenha enviado o malte errado, é bom você se atentar aos dois items acima!!

Sucesso e boas brassagens!
 
Amigo, se me permite gostaria de fazer 2 comentários:

- Para que tirar amostras com 3 dias de fermentação? É muito cedo, espera pelo menos 5-7 dias. Eu sei que a ansiedade cervejeira as vezes é difícil de controlar, mas quanto menos você "perturbar" a cerveja durante a fermentação é melhor

- Com apenas 3 dias ainda tem MUITO fermento em suspensão, então com certeza essa não é nem de perto a cor final da sua cerveja, leve isso em consideração

Mesmo que a loja tenha enviado o malte errado, é bom você se atentar aos dois items acima!!

Sucesso e boas brassagens!

Ipera, tudo bom, a retirada da amostra foi exatamente por contada cor que eu observei no final da brassagem, que nem de longe se parecia com uma red ale que eu já vi produzindo. retirei uma amostra de menos de 30 ml pela torneira do balde dentro da geladeira, nem movimentei o fermentador. foi uma amostra apenas para sanar a dúvida sobre a cor, mas está a mesma da brassagem. Mas me atentarei para estes dois fatos. medirei a FG ao final do 7 dia de fermentação e acompanharei até a estabilização.
 
Se no fim da fervura você reparou que a cor não era nem de longe uma red aí então tem mais coisa aí. Pode ser o malte, pode ser a quantidade de água que você usou, fervura curta, etc.
 
Se no fim da fervura você reparou que a cor não era nem de longe uma red aí então tem mais coisa aí. Pode ser o malte, pode ser a quantidade de água que você usou, fervura curta, etc.

Fiz no BIAB, em uma panela de 32 litros, usando 26 litros de água, em uma brassagem a 67C por 75 minutos, depois mais 10 minutos a 76C, adicionando mais 2 litros de água nessa temperatura em uma "Lavagem" do bag. A fervura foi por 60 minutos, tudo conforme o BeerSmith. já na aeração do mosto para inocular o fermento eu percebi que a cor estava errada. Creio que terei em breve 18 litros uma "Red Kolsch Ale Fail" kkkkkkkkk

Obs: Usei uma moagem mais fina para aumentar a eficiencia do BIAB, como faço com todas as outras nesse método
 
Fiz a minha com somente RED X e gostei muito do resultado
Até a maturação estava bem vermelha, depois de engarrafada puxou um pouco para o cobre...o sabor sensacional!

Quando fazer novamente esta receita, iriei adicionar hibisco e talvez uma lupulagem um pouco mais forte/aromática

Posta foto de como ela ficou

abs
 
E ai pessoal, só hoje li esse post, espero poder ainda ajudar. O red X é um dos melhores maltes que já usei, sem dúvida. Mas atentem-se a um detalhe: ele é apenas um malte Pale ale mais maltado e vermelho. Usar ele 100% não nem sequer lembrar as características sensoriais de uma Irish Red Ale. Uma dica para quem quer melhorar a cor da IRA com ele é pegar alguma receita tradicional de Red e trocar metade do malte base por Red X, ai fica legal. E na hora de jogar no Beersmith, procure mirar a cor entre 13 - 15SRM, é o tom de vermelho que todo mundo busca.

Agora pra usar o Red X 100%, experimentem fazer uma APA ou uma IPA com ele. Fica absolutamente fantástico. Muito melhor que Maris Otter na minha humilde opinião.

Abraço!
 
Ederisraels, a minha tb comprei no Lamas e pareceu tudo ok, inclusive um aroma delicioso durante a moagem. A cor parece que estava boa, porém apos a maturação vamos ver o resultado. Vamos engarrafar amanhã!

Abraço!
 
Eis o resultado da "red ale" após a fermentação e indo para a maturação.
 

Attachments

  • Imagem2.jpg
    Imagem2.jpg
    9.2 KB · Views: 131
Ederisraels, a minha tb comprei no Lamas e pareceu tudo ok, inclusive um aroma delicioso durante a moagem. A cor parece que estava boa, porém apos a maturação vamos ver o resultado. Vamos engarrafar amanhã!

Abraço!

A loja é sensacional, compro sempre deles e é tudo perfeito. Pode ter sido apenas um enganos que qualquer pessoa está sujeito a cometer. Meu post não é de maneira nenhuma uma crítica à loja, mas sim uma duvida mesmo sobre o que estava acontecendo. A atendente se prontificou em buscar a melhor solução ao ser infoemada
 
Cara, o que te venderam não é o Red X

A minha ficou assim até ser engarrafada. Depois perdeu um pouco o tom do vermelho e ficou um pouco puxada para o cobre

e7cd106.jpg


Eis o resultado da "red ale" após a fermentação e indo para a maturação.
 
Cara, o que te venderam não é o Red X

A minha ficou assim até ser engarrafada. Depois perdeu um pouco o tom do vermelho e ficou um pouco puxada para o cobre

e7cd106.jpg

Ficou bonita Rodolfender, minha intenção era essa mas com o malte errado nao dá kkkkk Mas na próxima atinjo esse vermelho ai
 
Dê uma olhada na nossa! Engarrafamos e estamos aguardando o resultado! Está mais parecido com a do Rodolfo, rs...
 

Attachments

  • IMG-20160512-WA0014.jpg
    IMG-20160512-WA0014.jpg
    97.7 KB · Views: 122
Galera, tentando fechar esse tópico com noticias melhores, o pessoal do Lamas me enviou novamente o malte Red X, disseram que eu poderia escolher outro, mas virou questão de honra pra mim essa cerveja red rsrsrsrs. Engarrafei ontem, e o resultado por enquanto é esse da foto. Resta agora esperar
 

Attachments

  • 2.jpg
    2.jpg
    15.8 KB · Views: 108
  • 3.jpg
    3.jpg
    13.4 KB · Views: 107
Agora sim!!! :)
Galera, tentando fechar esse tópico com noticias melhores, o pessoal do Lamas me enviou novamente o malte Red X, disseram que eu poderia escolher outro, mas virou questão de honra pra mim essa cerveja red rsrsrsrs. Engarrafei ontem, e o resultado por enquanto é esse da foto. Resta agora esperar
 
Back
Top