Primeira receita de Belgian Blond Ale!

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leoavila

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May 31, 2015
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Prezados,
Boa noite.

Sou um cervejeiro iniciante, e vou começar a postar minhas receitas e processos utilizados, com a finalidade de discutir com vocês melhores práticas.
Tenho um KIT para 20L e ainda preciso conseguir uma forma eficaz de controlar a temperatura de fermentação, sei que é o ponto mais importante na fabricação da cerveja e vou tentar resolver isto logo. Até porque ficar esperando uma temperatura adequada em Porto Alegre para fermentação é algo meio difícil né?


Fiz essa Blond Sábado, 30/05.

Brassagem:
- Pilsen 4,5kg;
- Cara50 0,3kg;
- 53C por 30 minutos;
- 66C por 45minutos;
- Mash OUT.

Fervura:
- 0,75kg açucar cristal 60mim;
- Cascade 20g 40mim;
- Cascade 20g 20mim;
- Cascade 30g 5mim.

Fermentação:
- T-58.

Estastísticas do BeerSmith:
OG: 1,065 (medi 1,070)
IBU: 24,5
Color: 12,1 EBC
ABV: 7,4%

No decorrer nos dias vou atualizando por aqui.

Abraços e boa cerveja a todos!
:tank:
 
Putz! É esse estilo que vou fazer na primeira brassagem tambem! Boa sorte ai cara... posta as fotos ai... sou doido por uma Leffe e nao vejo a hora de poder fabricar algo que lembre ela..rs
 
@AntonioMartins
Bom dia!

Tudo certo!!
Eu estou testando ainda algumas formas de brassagem. Queria fazer ainda um último teste antes de simplificar e fazer sempre 90minutos por 66-67 graus.
Quero ver se esta parada proteica faz mesmo uma diferença.
Pensei em deixar 30minutos em 50 graus a fim de reduzir a espuma, pelo fato de estar usando 0.750g de açucar na fervura e nunca ter feito isto antes. Espero não ter feito merda! Hehehhee! :confused:
 
@AntonioMartins
Bom dia!

Tudo certo!!
Eu estou testando ainda algumas formas de brassagem. Queria fazer ainda um último teste antes de simplificar e fazer sempre 90minutos por 66-67 graus.
Quero ver se esta parada proteica faz mesmo uma diferença.
Pensei em deixar 30minutos em 50 graus a fim de reduzir a espuma, pelo fato de estar usando 0.750g de açucar na fervura e nunca ter feito isto antes. Espero não ter feito merda! Hehehhee! :confused:

Fez não... Bom, pelo menos eu acho que não...

Só que esta rampa não seria necessária, mas a título de teste e aprendizado, tudo é válido.

Depois que ficar pronta, comente aqui os resultados.

Fiquei curioso.

:)
 
@AntonioMartins
Bom dia!

Tudo certo!!
Eu estou testando ainda algumas formas de brassagem. Queria fazer ainda um último teste antes de simplificar e fazer sempre 90minutos por 66-67 graus.
Quero ver se esta parada proteica faz mesmo uma diferença.
Pensei em deixar 30minutos em 50 graus a fim de reduzir a espuma, pelo fato de estar usando 0.750g de açucar na fervura e nunca ter feito isto antes. Espero não ter feito merda! Hehehhee! :confused:

Fez não... Bom, pelo menos eu acho que não...

Só que esta rampa não seria necessária, mas a título de teste e aprendizado, tudo é válido.

Depois que ficar pronta, comente aqui os resultados.

Fiquei curioso.

primeira coisa que não entendi, qual a relação de usar açucar e ter muita espuma na cerveja? até onde sei, o que vai fazer ter espuma é a carbonatação, e o que vai segurar a espuma são as proteínas. A carbonatação que ele vai gerar vai ser expulsa do fermentador. O açúcar não possui grande quantidade de proteínas (pelo contrário). E outra, mesmo que ela gerasse bastante espuma, esta é uma característica do estilo. As cervejas belgas geralmente possuem alta carbonatação para compensar um pouco o baixo corpo e equilibrar com o alto ABV.

Sobre a rampa, faz bastante diferença sim.
A parada proteica é feita para quebrar as cadeias de proteínas mais longas, pois os maltes pouco modificados possuem este tipo de proteina. Nos maltes que nós usamos, a indústria já faz esta quebra pra nós e as proteínas já vem em cadeias mais curtas, no tamanho "ideal", digamos assim, para a cerveja.

Se fizermos a parada proteica em maltes modificados, as cadeias de proteínas que já foram encurtadas, serão mais encurtadas ainda, pois nesta faixa serão ativadas as enzimas que fazem a quebra das proteínas. Isto vai comprometer a retenção de espuma e o corpo da cerveja.

Por isso, a recomendação é utilizar a parada proteica apenas quando se usa quantidade considerável de grãos não maltados (a partir de mais ou menos 20%). E mesmo assim, não seria necessário tanto tempo (30 minutos) para esta rampa.

Também, 45 minutos para sacrificação é MUITO POUCO. Indica-se no mínimo 60 minutos, mas muita gente (eu estou nesses) faz 90 minutos (o dobro que tu fez). Garante-se assim uma boa conversão de amido em açúcares.
Nisso é bom sempre lembrar a dica do Guenther, de nunca fazer nada sem saber exatamente o porquê está fazendo. Muitas vezes para tentar corrigirmos algum problema, criamos um bem maior.

A probabilidade de ter uma cerveja com amido não convertido sem nada de retenção de espuma é grande (ela vai formar, mas vai desaparecer em segundos)
 
@tiefensee
Obrigado pelas dicas!
Existe algo que possa ser feito na hora do primming para melhorar a retenção de espuma?
Como você indicaria o processo de Brassagem dessa minha receita? E as escolhas dos lúpulos? O que achaste?
 
Acompanhando o post com muito interesse.. em relação ao Fermento, você hidratou ou jogou direto no fermentador? peguei uma receita de Belgian Blond que usa o t58 também...

Aos experts:
este fermento seria o mais indicado para esta receita?

Abraços e boa sorte!
 
@leoavila
Que eu saiba não tem mais o que fazer. Eu carbonataria ela com algo tipo uns 2,8 vols. Ela vai ficar bem carbonatada, mas provavelmente sem quase nada de espuma.

Sobre a receita. A parte mais importante de uma receita pra mim não é necessariamente seguir um estilo, é fazer (ou tentar fazer) uma cerveja conforme o que eu quero. Sendo assim, já usei por exemplo Columbus numa blond ale e Pride of the ringwood (australiano) numa belgian blond ale. Sendo assim, não existe receita certa ou errada, ou receita ruim. Só existem receitas que se encaixam mais ou menos em certos estilos. O mais importante ao fazer uma cerveja é utilizar uma boa técnica. Uma cerveja bem feita dificilmente ficará ruim.

Mas, como tu pediu, aí vai uma análise da sua receita:
A parte mais importante pra mim de uma belga é o fermento. Foi usado o fermento indicado (T-58), então o primeiro passo (escolha do fermento) foi dado.
A continuação seria escolher uma boa taxa de inoculação (ou seja, usar da boa técnica). No seu caso, ficaria algo em torno de 1,25 a 1,30 g/L (cálculo rápido, não fui pras calculadoras) Proporção utilizando 1g/L pra OG 1.050 e 1,5 para OG 1.075). Pra 20 litros, seria o ideal 3 pacotes (melhor errar pra mais que pra menos fermento) hidratados em 330 mL de água. Tu não falou no tópico nem quanto de fermento nem quanto de mosto no fermentador.

Pra uma belgian blond ale, os maltes estão ok. não tem muito mistério. Eu já utilizei o Honey malt com 10% do peso total, e achei o resultado bem interessante, mas daí é gosto pessoal

Quanto ao lúpulo, Cascade é um lúpulo americano mais usado pra aroma. Então foge bastante do lúpulo pra uma belgian. Mas, conforme mencionei anteriormente, não tem nenhum problema em utilizar. Só que tradicionalmente uma blond belga não vai ter lúpulo americano. se encaixaria mais algo tipo um Styrian golding, por exemplo.

Uma coisa que eu não faria é ferver o açucar por 60 minutos. A ideia de ferver o açucar é só pra inverter ele e aumentar o ABV, sem aumentar o corpo. Então uns 5 minutos (máximo 10) já é o suficiente. Ferver por 60 minutos provavelmente vai caramelizar ele, o que não queremos em uma belgian blond ale.

Mas, se atentando na técnica, pode brincar muito com as receitas. A vantagem de estar nas panelas são as levas menores e as infinitas possibilidades.

Depois nos conta como ficou a cerveja, ok?

abraço!
 
@ferorsan

Depende do que tu quer. Se quer uma belgian blond ale clássica, acho que teria que ir pros líquidos.
Dos secos, ou o T58 ou o M27. Mas ambos são bem condimentados, então é cuidar com a temperatura de início da fermentação. Manter mais baixa (tipo uns 17 ºC, no máximo 18 ºC) nos 3 primeiros dias pra não criar tantos ésteres.
Se quer uma condimentada, pode ir no T58 tranquilo.

Só cuida a taxa de inoculação. Fermentos belgas por característica já produzem muitos ésteres. Com underpitching, mais ainda....
 
@ferorsan
Hidratei o fermento com 230ml do mosto quentinho!! :)

Quanto a sua pergunta sobre a utilização do tipo de fermento, eu ao escolher este, foi com base em algumas pesquisas e estudos. Onde encontrei muita gente já utilizando este fermento.



Fermento T-58

Levedura especial selecionada para desenvolvimento de sabores um tanto esterificados e apimentados. Excelente rendimento em cervejas com teores de álcool acima de 8,5% v/v mas pode fermentar até 11,5% v/v.

Característica geral: fermento para fermentaçao de cervejas Ale. Muito bom para witbiers e Belgas

Estilos comumente usados:

Ales Belgas
Witbier
Scottish Strong Ales
Barley Wine
Blond Ale
Imperial Stout


Como não estou fazendo nenhuma cerveja para concurso, não me importei em utilizá-lo e ver o resultado. :)

Abraços!
 
@ferorsan
Hidratei o fermento com 230ml do mosto quentinho!! :)

Quanto a sua pergunta sobre a utilização do tipo de fermento, eu ao escolher este, foi com base em algumas pesquisas e estudos. Onde encontrei muita gente já utilizando este fermento.

Cara, desculpe ser o carregador de más notícias, mas vc cometeu um equívoco utilizando mosto pra reidratar o fermento. Reidratação de fermento é com água.

Considere que as células de levedura foram secas, ou seja a água que preenchia todo o interior delas saiu. Isso é um processo bastante agressivo, as células estão de certa forma fragilizadas nesse momento e querem repor a água perdida. Se vc põe elas em mosto está dificultando esse processo, aproximadamente metade delas vão morrer devido à pressão osmótica que o mosto exerce sobre elas, é basicamente a mesma coisa que colocar o fermento seco diretamente no fermentador.

Dito isso não entre em desespero, a cerveja irá fermentar. Na próxima leva busque utilizar em torno de 1g/L de fermento seco reidratado em água, essa é uma quantidade suficiente pra ales de densidade mediana.

Abraço
 
Puxa vida! Inclusive no curso que fiz, o cervejeiro recomendava utilizar o mosto para ativar o fermento e depois misturar... Agora fiquei preocupado, pois sempre fiz desta forma em todas as brassagens. Outra coisa que aprendi a pouco foi a quantidade de utilização do fermento. Estava utilizando sempre 1 pacote por leva de 20 litros. Sempre usei como referência a loja onde fiz o curso, e agora estou começando a mudar meus conceitos com os mesmos. Fiquei chateado!

A gente faz todos os procedimentos com cuidado e atenção e na própria técnica acaba errando!
Eu usando a quantidade errada de fermento e ainda matando metade das propriedades dele? Só pode dar em porcaria!


Tendo em vista essas derrapadas, posso comprar mais fermento, ativá-los e jogar lá dentro? Ou seria uma péssima atitude de desespero e a merda já foi feita? :-(
 
Last edited:
Puxa vida! Inclusive no curso que fiz, o cervejeiro recomendava utilizar o mosto para ativar o fermento e depois misturar... Agora fiquei preocupado, pois sempre fiz desta forma em todas as brassagens. Outra coisa que aprendi a pouco foi a quantidade de utilização do fermento. Estava utilizando sempre 1 pacote por leva de 20 litros. Sempre usei como referência a loja onde fiz o curso, e agora estou começando a mudar meus conceitos com os mesmos. Fiquei chateado!

A gente faz todos os procedimentos com cuidado e atenção e na própria técnica acaba errando!
Eu usando a quantidade errada de fermento e ainda matando metade das propriedades dele? Só pode dar em porcaria!


Tendo em vista essas derrapadas, posso comprar mais fermento, ativá-los e jogar lá dentro? Ou seria uma péssima atitude de desespero e a merda já foi feita? :-(



É, com essa quantidade de fermento e sem correta hidratação tu estás tendo 1/4 da quantidade recomendada, é muita chance de dar off flavor, de gerar sabores indesejados na cerveja. Agora inocular não vai adiantar, pq é no início da fermentação que vai gerar essa grande quantidade de sabores durante a reprodução das células. Então agora só esperar e avaliar a cerveja, é bom pra comparar depois com tua próxima leva corrigindo o processo.

Só pra constar, qual a loja? Eu já to imaginando...
 
Puxa vida! Inclusive no curso que fiz, o cervejeiro recomendava utilizar o mosto para ativar o fermento e depois misturar... Agora fiquei preocupado, pois sempre fiz desta forma em todas as brassagens. Outra coisa que aprendi a pouco foi a quantidade de utilização do fermento. Estava utilizando sempre 1 pacote por leva de 20 litros. Sempre usei como referência a loja onde fiz o curso, e agora estou começando a mudar meus conceitos com os mesmos. Fiquei chateado!

A gente faz todos os procedimentos com cuidado e atenção e na própria técnica acaba errando!
Eu usando a quantidade errada de fermento e ainda matando metade das propriedades dele? Só pode dar em porcaria!


Tendo em vista essas derrapadas, posso comprar mais fermento, ativá-los e jogar lá dentro? Ou seria uma péssima atitude de desespero e a merda já foi feita? :-(

Calma cara, faz parte do aprendizado. Eu também passei bastante tempo errando várias coisas antes de aprender e provavelmente ainda faço coisas errada sem saber. Por isso estamos aí :tank:

A recomendação de muitas pessoas, de 1pct/20 litros, ocorre porque essa é a recomendação do fabricante. Porém em vista dos resultados, dos testes e das contagens de células, atualmente tem se definido esse valor de 1g/L de fermento como ideal. A calculadora de fermento do Brewer's Friend pode te ajudar a estimar a quantidade correta de células pra cerveja que vc tá fazendo (verificará que pra ales de OG média fica em torno dessa quantidade que recomendamos).

Como o perfil de aromas/sabores de fermentação é muito definido pelo pitching rate e pelos primeiros dias de fermentação, não resolverá vc adicionar mais agora. Deixe pra caprichar nesse sentido na próxima. Nessa leva vc pode ainda conduzir bem a fermentação, fazendo um crescente no final dela pra etapa de reabsorção de off-flavors. Fazendo assim vc poderá ter uma cerveja legal ainda, provavelmente não será a melhor do mundo, mas não quer dizer que ficará terrível, por isso não se decepcione de antemão.

Abraço
 
@Fagner
@leoavila

relutei um pouco em colocar o nome da loja aqui, mas já vi estes caras divulgando MUITA COISA errada. E pior é que já ouvi muita gente falando que o dono da loja que dá o curso "entende muito do assunto". Se realmente entende, não sei porque passa tanta informação errada.

A loja tem que ser a tal Alquimia da Cerveja. Digo o nome pra alertar quem pensa em comprar ou fazer o curso com eles.
Eu também caí nessa nas minhas 2 primeiras brassagens, antes de conhecer o fórum. Descobri antes de brassar a segunda, mas já tinha comprado o "kit" deles. Quando comprei equipamentos lá, além de eles demorarem muito para apenas separar meu pedido, ainda me venderam um balde com o lacre da tampa quebrado, e trataram como normal. Não se desculparam ou qualquer coisa do gênero, apenas trocaram.

Hoje mesmo descobri que um amigo meu que começou a fazer cerveja em casa fez o curso e comprou os equipamentos e insumos lá.
A reação dele quando comentei que não se devia abrir / fracionar / guardar / utilizar pacotes de fermento em momentos distintos foi mais ou menos esta: :eek:
Não quis prolongar a discussão por facebook e fiquei com pena de falar que boa parte das informações do curso estavam erradas, que certamente se investisse um pouco mais conseguiria um curso MUITO MELHOR (e olha que em Porto Alegre tem, bem sabemos).

As recomendações deles no "manual de fazer cerveja":
- 3 rampas, sem falar exatamente quando são necessárias. Todo mundo que eu conheço que fez o curso faz parada proteica
- fermento vendido é fracionado e na metade da recomendação ideal, em um plasticozinho bagaceiro, que inclusive no meu 2º kit veio entreaberto e perdi um pouco do pouco fermento que veio (kit 10 litros vem com 5 gramas, por exemplo)
- reidratação com mosto ao invés de água (logo, com sorte tem-se 1/4 das células viáveis)
- não explica porque, mas trata como obrigatório a transferência de balde depois da 1ª semana de fermentação
 
@Fagner
@leoavila

relutei um pouco em colocar o nome da loja aqui, mas já vi estes caras divulgando MUITA COISA errada. E pior é que já ouvi muita gente falando que o dono da loja que dá o curso "entende muito do assunto". Se realmente entende, não sei porque passa tanta informação errada.

A loja tem que ser a tal Alquimia da Cerveja. Digo o nome pra alertar quem pensa em comprar ou fazer o curso com eles.
Eu também caí nessa nas minhas 2 primeiras brassagens, antes de conhecer o fórum. Descobri antes de brassar a segunda, mas já tinha comprado o "kit" deles. Quando comprei equipamentos lá, além de eles demorarem muito para apenas separar meu pedido, ainda me venderam um balde com o lacre da tampa quebrado, e trataram como normal. Não se desculparam ou qualquer coisa do gênero, apenas trocaram.

Hoje mesmo descobri que um amigo meu que começou a fazer cerveja em casa fez o curso e comprou os equipamentos e insumos lá.
A reação dele quando comentei que não se devia abrir / fracionar / guardar / utilizar pacotes de fermento em momentos distintos foi mais ou menos esta: :eek:
Não quis prolongar a discussão por facebook e fiquei com pena de falar que boa parte das informações do curso estavam erradas, que certamente se investisse um pouco mais conseguiria um curso MUITO MELHOR (e olha que em Porto Alegre tem, bem sabemos).

As recomendações deles no "manual de fazer cerveja":
- 3 rampas, sem falar exatamente quando são necessárias. Todo mundo que eu conheço que fez o curso faz parada proteica
- fermento vendido é fracionado e na metade da recomendação ideal, em um plasticozinho bagaceiro, que inclusive no meu 2º kit veio entreaberto e perdi um pouco do pouco fermento que veio (kit 10 litros vem com 5 gramas, por exemplo)
- reidratação com mosto ao invés de água (logo, com sorte tem-se 1/4 das células viáveis)
- não explica porque, mas trata como obrigatório a transferência de balde depois da 1ª semana de fermentação

Cara, que ruim que me dá de escutar essas coisas.

Eu li muitos livros antes de começar a fazer cerveja, mas o que eu aprendi com o Junka no curso da Bodebrown não tem preço. Aconselho a todos que querem fazer um curso, esse é muito bom. (mesmo apesar do Junka não ministrar mais o curso básico, apenas o Intermediário)
 
É, com essa quantidade de fermento e sem correta hidratação tu estás tendo 1/4 da quantidade recomendada, é muita chance de dar off flavor, de gerar sabores indesejados na cerveja. Agora inocular não vai adiantar, pq é no início da fermentação que vai gerar essa grande quantidade de sabores durante a reprodução das células. Então agora só esperar e avaliar a cerveja, é bom pra comparar depois com tua próxima leva corrigindo o processo.

Só pra constar, qual a loja? Eu já to imaginando...

Eu até não iria comentar a loja mas o pessoal acertou em cheio, hehe. Não culpo o instrutor pelos meus erros, pois eu deveria ter estudado e buscado outras referências. O que importa agora é não persistir nos erros e aprender. Até que saiu umas cervejas aceitáveis, apesar dos pesares. Porém nada perto do que estou buscando fazer.



@Fagner
@leoavila

relutei um pouco em colocar o nome da loja aqui, mas já vi estes caras divulgando MUITA COISA errada. E pior é que já ouvi muita gente falando que o dono da loja que dá o curso "entende muito do assunto". Se realmente entende, não sei porque passa tanta informação errada.

A loja tem que ser a tal Alquimia da Cerveja. Digo o nome pra alertar quem pensa em comprar ou fazer o curso com eles.
Eu também caí nessa nas minhas 2 primeiras brassagens, antes de conhecer o fórum. Descobri antes de brassar a segunda, mas já tinha comprado o "kit" deles. Quando comprei equipamentos lá, além de eles demorarem muito para apenas separar meu pedido, ainda me venderam um balde com o lacre da tampa quebrado, e trataram como normal. Não se desculparam ou qualquer coisa do gênero, apenas trocaram.

Hoje mesmo descobri que um amigo meu que começou a fazer cerveja em casa fez o curso e comprou os equipamentos e insumos lá.
A reação dele quando comentei que não se devia abrir / fracionar / guardar / utilizar pacotes de fermento em momentos distintos foi mais ou menos esta: :eek:
Não quis prolongar a discussão por facebook e fiquei com pena de falar que boa parte das informações do curso estavam erradas, que certamente se investisse um pouco mais conseguiria um curso MUITO MELHOR (e olha que em Porto Alegre tem, bem sabemos).

As recomendações deles no "manual de fazer cerveja":
- 3 rampas, sem falar exatamente quando são necessárias. Todo mundo que eu conheço que fez o curso faz parada proteica
- fermento vendido é fracionado e na metade da recomendação ideal, em um plasticozinho bagaceiro, que inclusive no meu 2º kit veio entreaberto e perdi um pouco do pouco fermento que veio (kit 10 litros vem com 5 gramas, por exemplo)
- reidratação com mosto ao invés de água (logo, com sorte tem-se 1/4 das células viáveis)
- não explica porque, mas trata como obrigatório a transferência de balde depois da 1ª semana de fermentação


Eu não iria mencionar o nome da loja pois acho que o dono deve ter sempre um direito de resposta. Mas tive exatamente todos estes problemas que você teve. Além de adquirir um malte que foi moído e não foi fechado a vácuo, contribuindo para sua contaminação. Tive uma leva de 20 litros que tenho certeza que esses fatores contribuíram.

Enfim, o importante é aprender com os erros. Eu fui errando e aprimorando tudo. Agora que acredito ter errado bastante, estou juntando todo conhecimento passado por vocês aqui e melhorando meus processos. Assim que tiver resultados dessa Blond e da IPA, volto a postar por aqui.

Estou muito feliz com todo o apoio de todos, realmente vocês são fodas! Com certeza estou devendo um churrasquinho ai para a gurizada! :tank:
Vou seguir estudando e pretendo montar outra receita em seguida e antes de qualquer coisa, postar exatamente todos os processos que farei. Com base em todo meu conhecimento adquirido por aqui.


Grande abraço a todos!
 
@leoavila
Opa... se tá oferecendo, tô dentro do churrasco. Só marcar!
Sobre a loja, eu até penso que eles tem direito a resposta. Porém, acredito que o consumidor (nós e colegas do fórum) temos o direito de saber certas coisas antes de comprar. Eu não conhecia o fórum e não sabia da fama da loja, mas gostaria que alguém tivesse dado a avaliação.
Tem no reclameaqui uma queixa que o cara fez toda a mostura e o fermento enviado (fracionado, óbvio) não fermentou. Imagina a decepção. Claro que isso pode acontecer com um fermento dentro da validade no pacote fechado, mas é muito mais improvável.

A verdade é: quem não deve não teme. Nunca vi aqui reclamação sobre a qualidade dos insumos/equipamentos e procedimentos de manipulação com a Malteshop e WE, por exemplo. Já comprei diversas vezes nas duas, e a conduta de ambos os fornecedores sempre foi corretíssima. Também já comprei na cerveja da casa, e mesma coisa. Tudo 100%. Inclusive, pra quem já teve a oportuidade de entrar no depósito da WE sabe dos cuidados com a manipulação do malte, dos procedimentos de pesagem e embalagem. Tudo organizado, todos com os devidos EPI's.

Outra que lembrei deles.
Independente da cerveja, eles SEMPRE colocam nas receitas dos kits deles adição de açúcar, o que é ridículo. Na doppelbock (que não é doppelbock de verdade) e na English IPA, que são cervejas que devem ter um certo corpo, eles indicam isto, por exemplo.
Fazem isso provavelmente pra gastarem menos em malte e fazer o kit mais barato. Somando recomendar metade do fermento e menor quantidade de malte, é óbvio que vai sair mais barato.
Isto pra mim é se beneficiar em quem não tem conhecimento. Não é a toa que eles geralmente vendem só pra iniciantes, e quem pega mais experiência logo troca de fornecedor.
 
@leoavila
Opa... se tá oferecendo, tô dentro do churrasco. Só marcar!
Sobre a loja, eu até penso que eles tem direito a resposta. Porém, acredito que o consumidor (nós e colegas do fórum) temos o direito de saber certas coisas antes de comprar. Eu não conhecia o fórum e não sabia da fama da loja, mas gostaria que alguém tivesse dado a avaliação.
Tem no reclameaqui uma queixa que o cara fez toda a mostura e o fermento enviado (fracionado, óbvio) não fermentou. Imagina a decepção. Claro que isso pode acontecer com um fermento dentro da validade no pacote fechado, mas é muito mais improvável.

A verdade é: quem não deve não teme. Nunca vi aqui reclamação sobre a qualidade dos insumos/equipamentos e procedimentos de manipulação com a Malteshop e WE, por exemplo. Já comprei diversas vezes nas duas, e a conduta de ambos os fornecedores sempre foi corretíssima. Também já comprei na cerveja da casa, e mesma coisa. Tudo 100%. Inclusive, pra quem já teve a oportuidade de entrar no depósito da WE sabe dos cuidados com a manipulação do malte, dos procedimentos de pesagem e embalagem. Tudo organizado, todos com os devidos EPI's.

Outra que lembrei deles.
Independente da cerveja, eles SEMPRE colocam nas receitas dos kits deles adição de açúcar, o que é ridículo. Na doppelbock (que não é doppelbock de verdade) e na English IPA, que são cervejas que devem ter um certo corpo, eles indicam isto, por exemplo.
Fazem isso provavelmente pra gastarem menos em malte e fazer o kit mais barato. Somando recomendar metade do fermento e menor quantidade de malte, é óbvio que vai sair mais barato.
Isto pra mim é se beneficiar em quem não tem conhecimento. Não é a toa que eles geralmente vendem só pra iniciantes, e quem pega mais experiência logo troca de fornecedor.



Perfeito teu comentário!
 
Fala Leo!

Blza?

Se posso contribuir, aconselho o uso de um ótimo lúpulo para a sua cerva > Mosaic. Muito aromático, pode ser utilizado no late hopping e no dry hopping.

http://www.hopbreeding.com/

"Mosaic™ Brand is a registered trademark used with HBC 369 cv aroma hop variety developed by Hop Breeding Company, LLC released in 2012. Mosaic™ Brand hops offers a unique and complex blend of floral, tropical, fruity, and earthy characteristics that translate very favorably into several styles of beer. Mosaic™Brand HBC 369 cv is the daughter of the Simcoe® Brand YCR 14 cv hop variety and a Nugget derived male.

Anticipated Yield (lb/ac): 1800-2200 lbs
Alpha acids: 11.5%-13.5%
Beta Acids:3.2%-3.9%
Cohumulone (% of alpha acids): 24%-26%
Total Oils (Mls. per 100 grams of dried hops): 1.0%-1.5%
Myrcene (as % of total oils): 47%-53%
Caryophyllene (as % of total oils): 5.2%-7.8%
Humulene (as % of total oils): 13%-16%
Farnesene (as % of total oils): 0%-0%
Storage (% alpha acids remaining after 6 months storage at 20 degrees C): 75%"

Você não vai se arrepender!

Só aconselho ir devagar primeiro para "conhecer" o gosto. Algo como 1g/L está de bom tamanho.

Boa sorte!
 
@Fiori
Devido aos problemas com a utilização do fermento, vou optar por envasar sem mais nenhuma alteração. Hoje vou chegar de viagem e medir novamente a densidade.
 
Galera,
Bom dia!

Ontem a noite cheguei de viagem e fiz a segunda medição: SG 1016. Sendo que a minha FG esperada 1009 (é pouco né?). Tendo em vista que usei a quantidade de fermento inferior a esperada (apenas 1pct), o que vocês me recomendariam?
Ontem completou 6 dias de fermentação.
 
Na minha humilde opinião; deixaria quieto...
Continuaria com a observação.
Abraço.
 
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