Primeira Pilsen

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mauesposito

Member
Joined
Aug 17, 2015
Messages
21
Reaction score
0
Pessoal,

fiz minha primeira Pilsen, leva de 20 litros, seguindo uma receita de kit, 3,5 kg de malte Pilsen e 0,5 kg de Munich.

Já fiz algumas brassagens e fiz todo o processo com muito cuidado.
Priming com mais ou menos 5,5 gramas de açucar por litro.
A cerveva ficou boa, não detectei nenhum off-flavour (se teve, muito discreto). O único porém foi gerou uma espuma consistente. Logo depois de servir no copo, a espuma desaparecia completamente. A cerveja estava com gás, o primming funcionou, mas não retinha espuma. Será que foram os maltes?
abraço a todos
 
Pra mim também já aconteceu... Mas maturando na garrafa por mais 30 dias acabou melhorando... Hj coloco aveia na minha receita e o problema não ocorre.

Enviado de meu SM-G900H usando Tapatalk
 
Eu coloco uns 5% de Carapils para adicionar mais proteína, não tive problemas de espuma.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Pessoal,

fiz minha primeira Pilsen, leva de 20 litros, seguindo uma receita de kit, 3,5 kg de malte Pilsen e 0,5 kg de Munich.

Já fiz algumas brassagens e fiz todo o processo com muito cuidado.
Priming com mais ou menos 5,5 gramas de açucar por litro.
A cerveva ficou boa, não detectei nenhum off-flavour (se teve, muito discreto). O único porém foi gerou uma espuma consistente. Logo depois de servir no copo, a espuma desaparecia completamente. A cerveja estava com gás, o primming funcionou, mas não retinha espuma. Será que foram os maltes?
abraço a todos

Como foi sua mostura?
 
Pessoal,

fiz minha primeira Pilsen, leva de 20 litros, seguindo uma receita de kit, 3,5 kg de malte Pilsen e 0,5 kg de Munich.

Já fiz algumas brassagens e fiz todo o processo com muito cuidado.
Priming com mais ou menos 5,5 gramas de açucar por litro.
A cerveva ficou boa, não detectei nenhum off-flavour (se teve, muito discreto). O único porém foi gerou uma espuma consistente. Logo depois de servir no copo, a espuma desaparecia completamente. A cerveja estava com gás, o primming funcionou, mas não retinha espuma. Será que foram os maltes?
abraço a todos

Recomendo leitura do post fixo do Guenther sobre espuma.
 
Eu coloco umas 100 gr de floco de aveia junto com o malte, na mostura. A espuma fica mais fina e densa.
 
60 minutos a 66 graus, teste de iodo depois mash out

Fiz uma com malte 100 % pilsen nacional e me aconteceu quase o mesmo.

A mostura foi 90 min a 66 graus. Será que a falta de rampas pode ter causado esse problema?
 
Fiz uma com malte 100 % pilsen nacional e me aconteceu quase o mesmo.

A mostura foi 90 min a 66 graus. Será que a falta de rampas pode ter causado esse problema?

Isso não é um problema de falta de rampas. Aliás, o melhor é conseguir seus melhores resultados com o processo o mais simples possível, ou seja, quanto menos rampas, melhor (exceto caso extremamente necessário).

Esses problemas de espuma pouco persistente são difíceis de diagnosticar. Não é necessariamente um problema com o malte, mas em alguns casos pode ser. Mas também pode ser que a cerveja esteja com baixo teor de proteínas de médio peso molecular, que são a principal estrutura da espuma, embora não a única (ou excesso de proteínas de grande peso, embora não seja este o caso).

Cervejas pouco lupuladas também tem menor retenção de espuma, principalmente se forem muito secas, ou seja, tiverem poucos açúcares residuais ao final da fermentação. Açúcares de cadeias longas ajudam a dar sustentação para a espuma (por isso se usa um pouco de malte dextrina [ou Carapils] em diversas receitas). Por isso cervejas que usam maltes cristal ou melanoidina também tem menores chances de terem problemas com espuma.

A maior parte dos maltes de hoje tem baixo teor de proteínas grandes e por este motivo a parada proteica passou a ser menos utilizada ao longo do tempo. Dependendo do caso, pode-se adicionar algum tipo de grão com maior teor proteico para dar uma ajuda na retenção de espuma ou tentar melhorar apenas com uma mostura em temperatura mais alta. Decocção é um processo que gera melanoidinas e que também dá bons resultados, mas é trabalhoso, sendo mais fácil utilizar um pouco de malte melanoidina, caso combine com o perfil desejado.
 
Pessoal,

fiz minha primeira Pilsen, leva de 20 litros, seguindo uma receita de kit, 3,5 kg de malte Pilsen e 0,5 kg de Munich.


Priming com mais ou menos 5,5 gramas de açucar por litro. Logo depois de servir no copo, a espuma desaparecia completamente. A cerveja estava com gás, o primming funcionou, mas não retinha espuma. Será que foram os maltes?
abraço a todos

Manda mais uns dados...

OG.
FG.
Levedura

Achei 5,5 pouco, mas não acho q o problema seja falta de 0,5 de açucar por litro... sera que sua cerveja não ficou "aguada" com a OG baixa demais?
 
Back
Top