Primeira pilsen

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

robertocaruso

Well-Known Member
Joined
Oct 21, 2014
Messages
148
Reaction score
26
Sábado brassei a minha primeira pilsen e consequentemente a primeira lager.

Malte Pilsen Globalmalt 95,83% 230 g/l 2300g
Malte Chateau Melano 40 4,17% 10 g/l 100g

Saaz 2,4% AA 13,7g (90 min)
Saaz 2,4% AA 13,7g (50 min)
Saaz 2,4% AA 11,4g (30 min)
Saaz 2,4% AA 12,4g (10 min)

Fermentis S-23 23g

Fiz a mosturação a 64°C, buscando menos corpo.
A OG esperada era de 1.046 e acabou ficando em 1.053.

Está fermentado a 12ºC e já atenuou bastante, mais do que esperava para um levedo lager com relação ao tempo. A densidade esta perto de 1.022.
Agora tenho que esperar o final da fermentação e fazer o descanso de diacetil.

Fotos
 
Ontem dei início a maturação, espero deixar por uma ou duas semanas a 6ºC, depois mais uma semana para clarificação.

A FG ficou como esperado de 1.012, e o ABV em 5,3%, um pouco acima para o estilo.
 
Ontem a noite provei a cerveja, sei que um pouco antes do tempo, o previsto é para o dia 11 de setembro.
O amargor está bom, mas tem um certo sabor e aroma de álcool, que talvez com um maior período de maturação na garrafa melhore.

O interessante é que na prova antes de envasar, não havia qualquer traço de sabor ou aroma de álcool, e a quantidade de açúcar para a refermentação não deve modificar estas características, penso eu.

Para a próxima já tenho algumas alterações em mente, aumentar a quantidade de lúpulo no final da fervura, diminuir a OG e deixar maturando por mais tempo.
 
Back
Top