Primeira lager .Problema com resfriamento e inoculaçao do fermento.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renatonova

Well-Known Member
Joined
Jul 3, 2016
Messages
61
Reaction score
9
Amigos, boa noite. ´Já fiz 4 brassagens de "ales" e ontem encarei minha primeira lager, encarei uma bock tradicional. O que ocorreu é o seguinte:
1.Tudo tranquilo no cozimento, mashout, Whirlpool, iodo, tudo indo bem .....até chegar no resfriamento....
2. Como anteriormente baixava a temperatura do mosto apos a fervura para 20° em 35 minutos, durante esse processo aproveitei para hidratar o fermento (2 pacotes W 34/70 para 20 litros).
3. O que ocorreu é que tive problemas no resfriamento, e acabei demorando muito mais do que o esperado. (levei 2 horas e atingi 16°). Durante esse tempo o fermento estava hidratado repousando em ambiente controlado a 10°. Hoje, 24horas apos a fermentaçao ainda nao há sinal no airlock (fermentador conico, vedaçao perfeita) minha duvida:

1º. Pode ter havido problemas com o fermento hidratado durante esse tempo todo ?? (Ficou por 2 horas apenas com agua, fervida, temperatura 10° 300ml).

2° Ter colocado o fermento no mosto a 16° pode ter afetado os "bichinhos"?

3º só para ressaltar meu fermentador está a 10° (sensor colado na lateral)

essa demora para iniciar a fermentaçao é normal?
 
Putz pode ser muita coisa. Lager realmente é bem mais lenta para começar, principalmente em temperaturas mais baixas.

Não acho que matou o fermento com a diferença de 6C de temperatura.

Pode ser que o balde não esteja corretamente vedado.

Veja a temperatura ideal para esse fermento, às vezes 10C pode ser um pouco baixo para ele. Alguns fermentos em pó pedem mínima de 12C, até funciona a 10 mas será uma fermentação muito lenta.
 
Amigos, boa noite. ´Já fiz 4 brassagens de "ales" e ontem encarei minha primeira lager, encarei uma bock tradicional. O que ocorreu é o seguinte:
1.Tudo tranquilo no cozimento, mashout, Whirlpool, iodo, tudo indo bem .....até chegar no resfriamento....
2. Como anteriormente baixava a temperatura do mosto apos a fervura para 20° em 35 minutos, durante esse processo aproveitei para hidratar o fermento (2 pacotes W 34/70 para 20 litros).
3. O que ocorreu é que tive problemas no resfriamento, e acabei demorando muito mais do que o esperado. (levei 2 horas e atingi 16°). Durante esse tempo o fermento estava hidratado repousando em ambiente controlado a 10°. Hoje, 24horas apos a fermentaçao ainda nao há sinal no airlock (fermentador conico, vedaçao perfeita) minha duvida:

1º. Pode ter havido problemas com o fermento hidratado durante esse tempo todo ?? (Ficou por 2 horas apenas com agua, fervida, temperatura 10° 300ml).

2° Ter colocado o fermento no mosto a 16° pode ter afetado os "bichinhos"?

3º só para ressaltar meu fermentador está a 10° (sensor colado na lateral)

essa demora para iniciar a fermentaçao é normal?
O ideal em lager é sempre inocular na temperatura que você quer fermentar. No entanto, nesse caso não dava pelo que aconteceu.

Sobre o tempo, ou seja, 24 horas de Lag-time e ainda não começou a fermentar.... completamente normal.

Abraço,
 
Obrigado pelas dicas Dexavator e Guenther ... Primeira vez é assim mesmo , ansiedade, medo, pânico... ainda mais com problemas no resfriamento.(ahhh só para atualizar, acabo de verificar o inicio de atividade no airlock. :) exatas 48h depois). E explicando o problema no resfriamento, uso chiller e pre-chiller imerso em agua e muito gelo... faltou agua na rede publica na hora do resfriamento...... pensem no desespero!!...
 
Em tempo: acabo de ler que o lag-time das lager's pode levar até 72 horas... e devido a baixa temperatura, em alguns casos nem dá para ver as bolhas por causa do movimento lento.... Por isso não usar airlock como parametro e sim ir medindo. Está certa essa informação?? Obrigado pessoal !!!
 
estou iniciando a clarificaçao hoje, 0° por uns 5 dias no minimo...porém estou com problemas com a densidade, A og estimada nesta receita era de 1054, porém so atingi 1047 (não sou de ficar corigindo OG) e depois da secundaria a densidade estaqueou em 1035 e não baixou nem uma linha..... usei dois pacotes do w34/70 hidratados mais ou menos 2 horas antes da inoculaçao (16°).... existe algo que possa ser feito para diminuir essa densidade?
 

Latest posts

Back
Top