primeira cerveja - tentativa 1 - erros e mais erros ...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

matheusmogi

Member
Joined
Dec 5, 2016
Messages
9
Reaction score
0
Fala pessoal,
eu e mais 3 amigos apaixonas por cerveja decidimos comprar um kit e começar esse hobby.
Compramos o kit da Cerveja da Casa e sábados fomos fazer nossa primeira pale ale (40lt).
Maltes moídos, água a 67º e seguindo a receita adicionamos 8,800kg em 20lts de água.
O kit vem com uma bomba de recirculação que joga a agua de baixo para cima através de um "chuveiro" na tampa da panela de brassagem.
1º problema: o chuveiro entupiu assim que começou a recircular. Tentamos controlar a temperatura, abortamos a bomba e partimos para mexer no braço, porém após 90 minutos, fizemos o teste do iodo e cada vez mais reagia.
Observamos que a temperatura no fundo havia chegado a 75º (2º problema) e abaixamos e ficamos por 2,5h no total tentando fazer a brassagem.
O iodo continuou reagindo. Decidimos que a cerveja já não ia ficar boa mas que iríamos até o fim para treinar mesmo.
Conseguimos levar pouco mais de 20lts para o fermentador, que está agora fermentando, mas o cheiro já indica que a cerveja não deve ficar boa, está muito forte.
Enfim, a temperatura ter se descontrolado pode ter causado o erro no teste do iodo?
Alguma dica pra nossa 2ª tentativa?

[EDIT]
Ontem a fermentação estava a todo vapor, hoje o airlock nem se mexe. Imagino que pode ter acabado o açucar, correto?
 
Vocês estão usando fundo falso ou bazooka?

Se o esperado eram 40 litros e vocês levaram 20 litros para o fermentador, tem que rever o processo, em relação à quantidade de água tanto na brassagem quando na lavagem do bagaço.

Tem que ver qual volume foi para a fervura, para definir onde foi o erro, de colocar menos água que o necessário.

Também podem diluir o mosto pronto, sua OG deve ter ficado astronômica e isso vai dificultar a vida da levedura. Também vai ficar bem mais amarga, pois a quantidade de lúpulo era para 40 litros, e não 20.
 
bom vamos lá, também sou iniciante mas posso dar umas dicas.

primeiro compre um densímetro ou um refratómetro para saber a densidade, que ajudaria muito a saber como foi a sua mostura.

sobre o teste do iodo, quando você jogava o iodo na amostra do mosto tinha casca de grão nessa amostra ? pois se tiver a casca o iodo sempre vai reagir.

a fermentação faz um cheiro forte msm não se encana com isso agora, o CO2 liberado vai "empurrar" todo esse cheiro pra fora e não vai ficar na cerveja.

sobre a necessidade desse chuveiro para recirculação, você pode substituir esse chuveiro por uma mangueira na parte de cima da cama de grão jogando o mosto que já recircula legal e clarifica tmb como o cara faz nesse vídeo aqui: https://youtu.be/OE_UzGmgiFY?t=289
 
Acho que vcs deveriam usar um software tipo beersmith para fazer os cálculos, principalmente para estabelecer a temperatura inicial da água, antes de jogar os maltes.
Não ficou claro como é o equipamento de vcs, mas após chegar na temperatura de mostura (tipo 65ºc) desliga o fogo e aguarda 90min, e faz o teste de iodo (eu não faço mais). Depois recircula com a bombinha pra clarificar.
Vcs estão controlando a temperatura da fermentação?
 
Pessoal, primeiramente muito obrigado pela atenção e respostas.
Eu segui a receita enviada juntamente com o Kit (eu li bastante sobre outras técnicas mas resolvi seguir o que eles enviaram).a seguir a receita.
1) Moer o malte que está acondicionado nos pacotes.
2) Para iniciar o processo de mostura, colocar aprox. 20 litros de água sem cloro no caldeirão com fundo falso.
3) Aquecer a água do caldeirão com fundo falso até a temperatura de 65°C.
4) Colocar o malte moído no caldeirão com fundo falso, mexendo com a colher para desmanchar os grumos.
5) A partir de agora não mexa mais no mosto, apenas recircule com a bomba cada vez que ligar a chama.
5) Controlar esta temperatura (65°C) durante 1 hora e meia (90 minutos).
6) Nos 15 minutos finais da mostura recircular o líquido utilizando a bomba ininterruptamente.
7) Separar mais aproximadamente 25 litros de água sem cloro no outro caldeirão para ser utilizada como água de lavagem (dos
grãos de malte). A temperatura deste caldeirão deve ficar em 76°C.
8) Após estes 90 minutos, retirar o mosto através da torneira para o balde.
9) Adicione o restante da água de lavagem (aqueles 25l que você colocou no outro caldeirão) nos grãos e faça a recirculação
assim como fez com a água inicial durante 15 minutos e retire também para o balde.
10) Agora, transfira o mosto do balde para a panela sem fundo falso e inicie o processo de fervura – veja que a água já possui o
suco do malte que você cozinhou.
11) Após 10 minutos de início da fervura, adicione o lúpulo de amargor – todo o conteúdo do pacote.
12) Faça esta fervura durante 60 minutos.
13) Quando faltar 15 minutos para findar estes 60 minutos, adicione o outro lúpulo, agora de aroma.
14) A 5 minutos do final da fervura, mergulhe o chiller já com as mangueiras conectadas para esterilizar dentro do líquido
fervente, terminando a fervura, retire-o.
15) Desligue o fogo quando se passar estes 60 minutos e deixe descansar.
16) Faça um redemoinho no sentido anti-horário (whirpool) com a colher na panela de fervura para que os sólidos (trüb) se
concentrem no centro da panela.
17) Após cessar o movimento do líquido na panela, devemos proceder à redução da temperatura do mosto utilizando o chiller,
coloque-o novamente dentro da panela de fervura e faça circular água da rede por ele. Sempre ter cuidado para não agitar o
trüb no fundo da panela. A ideia aqui é baixar a temperatura para aproximadamente 25°C.
18) Agora transfira esta solução para o balde fermentador através do registro do caldeirão tomando cuidado para não transferir
também o trüb que estará no fundo do caldeirão. Adicione o fermento e misture.
19) Coloque a tampa no fermentador, insira o airlock e preencha-o com álcool até a marcação. Para iniciar a etapa de
fermentação, mantenha o fermentador num cômodo da casa em que a temperatura predominante esteja dentro da faixa ideal
entre 15 e 24 graus ou deixe o fermentador dentro do refrigerador com temperatura controlada em 20°C.
20) Após 7 dias fermentando, irá se iniciar o período de maturação, onde o fermentador deve ficar refrigerado com controle da
temperatura entre zero e 5 graus.
21) Após 7 dias maturando, proceda ao envase seguindo as instruções da apostila.
22) Após uma semana refermentando na garrafa, sua cerveja estará carbonatada (com gás), leve à geladeira mantendo as
garrafas sempre em pé.
23) Beba assim que a cerveja estiver na temperatura de seu agrado. Saúde!
Vamos às respostas:
1 - Estamos usando fundo falso. Levamos 20lts para o fermentador, pois depois que deu o problema do teste de iodo e após 2:30hs na brassagem (tentando ver a cor cobre no teste de iodo) decidimos levar assim mesmo para a fervura (ou seja, abortamos a receita, pois já não dava pra usar a bomba e o teste de iodo indicava que fizemos algo errado).
a OG após a fervura ficou em 1,095 (sem a correção de temperatura, que estava em 29º e da +2,2 na OG).
Colocamos metade do lúpulo indicado.
2 - Veio o densímetro no Kit, fizemos a medição após a fervura.
Nós evitamos pegar a casca sim para o teste de iodo.
3- como nós seguimos a receita do kit da cerveja da casa (http://produto.mercadolivre.com.br/...o-completo-cerveja-artesanal-40l-c-moedor-_JM) não usamos sw. Tem algum pra indicar alem do beersmith?
Acho que o problema foi justamente no controle da temperatura. Nós não mantivemos o termômetro constantemente na panela (verificávamos a cada 2 minutos e depois vimos que a temperatura embaixo estava a mais de 75º).
O correto seria deixar chegar a 65º e desligar o fogo? pode ter sido esse erro, só desligavamos quando viamos que havia passado (na superfície).
 
O passo a passo é +- isso mesmo, como consta nessa 'receita'. Mas seria bom vc compreender o porquê das coisas. Ja leu os posts fixos aqui do forum? tem sobre mostura, fermentação, etc.

A temperatura inicial da água é sempre superior da temperatura alvo de mostura, por isso mencionei o beersmith pra calcular isso, ainda mais se vcs querem fazer 40l.

O problema, pelo que eu entendi, e que vc fez a mosturação com o fundo falso e com chama ligada, havendo entupimento do chuveirinho. Dessa forma, ficou difícil controlar a temperatura da parte inferior do mosto, que com certeza deveria estar bem mais quente que na superfície.

Atualmente uso um equipamento com aquecimento elétrico, que me permite controlar um pouco mais a temperatura, mas quando comecei usava uma panela pra fazer a mosturação (sem o fundo falso), e ficava constantemente mexendo o mosto com uma colher para equalizar a temperatura, quando estava com o fogo ligado. Somente depois passava todo o mosto (com os grãos de malte) para a panela de filtragem, dai sim com o fundo falso, e recirculava até perceber que ficava menos turva (a recirculação era manual mesmo, com uma jarra de vidro.
 
eu li (ontem) o post pra iniciantes: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404529
vou tentar instalar um termômetro inline na panela e usar a recirculação continua que o Bronco usa (vídeo de resposta anterior).
Vou tentar entender melhor o beersmith tbem, tem mta informação ali, fiquei meio perdido. Alguém tem um tutorial pra entende-lo +-?

obrigado
 
Iniciei com esse kit e tive problema com temperatura subindo também. E subiu p 81.. Mas continuei com a receita e o resultado foi bom. Melhor q qualquer tradicional com certeza. Tem q ver essa questão do volume ai nessa sua leva...
Você fez lavagem dos grãos?
Tenta "corrigir" um pouco a densidade... A correção não será exata pq alguns açúcares já foram consumidos.

E outra: eles falam p mexer, mas só faça isso superficialmente. Só p desmanchar grumos mesmo e se precisar. Mexer com fundo falso é quase pedir p entupir.

Abraço

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
 
Não diria que foi lavagem. Eu imaginei que era pouca água pra muito malte e adicionei mais uns 10lts.
 
eu li (ontem) o post pra iniciantes: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404529
vou tentar instalar um termômetro inline na panela e usar a recirculação continua que o Bronco usa (vídeo de resposta anterior).
Vou tentar entender melhor o beersmith tbem, tem mta informação ali, fiquei meio perdido. Alguém tem um tutorial pra entende-lo +-?

obrigado

Tem um video da acerva pantaneira se não me engano no youtube, bem elucidativo.
 
Cara, fiz essa mesma receita com o mesmo equipamento sábado agora. foi a minha primeira também, mas dei uma pesquisada antes e algumas coisas me vêem a cabeça lendo o teu relato.

1 - Você comprou o moedor também? Eu comprei o moedor de rolo e ele só quebra os grãos, deixando-os num tamanho bom para que não passe pelo fundo falso e justamente não entupa a bomba.

2 - Sem a bomba para fazer a recirculação acontece isso mesmo, o fundo fica com temperatura alta e lá em cima muito baixa. O teu problema na conversão do amido deve ter sido justamente isso, todo o líquido acima dos grãos devia estar em temperatura muito baixa, dificultando mesmo a conversão. Mesmo mexendo com o braço, o fundo continua separando o que está acima do que está abaixo.

Vamos trocando ideia, a minha ainda está fermentando, vamos ver se também fiz besteira daqui uns dias, hehe...

Forte abraço.
 
Last edited:

Latest posts

Back
Top