Primeira Brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Bruno Augusto

Member
Joined
Jul 18, 2019
Messages
14
Reaction score
4
Location
Belo Horizonte
Bom dia amigos,

Estou pretendendo fazer minha primeira brassagem nos próximos dias. Vou fazer uma APA utilizando BIAB e fazendo um controle mínimo de temperatura usando uma caixa de isopor.

Estudei bastante materiais que encontrei na internet e tópicos aqui do fórum. Após isso montei um "roteiro de brassagem" pra tentar minimizar os erros ao fazer a minha primeira. Segue o que planejei:


Mosturação:
  1. Aquecer a água até a temperatura indicada na receita (~70º).

  2. Colocar o grain bag, adicionar o malte, tampar a panela e aguardar 90 minutos (li aqui no fórum que aumentando o tempo para 90 minutos se tem melhor extração de açúcares).

  3. Retirar o grain bag.

Fervura:
  1. Realizar a fervura durante 60 minutos adicionando os lúpulos nos tempos determinados pela receita.

  2. Colocar o chiller na panela nos últimos 15 minutos de fervura para fazer a esterilização.

  3. Desligar o fogo, fazer o whirlpool e iniciar o resfriamento (até ~20°).

  4. Medir a OG.

Fermentação Primária:
  1. Transferir o mosto para o fermentador e fazer a aeração para oxigenar.

  2. Inocular o fermento hidratado por 15 minutos.

  3. Manter o fermentador no isopor (~18º) até a FG estabilizar por 3 dias seguidos.

Fermentação Secundária:
  1. Manter o fermentador no isopor (~ 22º a 25º) por 7 dias.

Clarificação / Maturação:
  1. Abaixar o máximo possível a temperatura do mosto por 48 horas.

  2. Adicionar gelatina e aguardar 48 horas.

  3. Fazer o priming.

  4. Envasar e manter em temperatura ambiente por 10 dias.

Meu processo está OK? Alguma sugestão do que mais possa ser feito ou mudado para melhorar o resultado final?
 
Bruno, busque sempre manter as brassagens dentro do padrão K.I.S.S.

Como diria Leonardo daVinci "Simplicidade é o último grau da sofisticação."
 
Olá.
Desligar o fogo, fazer o whirlpool e iniciar o resfriamento (até ~20°).

Como você vai resfriar? Pergunto pois acredito que esse é um ponto que você pode se frustrar(experiencia própria), não é fácil baixar até essa temperatura, apesar de ser ótimo se conseguir.
Procure pesquisar sobre a temperatura minima que você precisa atingir, e o tempo para resfriar, para você poder adaptar na hora da brassagem caso não consiga o planejado.
 
Olá.
Desligar o fogo, fazer o whirlpool e iniciar o resfriamento (até ~20°).

Como você vai resfriar? Pergunto pois acredito que esse é um ponto que você pode se frustrar(experiencia própria), não é fácil baixar até essa temperatura, apesar de ser ótimo se conseguir.
Procure pesquisar sobre a temperatura minima que você precisa atingir, e o tempo para resfriar, para você poder adaptar na hora da brassagem caso não consiga o planejado.


Boa tarde amigo,

Já havia lido algumas coisas a respeito. Não sei se entendi direito mas pelo que vi o ideal é não demorar mais do que 30 minutos para terminar o resfriamento do mosto, e a temperatura ideal é pelo menos abaixo dos 30 graus.

Vou utilizar um chiller de imersão com água da torneira (temperatura ambiente) para resfriar uma panela com cerca de 12 a 15 litros de mosto. Pela experiência de vocês, será que consigo realizar o resfriamento deste volume de mosto em até 30 minutos?
 
Pelos detalhes do seu processo, com certeza você sabe. Mas é bom deixar escrito no roteiro para não esquecer na hora: sanitizar, sanitizar e sanitizar...

Ah, e durante os 90 minutos da mosturação precisa controlar a temperatura. Muito provavelmente também precisará aquecer algumas vezes, principalmente se a panela for de alumínio. Essa temperatura 70° é de infusão. Só de adicionar os maltes já deve cair para 65°. Em tese está tudo correto, mas na prática da um trabalhinho manter numa faixa de temperatura boa. A temperatura ideal da alfa amiláse é de 70° à 75°, então se a temperatura cair para 60° ou 55° você terá conversão de amido em açúcar, mas na fermentação pode ficar mais alcoólica e com menos corpo.

A teoria está correta, apenas sugiro o controle dessa temperatura como ponto de atenção.
 
Last edited:
Boa tarde amigo,

Já havia lido algumas coisas a respeito. Não sei se entendi direito mas pelo que vi o ideal é não demorar mais do que 30 minutos para terminar o resfriamento do mosto, e a temperatura ideal é pelo menos abaixo dos 30 graus.

Vou utilizar um chiller de imersão com água da torneira (temperatura ambiente) para resfriar uma panela com cerca de 12 a 15 litros de mosto. Pela experiência de vocês, será que consigo realizar o resfriamento deste volume de mosto em até 30 minutos?
Nesta litragem deve conseguir sim algo próximo desse tempo, vai sempre depender da temperatura da água da torneira. Acho que você está no caminho certo.
 
Bom dia Bruno,
Pois bem, eu faria essa receita à 65º.
Em regra, 60 minutos são suficiente para conversão dos açucares.
Não aperte a bag com grãos, na hora de retirar da panela, deixe apenas escorrer, assim você evita extrair taninhos.
Se puder fazer um teste com o chiller de imersão antes de fazer a cerveja, coloque um pouco de agua na panela e ferve para fazer uma simulação, pode ocorrer de o calor dilatar um pouco e ocorrer algum vazamento no engate da mangueira/chiller, assim tu evita possíveis erros, já vi alguns relatos no forum que ocorreu esse vazamento.
O whirpol com chiller de imersão não funciona como de fato era para funcionar, então não encane muito com essa fase.
Eu não faço aeração, após o resfriamento tu pode mandar a cerveja da panela para a bomba de fermentação com gravidade e fazer o "splash", acredito que seja suficiente para oxigenação do mosto, desde que a quantidade de fermento esteja correta.
Hidrate o fermento 2 horas antes de inocular, não vai nessa de 15 minutos (pra mim é pouco tempo).
Se tu não tem uma geladeira e vai controlar com isopor, verifique a questão da gelatina porque tu não vai conseguir abaixar a temperatura (não sei como a gelatina se comporta sem um cold crash).
Dica: invista em uma geladeira velha com controlador de temperatura, comprei uma geladeira por R$ 250,00 + tic (100,00) com instalação e tudo mais, chegou para mim por R $400,00. Sei que para quem está começando pode ser um gasto consideravel, visto que acabou de comprar um monte de equipamentos etc e tal, mas quando puder, invista.
cheers!
 
Bom dia Bruno,
Pois bem, eu faria essa receita à 65º.
Em regra, 60 minutos são suficiente para conversão dos açucares.
Não aperte a bag com grãos, na hora de retirar da panela, deixe apenas escorrer, assim você evita extrair taninhos.
Se puder fazer um teste com o chiller de imersão antes de fazer a cerveja, coloque um pouco de agua na panela e ferve para fazer uma simulação, pode ocorrer de o calor dilatar um pouco e ocorrer algum vazamento no engate da mangueira/chiller, assim tu evita possíveis erros, já vi alguns relatos no forum que ocorreu esse vazamento.
O whirpol com chiller de imersão não funciona como de fato era para funcionar, então não encane muito com essa fase.
Eu não faço aeração, após o resfriamento tu pode mandar a cerveja da panela para a bomba de fermentação com gravidade e fazer o "splash", acredito que seja suficiente para oxigenação do mosto, desde que a quantidade de fermento esteja correta.
Hidrate o fermento 2 horas antes de inocular, não vai nessa de 15 minutos (pra mim é pouco tempo).
Se tu não tem uma geladeira e vai controlar com isopor, verifique a questão da gelatina porque tu não vai conseguir abaixar a temperatura (não sei como a gelatina se comporta sem um cold crash).
Dica: invista em uma geladeira velha com controlador de temperatura, comprei uma geladeira por R$ 250,00 + tic (100,00) com instalação e tudo mais, chegou para mim por R $400,00. Sei que para quem está começando pode ser um gasto consideravel, visto que acabou de comprar um monte de equipamentos etc e tal, mas quando puder, invista.
cheers!


Bom dia Allan,

Realmente com a caixa de isopor eu imagino que não consiga baixar a temperatura muito mais que 10º. Mas como moro sozinho e tenho bastante espaço na minha geladeira da cozinha, em último caso eu posso deixar o fermentador nela uns 2 dias para baixar bem a temperatura.

Uma dúvida que me surgiu agora sobre esse processo:

Abaixo a temperatura por 48 horas e após adicionar a gelatina em qual temperatura eu devo deixar o fermentador?

Na mesma temperatura baixa que estava, ou devo deixar em temperatura ambiente?
 
Bruno,
Tu faz a fermentação, depois a fermentação secundária/diacetil, em seguida o cold crash e engarrafa.
Depois que tu abaixa a temperatura não tem o porque elevar essa temperatura novamente, ok?
att.
 
Um detalhe para você que está começando, quanto ao primmig, tu vai ferver o açucar com agua, vai colocar essa calda no recipiente de envase, adicionar a cerveja em cima dessa calda (e não a calda em cima da cerveja), de maneira mais sutil possível, evitando ao maximo oxigenar a breja nessa hora, e envasar.
 
Olá.
Desligar o fogo, fazer o whirlpool e iniciar o resfriamento (até ~20°).

Como você vai resfriar? Pergunto pois acredito que esse é um ponto que você pode se frustrar(experiencia própria), não é fácil baixar até essa temperatura, apesar de ser ótimo se conseguir.
Procure pesquisar sobre a temperatura minima que você precisa atingir, e o tempo para resfriar, para você poder adaptar na hora da brassagem caso não consiga o planejado.
Com o chiller de imersão é mais demorado. Uso um resfriador de retrofluxo, feito por mim, que chego a 23° em 15 min. A água usada é na temperatura normal da torneira.
 
Bruno,
Tu faz a fermentação, depois a fermentação secundária/diacetil, em seguida o cold crash e engarrafa.
Depois que tu abaixa a temperatura não tem o porque elevar essa temperatura novamente, ok?
att.

Entendido cara. Muito obrigado. Em relação ao primming, é mais ou menos esse mesmo o processo que já tinha visto aqui no fórum e que pretendo fazer.
 
Bom dia amigos,

Estou pretendendo fazer minha primeira brassagem nos próximos dias. Vou fazer uma APA utilizando BIAB e fazendo um controle mínimo de temperatura usando uma caixa de isopor.

Estudei bastante materiais que encontrei na internet e tópicos aqui do fórum. Após isso montei um "roteiro de brassagem" pra tentar minimizar os erros ao fazer a minha primeira. Segue o que planejei:


Mosturação:
  1. Aquecer a água até a temperatura indicada na receita (~70º).

  2. Colocar o grain bag, adicionar o malte, tampar a panela e aguardar 90 minutos (li aqui no fórum que aumentando o tempo para 90 minutos se tem melhor extração de açúcares).

  3. Retirar o grain bag.

Fervura:
  1. Realizar a fervura durante 60 minutos adicionando os lúpulos nos tempos determinados pela receita.

  2. Colocar o chiller na panela nos últimos 15 minutos de fervura para fazer a esterilização.

  3. Desligar o fogo, fazer o whirlpool e iniciar o resfriamento (até ~20°).

  4. Medir a OG.

Fermentação Primária:
  1. Transferir o mosto para o fermentador e fazer a aeração para oxigenar.

  2. Inocular o fermento hidratado por 15 minutos.

  3. Manter o fermentador no isopor (~18º) até a FG estabilizar por 3 dias seguidos.

Fermentação Secundária:
  1. Manter o fermentador no isopor (~ 22º a 25º) por 7 dias.

Clarificação / Maturação:
  1. Abaixar o máximo possível a temperatura do mosto por 48 horas.

  2. Adicionar gelatina e aguardar 48 horas.

  3. Fazer o priming.

  4. Envasar e manter em temperatura ambiente por 10 dias.

Meu processo está OK? Alguma sugestão do que mais possa ser feito ou mudado para melhorar o resultado final?
Bruno,eu mudaria está fermentação secundária para apenas 3 dias e aumentaria a maturação o mais próximo de 0 graus por 4 ou 5 Dias.
 
Galera ontem fiz minha primeira brassagem no novo equipamento que comprei, uma cozinha de 300 litros, fiz como teste uma Cream Ale 250 litros foram transferidos para um fermentador de inox se 700 litros!

Vou fazer 6 dias de fermentação a 18°C e mais 14 dias de Cold a 0ºC...gostaria de saber como procedo para fazer a carbonatação dentro do fermentador mesmo...com o próprio CO2 da fermentação, alguém poderia me ajudar ?
 
Galera ontem fiz minha primeira brassagem no novo equipamento que comprei, uma cozinha de 300 litros, fiz como teste uma Cream Ale 250 litros foram transferidos para um fermentador de inox se 700 litros!

Vou fazer 6 dias de fermentação a 18°C e mais 14 dias de Cold a 0ºC...gostaria de saber como procedo para fazer a carbonatação dentro do fermentador mesmo...com o próprio CO2 da fermentação, alguém poderia me ajudar ?

Caro amigo. Abra um novo tópico para sua dúvida. Com certeza irão lhe ajudar.
 
Back
Top