primeira brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

raphacalo

Active Member
Joined
Jun 14, 2015
Messages
28
Reaction score
2
ola pessoal! depois de muito tempo iniciei a produção de cerveja !
vou colocar detalhes do que estou fazendo,cometi alguns erros ,mas ja pesquisei sobre o assunto e agora devo melhorar :ban:
kit produÇAO 30 litros,preparei dessa vez 20 litros (medo de errar muito)
-3 kg de malte de trigo
-3 kg de malte pale ale
-saaz 20g em 60 minutos
-tradition 50g 10 minutos
Fiz essas rampas:
- add aos 53º abaixou para 50 deixei por 10 min
-subi para 68º deixei 1:30 min
-subi para 76º deixei 10 min
fazendo circulação manual,ficou bem claro e apos lavei o mosto.final deu cerca de 18 litros .
quando fui resfriar deu problema na conexão do chiller e não consegui usar.Deixei então na geladeira até 25º
coloquei fermento wb-06 a seco(depois fui ler mais sobre reidratar)
OG-1042
Esta na fermentação(19-20˚,nos primeiros dias até vazou ,agora deu um parada grotesca, nem ar saindo pelo airlock e agora vou esperar ate amanha para ver a densidade.
Estou pensando em deixar no mesmo balde e abaixar a temperatura para maturação.
O que mais fiz de errado?dicas?
 
ola pessoal! depois de muito tempo iniciei a produção de cerveja !
vou colocar detalhes do que estou fazendo,cometi alguns erros ,mas ja pesquisei sobre o assunto e agora devo melhorar :ban:
kit produÇAO 30 litros,preparei dessa vez 20 litros (medo de errar muito)
-3 kg de malte de trigo
-3 kg de malte pale ale
-saaz 0,2g em 60 minutos
-tradition 0,5g 10 minutos
Fiz essas rampas:
- add aos 53º abaixou para 50 deixei por 10 min
-subi para 68º deixei 1:30 min
-subi para 76º deixei 10 min
lavei o mosto com uns 15 litros ,fazendo circulação manual,ficou bem claro e eu parei,final deu cerca de 18 litros .
quando fui resfriar deu problema na conexão do chiller e não consegui usar.Deixei então na geladeira até 25º
coloquei fermento wb-06 a seco(depois fui ler mais sobre reidratar)
OG-1042
Esta na fermentação(19-20˚,nos primeiros dias até vazou ,agora deu um parada grotesca, nem ar saindo pelo airlock e agora vou esperar ate amanha para ver a densidade.
Estou pensando em deixar no mesmo balde e abaixar a temperatura para maturação.
O que mais fiz de errado?dicas?


Por que esses 10 minutos a 50 graus, o que pretendia com isso?
Foi só um pacote de fermento sem hidratar? Neste caso é pouco fermento, poderia ter colocado 2 pacotes e hidratado para 20 litros.
E essas quantidades de lúpulo, tem certeza que foi 0,2 gramas?
 
- Não precisa da rampa de 53 graus. ela mais vai atrapalhar que ajudar. No fórum, este erro aparece em vários tópicos.
- com essa quantidade de lúpulo tu não alcançaria nem 1 IBU de amargor. Provavelmente nem ia conseguir pesar
- a circulação deve ser feita ANTES da lavagem
- tua eficiência foi MUITO baixa. Pra 6 kg de malte, OG de 1042 é muito baixa. Estude mais pra ver onde podem estar os erros
- pouco fermento, 1/4 do adequado
- 19º é um pouco alto pra início de fermentação, e indico ler o tópico fixo sobre controle de temperatura pra ver se tu está realmente controlando a temperatura da tua cerveja....
 
Por que esses 10 minutos a 50 graus, o que pretendia com isso?
Foi só um pacote de fermento sem hidratar? Neste caso é pouco fermento, poderia ter colocado 2 pacotes e hidratado para 20 litros.
E essas quantidades de lúpulo, tem certeza que foi 0,2 gramas?

usei dois pacotes sem hidratar!
corrigindo usei 20 g de saaz e 50 g de tradition pelo beersmith deu 12,2 ibus
 
-sim achei baixo o og para o tanto de malte,vamos ver da próxima vez .
-corrigindo eu usei 20 g de saaz e 50g de tradition
-fiz circulação e depois lavei.
obrigado pelas dicas,já estou lendo muita coisa no fórum e espero melhorar na próxima
,nao conhecia o forum antes!!!
esta com 5 dias de fermentação e densidade esta 1015.
 
Buenas Raphacalo!

Estou fazendo cervejas de trigo também, e além de tudo o que o pessoal falou, recomendaria usar o fermento Mangrove Jack's M20! Já usei o wb-06, e o Mangrove é bem melhor!
 
parou no 1012 ,passei para o freezer para um temperatura de 2º.Vou deixar por duas semanas
tomei um pouco para experimentar,em conclusão: a aparência esta boa e o cheiro tbm ,mas notei muito amargor no final,será que isso é normal ?
 
enfim tomei minha cerveja e o resultado foi melhor que o esperado,engarrafei 25 garrafas de 600 ml.Gostei muito do aroma, ficou bem equilibrado o de banana ,ficou com 4,6 % de álcool,o corpo e carbonatação(10g–litros) ficaram ótimos,até meu avô ,bebedor de skol ,tomou duas garrafas em uma sentada.Não gostei muito do amargo do retrogosto,a sensação inicial esta bem boa,mas no final esse amargo estraga um pouco a qualidade,talvez usei lúpulo dmais,talvez passei muito para o balde de fermentação ou ele não estava em um estado de conservação adequado.Futuramente irei repetir a receita controlando os erros e usando um fermento diferente para comparar os resultado com essa primeira ceva.Obrigado pela ajuda.SKOLL!
 
Qual fermento? WB-06? se foi isso, na próxima tenta o M20 da mangrove. Acho que nunca vi ninguém prefirir o WB-06 quando comparado ao M20
 
Back
Top