Primeira brassagem! Sugestões bem vindas!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Muito bonitas as brejas de voces e espero que tenham ficados boas tambem.. Fiz uma APA semana passada e achei o aroma espetacular...

Vou deixar minha opiniao sobre as balas de carbonatacao da lamas, pois venho utilizando elas desde que comecei no mundo cervejeiro (comprei um kit pronto deles e vieram algumas, depois comprei mais umas receitas e vieram mais)

Elas sao bem pratica, sempre tive uma boa carbonatacao nas minhas utilizando uma bala (2,5g) para cada garrafa de 300 ml (uso aquelas barrigudinha de brahma)..
Como desvantagem, nao da pra fugir do padrao para uma carbonatacao especifica, e um pouco dificil de colocar na garrafa pq tem que quebrar elas para entrar na boca da garrafa.

As minhas acabaram nessa ultima leva que envasei semana passada e nao sei ainda como fazer na proxima: a ideia de fazer acucar invertido e colocar com seringa em cada garrafa nao me agrada muito e nao tenho como fazer trasfega..
Olá! Valeu o feedback das balas. Eu misturei o açúcar no balde de maturação porque transferi do balde de fermentação antes. Mas já fiz com um amigo o lance da seringa em cada garrafa e deu certo também. Só tem que ter paciência, mas talvez controle melhor o processo.

Abraço 🤗
 
Já abre uma e posta o resultado! Já vai estar boa!
Quanto ao arrolhador é um inferno mesmo. Duro e muitas vezes dá uma beliscada na mão. Pqp! Infelizmente esse de bancada na minha opiniao é o melhor.
Então, abri a minha ontem. Apenas 6 dias de carbonatação. A espuma estava legal, mas não permaneceu mto tempo. O aroma estava ótimo, frutado. O sabor estava mais para pão/biscoito e um fundo frutado. Acho que deixarei mais uns 3 dias para o CO2 ficar mais presente.

Ou talvez abra uma por dia para ir vendo a diferença e comparando.

Segue a foto!
 

Attachments

  • BB50D054-B695-4A38-98A4-14C8B5173F18.jpeg
    BB50D054-B695-4A38-98A4-14C8B5173F18.jpeg
    51.4 KB · Views: 19
Parabéns, pela primeira tá muito bonita, só de ver já da vontade de beber :eek:🍻

Para completar o post.
Acabo de abrir a primeira garrafa!
Está com 10 dias de garrafa.
Ficou sensacional! Espuma densa e persistente, dulçor leve, sabor do malte bem presente e um toque leve de lúpulo no fim! Aroma frutado!
A cor ficou melhor que eu esperava!
Obrigado a todos pelas dicas!!

Daqui dois dias vou brassar uma APA!!

Prost!!!
🍻
 
Muito bonitas as brejas de voces e espero que tenham ficados boas tambem.. Fiz uma APA semana passada e achei o aroma espetacular...

Vou deixar minha opiniao sobre as balas de carbonatacao da lamas, pois venho utilizando elas desde que comecei no mundo cervejeiro (comprei um kit pronto deles e vieram algumas, depois comprei mais umas receitas e vieram mais)

Elas sao bem pratica, sempre tive uma boa carbonatacao nas minhas utilizando uma bala (2,5g) para cada garrafa de 300 ml (uso aquelas barrigudinha de brahma)..
Como desvantagem, nao da pra fugir do padrao para uma carbonatacao especifica, e um pouco dificil de colocar na garrafa pq tem que quebrar elas para entrar na boca da garrafa.

As minhas acabaram nessa ultima leva que envasei semana passada e nao sei ainda como fazer na proxima: a ideia de fazer acucar invertido e colocar com seringa em cada garrafa nao me agrada muito e nao tenho como fazer trasfega..

@GuiSpin e @Lais Gouvea,

Vejam aqui no fórum o processo de priming indicado pelo Guenther, em tópicos fixos.

Basta derreter (inverter o açúcar) em água mineral, na proporção 1x1: para cada 1g de açúcar, 1mL de água.

O açúcar versos litros de cerveja, eu particularmente trabalho em torno de 4,5g/litro.

O grande lance para não ter problemas e manter tudo uniformizado, é seguir a ordem indicada:

1⁰ a calda de açúcar invertido > 2° a cerveja liberada com mangueira no fundo do recipiente formando um redemoinho (whirlpool) e enchendo de baixo para cima.

3° a cada 6 garrafas movimente a cerveja para manter tudo uniformizado.

Mas veja lá nos tópicos fixos que é bem explicado.
 
Lindas as cervejas da Lais e do Alan!

Acompanhei o desenrolar do papo sobre a sua cerveja, Lais. Que bom que foram só algumas que oxidaram.

Envazei a minha APA (PRIMEIRA BRASSAGEM) tem sete dias e devo abrir uma hoje, só de curiosidade. Mas deve demorar mais tempo para carbonatar. Fiz açúcar invertido. Vamos ver como fica. Eu também usei aquele enchedor que algum amigo te indicou ai e foi bem prático. Só na hora de arrolhar que tive dificuldade, pois achei muito duro para pressionar para baixo a alavanca, mas o arrolhador não estava fixo na bancada de pedra.

Quando tiver o resultado da bala da Lamas posta aqui para trocar figurinha. :p

@MariCavalheiro e @Bruno Nery,

O arrolhador possue dois defeitos fáceis de resolver que o transforma completamente.

1°: A base dele é muito pequena em relação ao comprimento da alavanca, logo, ao abaixar a alavanca esse movimento tende a trazer o equipamento todo junto para frente.

Solução: Fixe ele sobre uma tábua ou viga, de aproximadamente 15cm de largura por 25cm a 30cm de comprimento. O importante é que a tábua/viga fique alinhada próxima ao fundo da base do arrolhador e ao extremo da alavanca onde colocamos a mão.

Na prática a tábua/viga irá ser uma contra-alavanca, digamos, tendo a função de uma "mão francesa" e eliminando a vinda do arrolhador pra frente.

2°: Não há lubrificação da prensa da tampinha.

Solução: comprem grafite em pó (é um lubrificante encontrando em casa de ferramentas ou até mercados). Coloque um pouco em um guardanapo de papel e esfregue dentro da prensa que empurra a tampinha e, nas articulações pode colocar direto.

Só um pouco cuidado que o grafite é um pó extremamente fino e, lubrifica muito bem mas também impreguina. Melhor até forrar em baixo.

Basta ir pondo de pouco em pouco e articulando para espalhar.

Vira outro arrolhador!
 
@MariCavalheiro e @Bruno Nery,

O arrolhador possue dois defeitos fáceis de resolver que o transforma completamente.

1°: A base dele é muito pequena em relação ao comprimento da alavanca, logo, ao abaixar a alavanca esse movimento tende a trazer o equipamento todo junto para frente.

Solução: Fixe ele sobre uma tábua ou viga, de aproximadamente 15cm de largura por 25cm a 30cm de comprimento. O importante é que a tábua/viga fique alinhada próxima ao fundo da base do arrolhador e ao extremo da alavanca onde colocamos a mão.

Na prática a tábua/viga irá ser uma contra-alavanca, digamos, tendo a função de uma "mão francesa" e eliminando a vinda do arrolhador pra frente.

2°: Não há lubrificação da prensa da tampinha.

Solução: comprem grafite em pó (é um lubrificante encontrando em casa de ferramentas ou até mercados). Coloque um pouco em um guardanapo de papel e esfregue dentro da prensa que empurra a tampinha e, nas articulações pode colocar direto.

Só um pouco cuidado que o grafite é um pó extremamente fino e, lubrifica muito bem mas também impreguina. Melhor até forrar em baixo.

Basta ir pondo de pouco em pouco e articulando para espalhar.

Vira outro arrolhador!

_Mó_
Muito obrigada pelas dicas. Com certeza vou fazer esses dois passos na próxima.
;P
 
Lindas as cervejas da Lais e do Alan!

Acompanhei o desenrolar do papo sobre a sua cerveja, Lais. Que bom que foram só algumas que oxidaram.

Envazei a minha APA (PRIMEIRA BRASSAGEM) tem sete dias e devo abrir uma hoje, só de curiosidade. Mas deve demorar mais tempo para carbonatar. Fiz açúcar invertido. Vamos ver como fica. Eu também usei aquele enchedor que algum amigo te indicou ai e foi bem prático. Só na hora de arrolhar que tive dificuldade, pois achei muito duro para pressionar para baixo a alavanca, mas o arrolhador não estava fixo na bancada de pedra.

Quando tiver o resultado da bala da Lamas posta aqui para trocar figurinha. :p

Cara eu detesto o arrolhador de bancada, sempre me encheu o saco, como disse o Bruno, ele as vezes belisa a mão e eu acabei quebrando o meu no meio do envase de tão duro, ele entortou e quebrou quando eu forcei, mas o meu era daqueles mais vagabundão, então não sei como seriam os arolhadores top dessa linha. Dai eu comprei um como o abaixo, mamão com açucar, vc não faz um pingo de força, tranquilo de usar e muito mais rapido ... mas é só minha opnião ...

A proósito se um dia for comprar um desse abaixo em algum momento, te recomendo verificar se ele tem os diferentes tamanhos de gargalo (geralmente vem uma chapinha preta com duas posições) e se tem a opção de não usar a chapinha de gargalo, pra poder arrolhar tampinha em garrafas de chapanhe (caso um dia queira usar) o meu não permite e eu queria envasar minha saison nas garrafinhas de champanhe de 355 e não consegui ...


1603315776059.png
 
Cara eu detesto o arrolhador de bancada, sempre me encheu o saco, como disse o Bruno, ele as vezes belisa a mão e eu acabei quebrando o meu no meio do envase de tão duro, ele entortou e quebrou quando eu forcei, mas o meu era daqueles mais vagabundão, então não sei como seriam os arolhadores top dessa linha. Dai eu comprei um como o abaixo, mamão com açucar, vc não faz um pingo de força, tranquilo de usar e muito mais rapido ... mas é só minha opnião ...

A proósito se um dia for comprar um desse abaixo em algum momento, te recomendo verificar se ele tem os diferentes tamanhos de gargalo (geralmente vem uma chapinha preta com duas posições) e se tem a opção de não usar a chapinha de gargalo, pra poder arrolhar tampinha em garrafas de chapanhe (caso um dia queira usar) o meu não permite e eu queria envasar minha saison nas garrafinhas de champanhe de 355 e não consegui ...


View attachment 124936
Oi, Cleber!

Ah! Eu vi desses arrolhadores, deve ser bem mais fácil. Mas o meu veio no kit. Vou comprar um desse mais para frente. Obrigada pela dica sobre os tamanhos dos gargalos, achei que todos podiam arrolhar qualquer tipo de garrafa.

🤗🍻
 
Já abre uma e posta o resultado! Já vai estar boa!
Quanto ao arrolhador é um inferno mesmo. Duro e muitas vezes dá uma beliscada na mão. Pqp! Infelizmente esse de bancada na minha opiniao é o melhor.

No meu kit veio esse de bancada tbm. Antes de envasar, fiz um teste com ele e achei bem complicado e vi que iria precisar de ajuda.
Optei por trocar por um de outro modelo, se não me engano é arrolhador Kelly.

Achei muito mais prático e fácil de usar.
 
Então, abri a minha ontem. Apenas 6 dias de carbonatação. A espuma estava legal, mas não permaneceu mto tempo. O aroma estava ótimo, frutado. O sabor estava mais para pão/biscoito e um fundo frutado. Acho que deixarei mais uns 3 dias para o CO2 ficar mais presente.

Ou talvez abra uma por dia para ir vendo a diferença e comparando.

Segue a foto!

Que cerveja e espuma linda 😱

Essa APA foi receita do kit? Achei linda e como o amigo disse, deu vontade daqui😅

A Bitter começa hoje na maturação e acredito que daqui 2 semanas já devo ter alguma amostra para provar a carbonatação com as balas e com certeza retorno aqui.

🍻
 
Que cerveja e espuma linda 😱

Essa APA foi receita do kit? Achei linda e como o amigo disse, deu vontade daqui😅

A Bitter começa hoje na maturação e acredito que daqui 2 semanas já devo ter alguma amostra para provar a carbonatação com as balas e com certeza retorno aqui.

🍻
Olá!

Os insumos dessa vieram no kit, mas eu adicionei um dry hopping só para dar um tchã a mais. 🤣

Fiz uma outra APA no sábado, receita minha e de um amigo. Vamos ver se conseguimos manter o padrão da que fizemos a 3 anos.

Depois da o feedback da Bitter.

Quanto ao arrolhador, não tinha a possibilidade de troca pelo Kelly, mas provavelmente comprarei mais para frente.

🤗🍻
 
Tarde pessoal!!

Voltando para dar o feedback das balas do Lamas e digo que o resultado foi muito satisfatório. Tive ótima formação de espuma em 90% do lote, carbonatação aconteceu mais rápido que o açúcar e achei muito prático de usar na hora do envase: só quebrar e jogar na garrafa.

Descobri que meu problema de oxidação era na verdade por conta das tampinhas não estarem adequadas às garrafas: usei pry off em garrafa de Twist off e devido a isso a vedação não foi das melhores.

Quando a Bitter, sendo minha segunda brassagem fiquei muito satisfeita com o resultado: corpo médio, lúpulo floral meio resinoso, coloração dentro do estilo, aquele fundo de caramelo. Ficou pronta em 25 dias e foi um sucesso aqui em casa. Tanto que comprei mais dessa receita.

As fotos são da Bitter. Cheers pessoal🍻

PS: o que estão fazendo para o final do ano? Vou de Session Ipa😅
 

Attachments

  • IMG-20201111-WA0062.jpg
    IMG-20201111-WA0062.jpg
    31.9 KB · Views: 27
  • IMG-20201111-WA0061.jpg
    IMG-20201111-WA0061.jpg
    30.9 KB · Views: 26
Olá @Lais Gouvea!

Parabéns pela breja! Aspecto muito bom!

Detalhes ajustandam-se com o tempo.

Não vou de Session, mas estou com uma "quase" Kölsch - propositalmente um pouco menos alcoólica. Uma Session Kölsch hehehehe.

Saúde!
 
Tarde pessoal!!

Voltando para dar o feedback das balas do Lamas e digo que o resultado foi muito satisfatório. Tive ótima formação de espuma em 90% do lote, carbonatação aconteceu mais rápido que o açúcar e achei muito prático de usar na hora do envase: só quebrar e jogar na garrafa.

Descobri que meu problema de oxidação era na verdade por conta das tampinhas não estarem adequadas às garrafas: usei pry off em garrafa de Twist off e devido a isso a vedação não foi das melhores.

Quando a Bitter, sendo minha segunda brassagem fiquei muito satisfeita com o resultado: corpo médio, lúpulo floral meio resinoso, coloração dentro do estilo, aquele fundo de caramelo. Ficou pronta em 25 dias e foi um sucesso aqui em casa. Tanto que comprei mais dessa receita.

As fotos são da Bitter. Cheers pessoal🍻

PS: o que estão fazendo para o final do ano? Vou de Session Ipa😅
Show Lais,
Parabéns! O resultado parece bem legal mesmo!!

Session IPA é sucesso hein haha
Eu vou de Weiss e APA! Fim de ano com 80 litros de cerveja para entrar com tudo em 2021
Cheers! 🍻
 
Olá @Lais Gouvea!

Parabéns pela breja! Aspecto muito bom!

Detalhes ajustandam-se com o tempo.

Não vou de Session, mas estou com uma "quase" Kölsch - propositalmente um pouco menos alcoólica. Uma Session Kölsch hehehehe.

Saúde!

Hahaha

Eu tô com uma kolsch fermentando em parceria com um amigo e agora tô curiosa como fazer a versão Session 😅

Vou de Session para tirar o bloqueio de dry Hop e aqui na minha cidade o verão é absurdo de calor. Na expectativa que seja agradável de tomar nesse período.

🙂🍻
 
Show Lais,
Parabéns! O resultado parece bem legal mesmo!!

Session IPA é sucesso hein haha
Eu vou de Weiss e APA! Fim de ano com 80 litros de cerveja para entrar com tudo em 2021
Cheers! 🍻

Caraca,

Com 80L de cerveja boa é impossível não começar o ano bem 😃

Minha produção aumentou agora para 20L com o investimento dos cunhados 😂

Salut 🍻
 
Tarde pessoal!!

Voltando para dar o feedback das balas do Lamas e digo que o resultado foi muito satisfatório. Tive ótima formação de espuma em 90% do lote, carbonatação aconteceu mais rápido que o açúcar e achei muito prático de usar na hora do envase: só quebrar e jogar na garrafa.

Descobri que meu problema de oxidação era na verdade por conta das tampinhas não estarem adequadas às garrafas: usei pry off em garrafa de Twist off e devido a isso a vedação não foi das melhores.

Quando a Bitter, sendo minha segunda brassagem fiquei muito satisfeita com o resultado: corpo médio, lúpulo floral meio resinoso, coloração dentro do estilo, aquele fundo de caramelo. Ficou pronta em 25 dias e foi um sucesso aqui em casa. Tanto que comprei mais dessa receita.

As fotos são da Bitter. Cheers pessoal🍻

PS: o que estão fazendo para o final do ano? Vou de Session Ipa😅
Show! Está linda essa cerveja.

No final do ano vamos de IPA e Witbier.

🍻 :p
 
Back
Top