Primeira brassagem - Sabor Muito forte de Álcool

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Felipe_Carlos

Active Member
Joined
May 13, 2015
Messages
40
Reaction score
3
Essa é a minha primeira brassagem e ao realizar o primeiro teste de densidade após 10 dias de fermentação, com temperatura controlada em 20ºc, notei a presença muito forte do álcool. Porém, pelo calculo do ABV, a porcentagem do alcool é baixa = 3,2%.

DO= 1,070
DF= 1,046

ABV= (1,070 - 1,046)*131 = 3,144

Referente ao controle de temperatura, o sensor do fullgauge ficou colado com fita isolante no fermentado e isolado por espuma.

Alguém pode me ajudar? Em que posso ter errado? Muita levedura?
 
Fala @Felipe_Carlos

O aroma e sabor da cerveja durante a fermentação primária, secundária, clarificação, carbonatação por priming, etc, é muito dinâmico!

pode aparentar o alcool no início, mas não necessáriamente é um defeito!

Dê mais um tempo e vai avaliando!

Que fermento ta usando?
 
Concordo com o @Scaranello.

A cerveja vai mudar muito ainda, não tá nem próximo do sabor final nessa altura do processo.

OUtra coisa, quanto de fermento e qual a marca que tu usou para quantos litros de mosto e como foi o controle de temperatura durante a mosturação? Tem coisa errada nesse processo, mas precisamos de informações para tentar achar o que é.

Atenuou muito pouco pela quantidade de dias e temperatura. Ou o fermento morreu devido a um pitch incorreto, ou não há mais açucar fermentável nesse mosto.

Abraço,
 
@Scaranello, estou usando um fermento da Agrária - Nottingham (http://www.agraria.com.br/malte_produtos.php)

@jones, estou fazendo uma IPA

@jalexandre, como disse, usei o fermento Nottingham de alta fermentação para 20 litros.
No processo de mosturação utilizei duas panelas com resistência e controle de temperatura realizado por um Dimmer epoço termométrico com termômetro digital. Filtragem foi realizada por bozzoka. Acredito que o controle de temperatura foi bastante efetivo.

No processo de fermentação, o primeiro dia a temperatura ficou em 18ºc e fui subindo até subir para 20ºc, é claro que com poucas variações.

O primeiro erro foi como eu coloquei o fermento. Não fiz a hidratação com água morna - starter.

@zerosa, realizei a medição através de densímetro e proveta de 250ml. Sei que pelo refratómetro não é indicado para densidade final. Além disso, todos os testes não realizei a correção de temperatura do mosto, pois foram realizados a uma temperatura de 20ºc.
 
Acho que foi pouco fermento. Com uma densidade destas, no mínimo o dobro e hidratado. A perda da viabilidade pode chegar até 50% por não hidratar.
Em geral, cervejas com OG em torno de 1.050 devem ser inoculadas com aproximadamente 1g de fermento por litro. Esta taxa aumenta conforme aumenta a densidade inicial. Ou seja, tu na verdade usou 1/4 do mínimo recomendado.
Na área de fermentação do fórum tem um tópico fixo sobre taxa de inoculação. (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424).
Eu hidrataria pelo menos mais um pacote e faria uma nova adição.
 
Acho que foi pouco fermento. Com uma densidade destas, no mínimo o dobro e hidratado. A perda da viabilidade pode chegar até 50% por não hidratar.
Em geral, cervejas com OG em torno de 1.050 devem ser inoculadas com aproximadamente 1g de fermento por litro. Esta taxa aumenta conforme aumenta a densidade inicial. Ou seja, tu na verdade usou 1/4 do mínimo recomendado.
Na área de fermentação do fórum tem um tópico fixo sobre taxa de inoculação. (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424).
Eu hidrataria pelo menos mais um pacote e faria uma nova adição.

Eu usei 2 pacotes de 11,5g.
Mesmo assim foi pouco?
 
Ainda assim. Tua OG foi bem alta. E sem hidratar o fermento podes ter reduzido bastante a viabilidade.
Tu já deu por encerrada a fermentação primária? (a densidade estabilizou?)
 
Ainda assim. Tua OG foi bem alta. E sem hidratar o fermento podes ter reduzido bastante a viabilidade.
Tu já deu por encerrada a fermentação primária? (a densidade estabilizou?)

Ainda não encerrei a fermentação primaria... esse foi o primeiro teste.
Será que amanhã eu já faço um novo teste de densidade? ou coloco mais fermento?
 
@Scaranello, estou usando um fermento da Agrária - Nottingham (http://www.agraria.com.br/malte_produtos.php)

@jones, estou fazendo uma IPA

@jalexandre, como disse, usei o fermento Nottingham de alta fermentação para 20 litros.
No processo de mosturação utilizei duas panelas com resistência e controle de temperatura realizado por um Dimmer epoço termométrico com termômetro digital. Filtragem foi realizada por bozzoka. Acredito que o controle de temperatura foi bastante efetivo.


@zerosa, realizei a medição através de densímetro e proveta de 250ml. Sei que pelo refratómetro não é indicado para densidade final. Além disso, todos os testes não realizei a correção de temperatura do mosto, pois foram realizados a uma temperatura de 20ºc.

Sim, mas a que temperatura foi feita a mosturação e qual a receita que utilizaste.

A causa da alta densidade e demora pode ser uma série de coisas, entre as quais fermentação incompleta ou excesso de açucar não fermentável no mosto.

PS. Já leu o 'How to Brew'?

Abraços,
 
Faz o novo teste antes de tomar alguma atitude.
Em geral uma taxa de inoculação abaixo da indicada não inviabiliza a fermentação. Se a densidade ainda estiver baixando, deixa assim.
O maior problema é no início do processo. O esforço extra do fermento para se multiplicar e dar conta do trabalho acaba gerando uma série de compostos não desejados e que vão ocasionar os famigerados off-flavours.
 
Sim, mas a que temperatura foi feita a mosturação e qual a receita que utilizaste.

A causa da alta densidade e demora pode ser uma série de coisas, entre as quais fermentação incompleta ou excesso de açucar não fermentável no mosto.

PS. Já leu o 'How to Brew'?

Abraços,

A temperatura da mosturação foi 67ºc, masch out 76ºc

O livro já estou lendo
 
Back
Top