Primeira brassagem, mais alcool que o esperado...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ivancorso

New Member
Joined
Mar 9, 2014
Messages
2
Reaction score
0
Fala galera, este é meu primeiro post aqui no fórum. Fiz minha primeira brassagem há duas semanas. Estava muito preocupado com a eficiência dela, por isso comprei um pouco a mais de malte. A receita usada foi:

3kg Pilsen
1kg Pale Ale
1kg Maris Otter
500g Cara 50

20g Hallertau 60 minutos

55 graus 20 minutos
65 graus 20 minutos
71 graus 60 minutos
Mash out 78 graus 15 minutos

O que aconceteu foi o contrário do que imaginava. Meu OG ficou em 1,069 (esperado 1,059)! Meu mash efficiency ficou em 83%. Após 5 dias de fermentação a 20 graus medi o FG do mostro e já estava em 1,019 (ABV 6,8%). Fiquei com medo da minha cerveja ficar com mais álcool ainda e então realizei a trasfega e atualmente ela está maturando a 10 graus (1 semana já). Na hora da trasfega provei o mostro e já estava com um sabor evidente de alcool.

Medi a quantidade de mostro após a trasfega e deu 16 litros. Não adicionei mais água durante a fervura e talvez tenha sido esse o meu erro. Minha dúvida é: vale a pena fazer o priming com mais água do que o recomendado para dar uma "diluída" na cerveja?

Obrigado!
 
Acho q vc poderia ter adicionado mais agua quando gez a primeira leitura... ate conseguir chegar na OG esperada.... manda um caminhao de lupulo no dry hop... deixa maturar mais 10 ou 20 dias pra aredondar o sabor e seja feliz na sua quase IPA hehe
 
cuidado amigo.
nunca engarrafe antes de concluir a fermentação. Alem da sua cerveja ficar com sabores indesejaveis, será uma bomba relogio, pois o fermento vai consumir o açucar que resta MAIS o seu priming.
 
Fecho com o Tiago nessa, interromper a fermentação, em especial a finaleira (diacetil rest), que é quando deixamos o fermento purgar os aromas e sabores indesejados, deve ter sido o que trouxe esse gosto de álcool.

Da próxima vez deixe a temperatura subir um pouco umas 48 horas depois do fim da fermentação, deve ser suficiente para o fermento reabsorver e purgar esses off flavors.
 
Bem observados confrades.... muito importante terminar a fermentaçao antes de fazer o priming....
 
Acho que não me expliquei direito rs. 1 dia antes já tinha visto que o FG estava em 1,019 e pelo que tinha lido voce pode considerar a fermentação concluída com 24 horas de FG estável (me corrijam por favor)... Por isso fiquei mais tranquilo em realizar a trasfega. Mas logo após comecei a estudar de novo e vi que poderia ter sido um erro. Infelizmente já está feito, e pra primeira leva não acho que ficou tão ruim rs.

Obrigado pelos conselhos...
Há algo que ainda posso fazer para melhorar minha cerveja? Pelo que li uma maturação maior irá ajudar também!

Obrigado!
 
Eu ainda voto numa maturaçao longa com um dry hop de uma porrada de lupulo. Rs ia disfarça o alcool... e talvez tua breja fique doce por causa da og alta de da mosturaçao a 71 graus.. e o lupulo dava uma corrigida...
 
pelo que tinha lido voce pode considerar a fermentação concluída com 24 horas de FG estável (me corrijam por favor)

Está correto, porém é bom efetuar o diacetil rest: deixar a temperatura subir mais alguns graus para estimular nova atividade da levedura com a finalidade de eliminar e/ou reabsorver alguns subprodutos. Um composto comum é o diacetil, o mesmo que deixou esse gosto alcoolico na tua cerveja. Em geral entre 1 e 2 dias de descanso limpam a tua cerveja das nhacas.
:p
 
Ivancorso não vale o risco diluir agora tua ceva com água.

Quanto a gravidade na próxima cerveja o modo mais simples é ajustar antes de iniciar a fervura, como tua OG era para ser 1,059 teria que ter uma gravidade em + ou - 1,054 antes da fervura (coloca água até chegar o valor caso a esteja alta ou ferva por mais tempo se estiver mais baixa), ao final do processo de fervura em função da evaporação tua OG estará próxima de 1,059. Caso tu colocar água talvez seja necessário um ajuste do lúpulo de acordo com teu volume antes da fervura.

PS: na próxima ceva mede a gravidade antes e depois da fervura para saber quanto ela aumenta.
 
Back
Top