Primeira Brassagem - IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vitormagalhaes

Active Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
29
Reaction score
5
Olá Pessoal, depois de muito tempo estudando e depois de 20 dias de férias, resolvi iniciar minha primeira brassagem.

Comprei o Kit de 5 Litros do Mr Beer/Arte Brew.

Errei várias coisas, mas gostaria de compartilhar algumas com vocês.

1º - Recirculação - Não conseguimos recircular muito por que tivemos um entupimento na torneira.

2º - Lupulos - Ao iniciar a fervura, ao inves de colocar os lupulos separados, colocamos os dois (amargor e aroma) juntos.

3º - Resfriamento - Tiramos do fogo e colocamos direto na agua gelada, demorou um bocado para resfriar abaixo de 30.

4º - Densidade - Após colocar no fermentador tiramos 250ml para proveta, inserimos o densimetro e atingimos cerca de 1.074, acham que está um bom número?

5º - Fermento - Tiramos metade de um pacote adicionamos agua e ativamos, após uns 20 minutos, terminamos a fervura e o resfriamento e inserimos o fermento, lavamos toda a louça e nada do airlock ativar, resultado, pegamos o resto do fermento e inserimos no fermentador.

Já da pra ver que erramos muita coisa por ansiedade e falta de pratica, já sabemos onde melhorar, mas poderiam me dizer o que esperar da nossa cerveja quando formos fazer o priming e o engarrafemento?

Abs
 
Entupimento da torneira - usaram bazooka, fundo falso, biab?
Lúpulos - juntos quando? Se foi no começo o amargor será aumentado, seu foi ao fina da fervura provavelmente terão pouco amargor e um aroma mais pronunciado

Resfriamento - conheço histórias de gente que deixou de um dia para outro e não perderam a leva mesmo assim

Densidade - está dentro, mas no limite superior do estilo, seria interasante ler um guia de estilo, se quiser o BJCP veja em https://www.dropbox.com/s/x903np84once2yl/bjcp.pdf

Fermento - Terá que ir acompanhando dia a dia para verificar se eziste atenuação, nem sempre que o airlock fica sem borbulhar significa que o fermento não esteja a trabalhar.
 
Usaram qual tipo de filtro, usaram filtro?
Estranho entupir a torneira.
 
Fizemos BIAB, mas descobri o problema era na torneira que estava com problema.

Estou olhando diariamente e esta fermentando realmente.

Minha duvida agora, quanto tempo fermentando? A receita do Kit diz 3 dias, eu acho pouco tempo.
 
cara, como a ipa é forte, acho legal deixar uns 5 - 7 dias.
apesar de vc ter usado bastante fermento, 3 dias acho que vai ser pouco.
da uma lida no livro do john palmer q ele vai dando uns toques
 
Três dias de fermentação numa cerveja, não consigo entender como ainda tem gente que possa recomendar isso, muito menos num kit.

Minha sugestão: te preocupa mais com a medição das densidades, uma cerveja com esta OG pode levar uns bons dias para fermentar totalmente.
 
Back
Top