Primeira brasagem – qual a prioridade?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Shachobier

Member
Joined
Aug 12, 2019
Messages
17
Reaction score
1
Location
São José - SC
Meu amigo, se estas pensando em fazer tua primeira cerveja, qual a tua prioridade? Quantidade de cerveja ou graduação alcoólica da receita? Vou relatar a minha situação, só faço lager, a minha receita, desde a muito tempo, e dou prioridade a quantidade, engarrafo uns 40 poucos litros, para isso, uso 10 quilos de malte e 65 litros de água.

Uso 33 litros de água na brasagem e 30 litros para a lavagem, levo para o fermentador em torno de 43 litros e acrescento mais uns 2 litros no fermentador. A fermentação gira em torno de 44 litros. Meus fermentadores são de 50 litros. Para o start, uso 2 litros do mostro, antes da lavagem e a inoculação faço no dia seguinte, com mostro e levedura a 20° C.

Veja, a minha eficiência é de 68%, as perdas são: 10 litros no mostro, 1 litro nas enzimas e mangueiras, 5 litros na fervura 5 litros na espuma de enzimas, no trub e lama.

Antes de fazer a primeira brasagem tem que saber quantos litros de água o equipamento evapora na fervura. Coloque uma litragem na panela, pouco acima da metade, ferva por 60 minutos, deixe esfriar até a temperatura ambiente e meça novamente, veja quantos litros perdeu. Outra perda considerável é junto com os grãos na brasagem, na relação, (arredondada) de 1 litro de água por quilo de malte, e ainda tem a espuma da enzima, (quando começa a fervura), o trub e a lama, mas isso só vai saber na hora H.

Boas brasagens
 
Back
Top