Primeira APA - Sugestões, críticas e chingamentos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lucas.carnetti

Active Member
Joined
Apr 17, 2018
Messages
40
Reaction score
7
Boa noite. Como é minha primeira APA, gostaria da colaboração de vcs. Vale tudo, menos xingar a minha pobre maezinmã. Grato
Receita pra 35l:

Pale Ale Agraria 9,5kg (98,4%)
Caraaroma weyermann 0,150kg (1,6%)

Mostura a 67° - 90min
Mash out 76° - 10min

30g Columbus - 40min
20g Columbus - 5min
50g Cascade - 0min
50g Cascade DH - 5 dias
50g Columbus DH - 5 dias

3pacotes US-05

Fermentação primária - 16°
Fermentação secundária - 20° (subindo dos 16 aos 20 com um grau ao dia)

Maturação 10 dias
Tô com dúvidas quanto a proporção de açúcar do primme
 
Relaxa, ninguém aqui vai te xingar.

Quais são os parâmetros esperados aí? OG, IBU, EBC.
Quanto ao primming, 6g/l. Nessa maturação de dez dias, vc vai deixar a breja a que temperatura? Pq tecnicamente, após esse período até °, ela já deve estar maturada. Resta a clarificação, que vc pode fazer deixando esses dez dias na temperatura mais baixa que conseguir, desde que não congele. O resto parece estar ok, apesar de que eu faria ela 100% Pale, ou utilizaria um malte caramelo claro para ajuste de cor.
 
Então, tô esperando 1,051 de og, ibu nos 39/40, EBC 12(se não me engano). Pretendo maturar em 0 ou 1 grau mesmo, pra clarificar. Obrigado pela dica de maltes, vou dar uma olhada como fica no beersmith.
 
Lucas,

Fiz uma simulação, no Beersmith, com os dados que você passou. Os resultados de OG e ABV ficaram foram da faixa levando em consideração o BJCP 2015 e, claro, minha configuração de equipamento (All Grain). Isso não é um problema se é o que você busca, pois cerveja caseira é pra isso mesmo, fazer da maneira que gostamos.
Vou postar a receita ajustada para os maltes e levedura que sempre uso pra fazer minhas APAs, o resultado é sempre muito bom. Os lúpulos coloquei os que você sugeriu (não são os que mais uso).
Quanto à levedura usei a M44 da Mangrove porque obtive excelentes resultados com ela e já tive problemas com a US-05 da Fermentis.

Quanto ao priming, uso sempre 4 gramas de açúcar por litro.

Espero que ajude você a montar a sua receita.

Abraço!
 

Attachments

  • receita-lucas-carneti.png
    receita-lucas-carneti.png
    356.8 KB · Views: 99
Lucas,

Fiz uma simulação, no Beersmith, com os dados que você passou. Os resultados de OG e ABV ficaram foram da faixa levando em consideração o BJCP 2015 e, claro, minha configuração de equipamento (All Grain). Isso não é um problema se é o que você busca, pois cerveja caseira é pra isso mesmo, fazer da maneira que gostamos.
Vou postar a receita ajustada para os maltes e levedura que sempre uso pra fazer minhas APAs, o resultado é sempre muito bom. Os lúpulos coloquei os que você sugeriu (não são os que mais uso).
Quanto à levedura usei a M44 da Mangrove porque obtive excelentes resultados com ela e já tive problemas com a US-05 da Fermentis.
Espero que ajude você a montar a sua receita.

Abraço!
Muito obrigado mesmo.

Eu acabei comprando o BS e coloquei a receita lá. Cheguei a um resultado bem parecido com o seu, mesmo no meu equipamento, aí fiz algumas alterações.
No momento a receita já está fermentando.
Diminuí a receita pra 25litros, substituí o carahell por caraaroma (não sei se faz muita diferença), mas coloquei apenas 1%, só pra dar uma corzinha. Mudei a quantidade e tempo de adição dos lúpulos, bu/gu ficou em 0,698

Muito obrigado por dedicar o seu tempo pra me ajudar, por isso que amo essa comunidade cervejeira kkkk

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk
 
Olha, eu gostaria de reclamar de uma coisa... Já entrei pensando em como te xingar, perdi alguns segundos com isso e não encontrei motivo.
Dito isso, a receita não parece má, não vejo motivos para reclamar do US-05 (a não ser pessoais - ele cumpre bem o que promete). A cerveja é sua e você tem todo o direito de fazer ela como quiser. Eu mudaria o tempo de colocada dos lúpulos. Amargor eu costumo colocar no início do enchimento da panela de fervura (first worth hopping) ou nos 60'. De aroma abaixo de 15'. Os que você colocou de aroma estão em linha com o que pratico, mas não o de amargor. Não acho interessante a lupulagem aos 40'. Mas de novo, a cerveja é sua e quem dita as regras é você;

Uma ótima brassagem.
 
Kkkkkk
Na vdd eu já fiz a receita, mas acabei mudando bastante coisa. No final, ficou assim
Agora tô clarificando ela, acredito q sexta eu envase. Quando estiver pronta eu posto resultado
15282112103241451128033.jpg
15282112103241451128033.jpg
 
Segue
 

Attachments

  • 1528211310696383944146.jpg
    1528211310696383944146.jpg
    92.2 KB · Views: 26
  • 15282113839261960976673.jpg
    15282113839261960976673.jpg
    86.9 KB · Views: 21
Olha, eu gostaria de reclamar de uma coisa... Já entrei pensando em como te xingar, perdi alguns segundos com isso e não encontrei motivo.
Dito isso, a receita não parece má, não vejo motivos para reclamar do US-05 (a não ser pessoais - ele cumpre bem o que promete). A cerveja é sua e você tem todo o direito de fazer ela como quiser. Eu mudaria o tempo de colocada dos lúpulos. Amargor eu costumo colocar no início do enchimento da panela de fervura (first worth hopping) ou nos 60'. De aroma abaixo de 15'. Os que você colocou de aroma estão em linha com o que pratico, mas não o de amargor. Não acho interessante a lupulagem aos 40'. Mas de novo, a cerveja é sua e quem dita as regras é você;

Uma ótima brassagem.
@Paivao

Nas minha últimas 5 APAs tenho usado somente FHW (o lúpulo antes da fervura) para atingir algo em torno de 70-80% do amargor e toda a demais carga de lúpulo em Flame out, nos 0 min e iniciando o whirlpool e um resfriamento para 80ºC.
Atingido os 80ºC deixou mais uns 10 min antes de resfriar para valer.

Tenho obtido muito sabor e aroma de lúpulo desde que parti para esta abordagem de late hopping.

E como tu mesmo já citou: "na sua cerveja, suas regras".
 
Também sou um grade fã das duas técnicas que o Jean citou, First Wort Hopping combinado com Late Hopping/whirlpool hopping. A minha diferença é que ainda faço uma adição de cerca de 1g/L no minuto 10 p/ final, dividindo a carga de amargor com o a carga do FWH (pensando em IPAS, não em APAS).

Para uma APA eu não usaria o CaraAroma, mesmo 1,6% já pode trazer um sabor que eu não espero em uma american pale ale, mas talvez numa english pale. Iria de algum caramelo/crystal mais fraco como o CaraRed/ruby/crystal 20 e subiria então a inclusão para algo em torno de 5%. Mas gosto é gosto.
 
Boa noite. Como é minha primeira APA, gostaria da colaboração de vcs. Vale tudo, menos xingar a minha pobre maezinmã. Grato
Receita pra 35l:

Pale Ale Agraria 9,5kg (98,4%)
Caraaroma weyermann 0,150kg (1,6%)

Mostura a 67° - 90min
Mash out 76° - 10min

30g Columbus - 40min
20g Columbus - 5min
50g Cascade - 0min
50g Cascade DH - 5 dias
50g Columbus DH - 5 dias

3pacotes US-05

Fermentação primária - 16°
Fermentação secundária - 20° (subindo dos 16 aos 20 com um grau ao dia)

Maturação 10 dias
Tô com dúvidas quanto a proporção de açúcar do primme

Pouco fermento amigo:

Fermentis garante pelo menos 6bi/grama de celulas. ...se for bem hidratado e acondicionado no pacote.

Formula: grau plato (og)*0,75*vol (ml)
12,81*0,75*35000=336bilhoes

Se cada pacote tem 6bi/grama (69bi por pacote), voce precisara de 4,87pacotes (5 para arredondar)..

Caprichar na fermentacao que teras uma boa cerveja.
 
Boa noite. Como é minha primeira APA, gostaria da colaboração de vcs. Vale tudo, menos xingar a minha pobre maezinmã. Grato
Receita pra 35l:

Pale Ale Agraria 9,5kg (98,4%)
Caraaroma weyermann 0,150kg (1,6%)

Mostura a 67° - 90min
Mash out 76° - 10min

30g Columbus - 40min
20g Columbus - 5min
50g Cascade - 0min
50g Cascade DH - 5 dias
50g Columbus DH - 5 dias

3pacotes US-05

Fermentação primária - 16°
Fermentação secundária - 20° (subindo dos 16 aos 20 com um grau ao dia)

Maturação 10 dias
Tô com dúvidas quanto a proporção de açúcar do primme

Fala meu amigo! Única coisa que eu mudaria na sua receita é oq vc coloca como tempo de mostura ali, vc tem que ir fazendo teste do iodo, se os açúcares estiverem convertidos em 60’, já mete o mash out e bora recircular esse mosto, aliás já pode começar a recircular antes de completar 60’ ganha 1 hora nessa... Mas cada um tem seu jeito de fazer não tem certo ou errado
Ah eu tb colocaria lúpulo um pouco antes tb para deixar aquele amargor gostoso depois do gole, e 3 pacotes de fermento acho mto tb, usaria 2
Abraço
 
Vou fazer minha primeira brassagem.Nao quis abrir um novo tópico ainda,mas quem quiser me dar alguma dica, fiquem a vontade.Segue o que comprei para fazer uma Apa 20 litros.
4.1 kg de malte Pilsen
1kg de caramalt muntons EBC 30
40 gramas de lúpulo cascade
30 gramas de lúpulo Columbus
1pacote de fermento US 05.
15gramas de Columbus. 60minutos
10 gramas de Columbus. 30 minutos
E 5 gramas Columbus e 40 cascade . 0 minutos.
Obs: Não montei a receita com aplicativos ou programas.
 
@Leo Tovo também tem o software do site Brewer´s Friend, que pode ser usado na página ou baixado.

Eu uso ele. É muito bom, inclusive com a opção de cálculo de amargor com no-chill.
 
@Leo Tovo também tem o software do site Brewer´s Friend, que pode ser usado na página ou baixado.

Eu uso ele. É muito bom, inclusive com a opção de cálculo de amargor com no-chill.
Obrigado Jean vou testar este tbm.Estou tbm tom o beer smith3 em modo teste,ele achei mais complexo de mexer pelas unidades e por estar em inglês.
 
Back
Top