Primeira amostra do Fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

manjunior007

Well-Known Member
Joined
Nov 8, 2014
Messages
88
Reaction score
6
Bem, extrai ontem a primeira amostra do balde fermentador, uma Blond ale...

Fiz dia 15/11

Fermentando: 16/11 até 22/11 (18ºC) / 21/11 e 22/11 (19ºC) / 23/11 e 24/11 (20ºC)

Não borbulhou o meu Airlock e ontem tirei para medir a densidade...


vamos aos resultados...

1) A amostra saiu com 23ºC (Mesmo eu tendo colocado o TIC17 em 20ºC, porem não está com poço térmico, está colado com fita isolante na parede do balde com isopor por cima e com papel alumínio por cima de tudo!

2) A medição deu 1.010, o que fazendo a conversão na temperatura, daria 1.011 (Acredito que isso está normal)

3) O cheiro é de cerveja, possui um leve cheiro de cidra

4) O gosto não me parece de cerveja ainda, parece agua com alcool. Não sei se isso vai melhorar com a maturação da cerveja!

5) O retrogosto é de cerveja!

6) O fermentador (quando eu aperto levemente a tampa) ainda borbulha no airlock

7) Vou maturar a cerveja em 2ºC para clarear.

8) Não sei se devo deixar mais tempo, por falta do densimetro quando fiz a brassagem, não sei a OG, só consegui medir a FG agora!

O que vocês acham?
 
Qual é a tua dúvida específica?

Não vais fazer fermentação secundária?
 
Qual é a tua dúvida específica?

Não vais fazer fermentação secundária?

vou fazer a maturação, mas fermentação secundária não, pois por achar que para a primeira leva não seria necessária eu ainda não pesquisei a respeito!

1) queria saber se o processo está correto!

2) se a medição está normal

3) Não sei se devo deixar mais tempo no fermentador
 
vou fazer a maturação, mas fermentação secundária não, pois por achar que para a primeira leva não seria necessária eu ainda não pesquisei a respeito!

1) queria saber se o processo está correto!

2) se a medição está normal

3) Não sei se devo deixar mais tempo no fermentador
Fermentação secundária é necessária SEMPRE.

Nessa mesma área de Fermentação do fórum tem um tópico meu falando justamente sobre isso. Recomendo que tu leias, e provavelmente não vai ter mais dúvidas sobre como deve proceder.

A medição está normal, e pra saber se a fermentação primária acabou, basta medir a densidade por pelo menos 2 dias seguidos.... se a densidade não baixou..... é porque praticamente não há mais açúcares fermentáveis para serem consumidos.

Agora... sobre gosto e aroma.... isso tudo depende da tua receita, da OG (que pelo visto, tu não mediu), e por aí vai. Não medir a densidade inicial da cerveja é parecido com pilotar o carro com um olho só...... até consegue, mas perde o senso de profundidade e 3D.

Abraço,
 
Fermentação secundária é necessária SEMPRE.

Nessa mesma área de Fermentação do fórum tem um tópico meu falando justamente sobre isso. Recomendo que tu leias, e provavelmente não vai ter mais dúvidas sobre como deve proceder.

A medição está normal, e pra saber se a fermentação primária acabou, basta medir a densidade por pelo menos 2 dias seguidos.... se a densidade não baixou..... é porque praticamente não há mais açúcares fermentáveis para serem consumidos.

Agora... sobre gosto e aroma.... isso tudo depende da tua receita, da OG (que pelo visto, tu não mediu), e por aí vai. Não medir a densidade inicial da cerveja é parecido com pilotar o carro com um olho só...... até consegue, mas perde o senso de profundidade e 3D.

Abraço,

Desculpe, eu confundi fermentação secundária com outra coisa! Eu iria fazer, porem eu fiquei com dúvida por meu termômetro ter dado um valor diferente do que o meu TIC tava medindo!

pois se o mosto em 20º tava medidno 23º, então quando ele estava em 18º, na verdade ele estaria medindo 21ºC.

ai acabei me enrolando, mas meus planos eram subir até 24º e deixar por 5 dias antes de baixar para 2ºC
 
Estou começando a achar que meu termômetro ta com diferença de temperatura, deu valor diferente do meu termostatos e a cerveja ficou aguada, mesmo eu tendo seguido a receita!
 
Como tu sabe que a cerveja ficou aguada?
O sabor e o aroma da cerveja em produção são bem diferentes do produto pronto.
 
Eu provei a amostra, ai perguntei aqui se iria mudar, o @Guenther que falou que não! Que a cerveja iria ficar daquele jeito! De qualquer forma eu vou terminar o processo para ver o resultado final! Tomara que mude!
 
Eu provei a amostra, ai perguntei aqui se iria mudar, o @Guenther que falou que não! Que a cerveja iria ficar daquele jeito! De qualquer forma eu vou terminar o processo para ver o resultado final! Tomara que mude!

Calma, cara ... não te afoba. Sei que é difícil se controlar, mas espera ela ficar pronta pra tirar tuas conclusões.

Não adianta se apavorar... muitas vezes já achei que ia dar algo errado, ficava nervoso e, no final das contas, a ceva ficava bala.

edit: pelo que entendi a fermentação recém completou uma semana ... espera mais um pouco.
 
Eu provei a amostra, ai perguntei aqui se iria mudar, o @Guenther que falou que não! Que a cerveja iria ficar daquele jeito! De qualquer forma eu vou terminar o processo para ver o resultado final! Tomara que mude!

Cara a cerveja é "Viva" ela vai mudar de gosto com o tempo, você querendo ou não; Pode mudar para melhor ou para pior, mais não tem como ela ficar igual se o fermento dentro dela esta vivo.

Tanto que muita gente estoca as brejas para envelhecer na garrafa para ver o que acontece com ela com o passar do tempo.

Claro que isso tem um limite. Sua cerveja que por exemplo esta com gosto de banana não vai desenvolver gosto de chocolate se deixar na garrafa, o perfil vai ser o mesmo. Se ela esta com pouco álcool hoje e já estabilizou e vc não gostou do resultado, nada impede de vc refermentar com alguma coisa do tipo açúcar para aumentar o Álcool e ate o gosto (usando mel por exemplo).

Mais como já falaram relaxa e curte a breja. Minha primeira breja foi uma de trigo que ficou sem corpo e adstringente por causa do fermento e da rampa e mesmo assim, a felicidade quando fiquei bêbado com ela foi indescritível rsrsrs :drunk:

Então aproveita a breja rsrsrsr
 
Se a cerveja está aguada.... vai continuar aguada, isso não vai mudar. Gostos e aromas, isso sim pode mudar.
 
Gente, tirei a segunda amostra do fermentador, ficou ótima! Não ficou aguada não! Ficou leve e gostosa!! Agora é esperar pelo CO2 e pela espuma!
 
Legal @manjunior007 é isso aí! As impressões das provas antes do produto final enganam mesmo, com o tempo você vai pegando o jeito do que procurar no sabor em cada etapa e tomar decisões a partir disso, mas no início é tudo muito confuso mesmo. O importante é não se assustar e seguir rumo :mug:
 
Não tire conclusões precipitadas, mas não deixe de experimentar sua cerveja mesmo antes de se chamar cerveja.
Eu experimento durante a mostura, pós fervura e resfriamento e a cada dois ou três dias de fermentação e assim vou acompanhado e o processo - e como a galera já disse, muita coisa muda.
 

Latest posts

Back
Top