Posso engarrafar? FG 1.022

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bbhv

Member
Joined
Jul 5, 2016
Messages
22
Reaction score
6
Prezados,
20 L IPA com OG 1.058 e F.G 1.022 (a estimada era 1.016).
Medida com densímetro devidamente calibrado.
Já mandei para maturação a 5 ºC.
Qual erro? Eu já sei. Usei somente 1 pacote de M44, enquanto, pelo bom senso e pelo BeerSmith, eram necessários dois.
Indago com qual (quais) características a cerveja virá? Está tudo perdido? 1.022 é muito alta, considerando uma OG de 1.058?
Devo ter cautela na carbonatação?
Grato de antemão.
 
Está parado há quantos dias em 1022?
Já verificou se você não informou no beersmith uma temperatura de mosturação menor do que a que você de fato usou na brassagem?
 
parou há um bom tempo, e olha que deixei mto tempo fermentando
 
1022 não é tão alto assim. Você pode ter mosturado numa temperatura alta, isso só vai dar um perfil mais maltado. Se você esperou uns 3 dias e a FG não mudou pode engarrafar. Mas se você quiser garantir, coloca mais fermento e vê se atenua mais.

Na minha penúltima bassagem (uma belgian blonde ale) aconteceu coisa semelhante. OG 1061 e a FG ficou em 1021, enquanto o estimado pelo BS era de 1012. Coloquei mais fermento e não adiantou nada. Engarrafei e não deu nada errado. Pelo menos não em relação a isso, pois tive um problema de má formação de espuma que nem sei a origem mas acredito que não tenha nenhuma relação.
 
teve alguma alteração no gosto ou somente na formação de espuma?
 
Ah, só um detalhe, ela está há 5 dias na geladeira a 5 graus.
fiz uma gelatinização com a cerveja bem fria para clarificar;
at
 
Não detectei nenhum off-flavor. Pra minha percepção ficou impecável. O problema mesmo foi a espuma, mas repito que acredito que não tenha nada a ver.
 
Quantos dias ela ficou parada em 1022 em TEMPERATURA DE FERMENTACAO? Pois se o fermento ainda estava trabalhando e você abaixou pra 5°C ele vai parar de atenuar mesmo.
 
Minha Pilsner estacionou por 2 dia a 1.018, dei uma mexida para levantar um pouco de fermento e no dia seguinte já estava em 1.012 mas depois de muitos dias na geladeira a 5C não sei como estarão suas leveduras.
 
Eu estava medindo a densidade da breja na fermentação com refratômetro sem remover gás e sem as devidas correções. OG inicial 1,061 e nessas leituras, FG 1,024. Fiz as correções com ajuda de sites/beersmith, já havia mudado para 1,021. Aí passei a agitar com barra de vidro para remover o gás e esperar subir para 20/21°C antes de medir e deu 1,017.

Isso depois de 11 dias fermentando. Sensor bem preso com isolamento ao lado do fermentador, temperatura ajustada para 16°C nos primeiros dias, subindo aos poucos até chegar a 22°C. Infelizmente, o frio chegou e derrubou para 18° e não reagi a tempo. Por isso, deixarei por ao menos 21 dias a 18°C e depois mais uma semana entre 0 e 3°. Minha ansiedade me dizia para engarrafar logo, mas os conselhos recebidos e as boas leituras me colocaram de volta ao rumo.

E não é que continua baixando a FG, mesmo lentamente? Anteontem medi novamente e deu 1,016. Comprei um densímetro para fazer direitinho as medições e calibrar o beersmith, da próxima vez controlando mais precisamente as temperaturas de medição tb. Eu ficaria bem feliz se terminasse em 1,015/1,014!

Bem, relato todo para demonstrar a importância da paciência e da fé nas leveduras e no conhecimento disponível! É minha primeira leva, mas tenho tido excelente assistência de um parça cervejeiro desde 2009, dos livros clássicos gringos e dos fóruns de homebrew (este e o gringo).

No seu caso, bbhv, me parece que não faltaram conhecimentos e nem faltará boa breja; diria que o o melhor resultado deste processo de dúvida seria você escolher um parâmetro que acredite ser central para o resultado e testá-lo numa nova leva! A FG alta no meu caso tem grandes probabilidades de estar ligada à S-04 fermentando em temperaturas baixas (esfriou e não aqueci), sendo a S-04 reconhecida por sedimentar cedo e apresentar atenuação média. Veja aí qual seria a sua hipótese no seu caso e mande bala!

No mínimo mais 20 l de uma deliciosa (e encorpada) IPA você terá!
 
obrigado a todos pela resposta, em especial ao bcneves.
Pois bem, fiquei quebrando a cabeça um bom tempo. Refratometro corrigido dando 1019 e densimetro 1022. Me falaram quando fermentando era melhor fazer com densimetro.
De fato é. Mas descobri que com o mini densimetro e com a proveta de 80 ml O DENSIMETRO DÁ UMA DIFERENÇA PARA CIMA DE 0.003 PONTOS isso porque a parede da proveta interfere.
Ou seja, a fg foi 1019 dentro do previsto.
Resumindo aos colegas: importante fazer a correção com o mini densimetro nessas condições.
 
obrigado a todos pela resposta, em especial ao bcneves.
Pois bem, fiquei quebrando a cabeça um bom tempo. Refratometro corrigido dando 1019 e densimetro 1022. Me falaram quando fermentando era melhor fazer com densimetro.
De fato é. Mas descobri que com o mini densimetro e com a proveta de 80 ml O DENSIMETRO DÁ UMA DIFERENÇA PARA CIMA DE 0.003 PONTOS isso porque a parede da proveta interfere.
Ou seja, a fg foi 1019 dentro do previsto.
Resumindo aos colegas: importante fazer a correção com o mini densimetro nessas condições.

Opa Amigo, tudo bem ? Onde conseguiu essa informação que com o mini densimetro dá essa diferença de 0.003 pontos para cima ?

Abraços
 
Jurirdias. Não é um padrão, mas sim uma constatação.
Quando pus o mini densimetro em uma bacia aberta com água a leitura foi 1.000. Se uso a proveta de 80 ml, com a mesma agua dá 1.003, ou seja, conclui que o posicionamento encostando na parede da proveta faz uma diferença a maior. Ademais a leitura do refratometo
Com leitura corrigida batia com essa prática. Abs
 
Estou em uma situação bem parecida. Minha primeira brassagem, uma Pale Ale, a FG está em 1025, faz 7 dias que está no fermentador. Vou esperar mais dois dias para colocar para maturar, mas desde já me surgiu uma duvida, tem algum problema na hora de engarrafar? Devo colocar menos priming para a refermentação na garrafa, ou posso colocar o indicado na receita?
 
Back
Top