Fermentando uma IRISH RED

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Diogo Palermo

Member
Joined
May 8, 2020
Messages
18
Reaction score
8
Location
Minas Gerais
Pessoal, Bom dia !

Semana passada fiz minhas duas primeiras brassagens, meu equipamento é uma panela single wessel de 70L da inversa, e fermentador são duas bombonas de 60L.
Comecei com a IRISH RED, e o processo fluiu bem, como não ia fazer a lavagem, adicionei 100 da agua diretamente no inicio da brassagem, a receita era de 30L e o total de agua recomendado era de 49L, assim o fiz, como voces podem imaginar algumas coisas não sairam como planejado rsrsrs:
ja cadastrei a receita no beermith então da para ter uma ideia do meu processo:
1589198672642.png

Minha mostura terminou e garoteei e não medi a SG, portanto não tenho esse numero, segui direto para a Fervura.
Após 60 minutos eu ainda tinha um volume muuuito acima do esperado (30L) então mantive a fervura por mais 60 minutos, totalizando 2 horas
ao terminar a fervura fiquei com 41L (BEm acima do esperado) e uma OG de 1047 (Corrigido pelo BS3)
1589199298556.png

para ajudar, como eu estava com duas receitas na mão, eu comecei a fermentação com 18º e a receita pedia 22º depois corrigi o controlador da geladeira para 22º (Por sinal o termometro esta colado com fita isolante na bombona e uma camada adicional de papelão por fora coberta tb com fita isolante.. foi o que deu para fazer rsrsr), mas a temperatura simplesmente não sobe rsrsr esta muito frio aqui então ja esta fermentando a 17º-18º ja tem 6 dias.

portanto agora vai a pergunta.. voces vêem algum problema até aqui ? imagino que temperatura de fermentação mais baixa não deve ser problema além do fato de que a fermentação vai demorar mais, certo ?

a estimativa da receita eram 5 dias de fermentação, ontem quando eu medi a SG estava bem baixa... (essas SG ja estão corrigidas pelo BS) fiz usando refratometro.

1589199395461.png


hoje ainda não medi .. mas ja estou achando a SG abaixo da FG estimada... ja li um pouco e isso vai fazer com que minha cerveja fique mais seca certo ? mas algum outro problema com a FG ficar tão baixa ?

mais uma pergunta talvez um tanto quanto idiota, mas sou novato espero que tenham paciência :)

Durante minhas medições na brassagem, tive muitos resultados diferentes, usando a pipeta, a colher molhando na superfície e afundando a colher mais pro fundo ... qual o procedimento correto para aferir ?

a pipeta ficava sempre um pouco abaixo, na colher na superfície um pouco acima da pipeta e quando mergulhava a colher la pelo fundo ficava superior... fiz uma media das aferições :)

Sugestões?


Abraços
 
Last edited:
Pessoal,
Essa noite foi muito fria aqui, fui la ver a temperatura e esta agora em 15º... mais um problema.

Estou pensando em colocar umas garrafas pet com água quente dentro da geladeira .. o que acham ?
 
Diogo, boa tarde,

Vamos por partes:
portanto agora vai a pergunta.. voces vêem algum problema até aqui ?

Não será problema. Na verdade, dado ao fato informado por você que o sensor de temperatura está anexado na parte externa da bombona, provavelmente a temperatura interna está acima do que ele está medindo. Lembre-se que a fermentação é um processo exotérmico (libera calor).

de que a fermentação vai demorar mais, certo ?

Sim, existe a probabilidade da fermentação ser um pouco mais extensa, principalmente por se tratar de levedura ale.

a estimativa da receita eram 5 dias de fermentação

Essa é uma estimativa, ao meu ver, perigosa e baixa. Pode-se fermentar tudo em 4/5 dias? Sim. Porém por diversos motivos, sendo o principal por fazermos em casa sem todo o aparato de medição, sem pasteurização, etc.. o mínimo que devemos aguardar são de 7 a 14 dias. O melhor indicador que você pode ter para saber se a fermentação terminou é a leitura do medidor de densidade. Você mediu, está próximo a FG estimada e se manteve estável por 3 dias seguidos, provavelmente sua fermentação estará completa. OBS: todo cervejeiro sofre de ansiedade crônica e fica doido para experimentar sua cerveja logo, mas tenha paciência e trabalhe nela. Terá ótimos resultados.

Durante minhas medições na brassagem, tive muitos resultados diferentes, usando a pipeta, a colher molhando na superfície e afundando a colher mais pro fundo ... qual o procedimento correto para aferir ?

a pipeta ficava sempre um pouco abaixo, na colher na superfície um pouco acima da pipeta e quando mergulhava a colher la pelo fundo ficava superior... fiz uma media das aferições

Você está falando da medição de temperatura durante o mashing (mosturação) ou densidade?

Estou pensando em colocar umas garrafas pet com água quente dentro da geladeira .. o que acham ?

Eu não faria isto. Está ocorrendo uma variação de temperatura porém não está tão abrupta a ponto de se fazer necessário esta medida.

Att.,

Luis
 
Diogo, boa tarde,

Vamos por partes:


Não será problema. Na verdade, dado ao fato informado por você que o sensor de temperatura está anexado na parte externa da bombona, provavelmente a temperatura interna está acima do que ele está medindo. Lembre-se que a fermentação é um processo exotérmico (libera calor).



Sim, existe a probabilidade da fermentação ser um pouco mais extensa, principalmente por se tratar de levedura ale.



Essa é uma estimativa, ao meu ver, perigosa e baixa. Pode-se fermentar tudo em 4/5 dias? Sim. Porém por diversos motivos, sendo o principal por fazermos em casa sem todo o aparato de medição, sem pasteurização, etc.. o mínimo que devemos aguardar são de 7 a 14 dias. O melhor indicador que você pode ter para saber se a fermentação terminou é a leitura do medidor de densidade. Você mediu, está próximo a FG estimada e se manteve estável por 3 dias seguidos, provavelmente sua fermentação estará completa. OBS: todo cervejeiro sofre de ansiedade crônica e fica doido para experimentar sua cerveja logo, mas tenha paciência e trabalhe nela. Terá ótimos resultados.



Você está falando da medição de temperatura durante o mashing (mosturação) ou densidade?



Eu não faria isto. Está ocorrendo uma variação de temperatura porém não está tão abrupta a ponto de se fazer necessário esta medida.

Att.,

Luis

Obrigado pelas dicas, a medição que estava variando é de densidade.
 
Diogo, eu estou colocando um secador de cabelo setado pelo termostato. Funcionando 100%. Aqui está fazendo a noite 15 a16 graus, então o secador apanhar um pouquinho no início mas depois mantém a temperatura sem trabalhar muito.
 
Back
Top