Mais dúvidas de iniciante (dicas sobre receita)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bororeh

Well-Known Member
Joined
Oct 19, 2015
Messages
49
Reaction score
10
Olá!

Sábado quero fazer uma brassagem mas, como sou novato, tenho umas dúvidas bem básicas sobre a minha receita.

Vou postar aqui um tipo de receita que ocês devem conhecer (imagem abaixo, a receita eu digito inteira no final do post). Baixei do site da WE há um tempão e só agora as estou testando. São umas 20, mais ou menos, todas no mesmo formato de apresentação. Primeira dúvida: essas receitas, no que toca às quantidades de insumos (maltes, lúpulos e fermentos), são confiáveis?

View attachment 118355

Inseri a receita no BeerSmith com Style = Premium American Lager (foi o que mais se aproximou em termos de OG, IBU, Cor e ABV. Outra dúvida por aí... Essa "Pilsen" da minha receita se enquadra nesse estilo ou em outro (qual)?

Em relação ao percentual de ácidos alfa dos lúpulos. A receita que tenho indica que o Hallertau Perle tem 8,3 %, que o Spalter Select tem 4,8 % e que o Saaz tem 3,6 %. Comprei todos os ingredientes da WE (lúpulos só olhei o nome e não os AA) e recebi lúpulos com AA menores (O Hallertau Perle tem só 4,2 %, o Spalter Select tem 3 % e o Saaz 2,96 %). Como inseri os meus lúpulos no banco de dados do BeerSmith, o IBU previsto está bem abaixo do estilo (indica 11,1 em vez da faixa de 15 a 25 que esse estilo possui). Devo tentar corrigir esse IBU adicionando maiores quantidades de cada lúpulo?

Falando em insumos comprados pela internet, me resta falar do fermento. Adicionei os meus fermentos no BeerSmith e ele mostra que a viabilidade deles está abaixo dos 50 % (ainda estão dentro do prazo de validade, mas são velhinhos). Devo dobrar a quantidade de fermento pra compensar isso? Além dessa dúvida, tenho outras nesse mesmo âmbito... a gente cuida tão bem dos fermentos, mas e a transportadora? A gente estoca na geladeira bem direitinho, só falta fazer carinho, mas eles viajam no calorão e não tão nem aí se demorar 1 semana desse jeito... existe alguma maneira de contornar isso?

Tenho estado atento ao fórum. Vi as dicas do Guenther sobre fermentação e rampas, pelo que não vou fazer essas temperaturas todas como está na receita, e sim como ele indicou no post voltado a iniciantes (eu li! :) ). Acho que o que eu tinha pra perguntar é mais ou menos isso. Agradeço desde já!

Isso é o que diz na receita da WE (dados do BeerSmith não concordam, claro, pois os insumos, principalmente os lúpulos, têm características bem diferentes):
Receita para 25 L
Malte Chateau Pilsen - 5,5 Kg
Lúpulo Hallertau Perle - 11 g (60 min)
Lúpulo Spalter Select - 16 g (50 min)
Lúpulo Saaz - 15 g (0 min)
Fermento seco W-34/70 - 2 pacotes de 11,5 g

Arriar o malte a 44 ºC em 20 L
Repouso 44 ºC 15 min
Repouso 52 ºC 10 min
Repouso 62 ºC 10 min
Repouso 70 ºC 25 min
Repouso 76 ºC 5 min

Densidade do mosto primário: 1,066 g/L (16,14 ºP)
Filtração adicionando mais 20 L
Volume final de filtração 38 L
Densidade após filtração: 1,042 g/L (10,5 ºP)

Fervura 70 min
Evaporação 7 L
Densidade após fervura: 1,050 g/L (12,39 ºP)

FG: 1,011 g/L (2,82 ºP)

Volume envasado: 24 L
Álcool: 5,4 %
Amargor: 19 IBU
Cor: 8 EBC
 
Cara, eu não gosto de receitas de loja, muitas vezes precisaria 2 Fermentos, mandam um só. Nesse instante tu entende daonde saiu a promoção. Já baixa uns 20 reais na receita.

Sim, Lupulos são plantas que variam de safra em safra, então sim, corrija suas receitas.

Brewsmith quando configurado, funciona para ti e para teu setup. Possivelmente você está com versão nova eo deles já com as eficiências dos equipamentos deles. Isso vai mudar sempre de cervejeiro para cervejeiro.
 
Fala, Gustavo! Valeu pela resposta.

Cara, eu não gosto de receitas de loja...

Essa receita não é daquelas que se compra o kit. Baixei a receita há mto tempo e só agora tô testando. Comprei cada ingrediente separadamente ao meu gosto mas conforme mandava a receita.

Sim, Lupulos são plantas que variam de safra em safra, então sim, corrija suas receitas.

As variações do Spalter Select e do Saaz, eu já esperava que tivesse uma explicação do tipo. Mas essa do Hallertau Perle é normal também? Cair de 8,3 % pra 4,2 % é muita coisa! Valeu pela dica de aplicar a correção. Vou aumentar as quantidades de lúpulo proporcionalmente ao que tá faltando de percentual e ver no que dá! :D
 
E sobre os fermentos estarem com viabilidade baixa (segundo o BeerSmith), isso procede? Devo aumentar a quantidade? Acho que essa é a questão mais importante aqui.
 
Back
Top