Possível problema com fermento Nottingham

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FernandoAugusto

Well-Known Member
Joined
May 9, 2015
Messages
339
Reaction score
77
Pessoal ontem brassei uma red ale. Leva de 30 lts e usei 3pct do Nottingham devidamente hidratado. Quando joguei o fermento na água para hidratar já foi uns 70% direto pro fundo. Em fim já fiquei suspeito do fermento nau está bom.
Passada 18h da inoculação e nada de atividade. Tô suspeitando que o fermento não tá bom.
Pior hj a loja que comprei o fermento não abre. Será que compensa reinocular outro fermento amanhã? Ou o risco de contaminação seria alto demais e a melhor alternativa seria descartar?
 
Realmente tava com problema o fermento. Depois de 18h de inoculado nada de atividade e a lama toda decantada no fundo do balde. Provavelmente no transporte ficou muito tempo no calor. Dei sorte que tava tendo curso na loja que comprei e peguei 3 PCT s04. Não quis arriscar de novo o Nottingham. Já inoculado o s04 e já tá mostrando atividade.
 
por isso parei de hidratar fermento seco ele entra em atividade dobra porem a maior parte decanta e assim fica inativo faço apenas oxigenação do mosto por gravidade deixo o mosto na temperatura inicial de fermentação espalho o fermento por toda superficie e lacro o balde e pronto sem problemas atenua que é uma maravilha.
 
Então já usei várias vezes o Nottingham e nunca tive problemas. Realmente começa a atividade bem rápido, coisa de 6 h de lag time. Com ctz era problema no lote.
Já fermentei sen hidratar e hidratando. Prefiro hidratar atualmente. Fermentos secos não precisa oxigenar o mosto pois já vem com reservas suficientes. Sem hidratar cerca de 50% das células morrem. Eu hidrato a 30 graus e inoculo no mosto a 30 graus. Depois levo o fermentador para o frezzer e deixo ir esfriando para temperatura de fermentação. Nunca tive esse problema de decantação do fermento hidratado. Foi a primeira vez e a conclusão que tirei foi realmente problema do lote, pois não apresentou atividade nenhuma.
 
por isso parei de hidratar fermento seco ele entra em atividade dobra porem a maior parte decanta e assim fica inativo faço apenas oxigenação do mosto por gravidade deixo o mosto na temperatura inicial de fermentação espalho o fermento por toda superficie e lacro o balde e pronto sem problemas atenua que é uma maravilha.

? Parou de hidratar por ele entra em atividade e decanta? Só se você fazia um procedimento errado de hidratação, porque só tem benefícios hidratando corretamente.
 
Coincidência ou não .... Parece que tive o mesmo problema. Não ia postar nada pq errei na hora de fechar o fermentador e a borracha vedante caiu dentro dele, ou seja, não tenho certeza se o airlock não deu sinal de vida por conta da vedação ou pq o fermento não está trabalhando. Não notei tb a típica sujeita no topo do fermentador, mais um indício de fermento morto, porém ao verificar a geladeira hoje notei sedimentos caindo/floculando (como se houvesse de fato fermentado). À noite vou tirar uma amostra e ver se atenuou ou não.
 
por isso parei de hidratar fermento seco ele entra em atividade dobra porem a maior parte decanta e assim fica inativo faço apenas oxigenação do mosto por gravidade deixo o mosto na temperatura inicial de fermentação espalho o fermento por toda superficie e lacro o balde e pronto sem problemas atenua que é uma maravilha.

Não é por nada, mas isso que você fala é exatamente o contrário do necessário. O mosto deve ser hidratado para garantir viabilidade, a oxigenação do fermento seco é que é menos necessário, visto que as células já tem toda camada de esteróis necessária para o crescimento molecular.
 
Coincidência ou não .... Parece que tive o mesmo problema. Não ia postar nada pq errei na hora de fechar o fermentador e a borracha vedante caiu dentro dele, ou seja, não tenho certeza se o airlock não deu sinal de vida por conta da vedação ou pq o fermento não está trabalhando. Não notei tb a típica sujeita no topo do fermentador, mais um indício de fermento morto, porém ao verificar a geladeira hoje notei sedimentos caindo/floculando (como se houvesse de fato fermentado). À noite vou tirar uma amostra e ver se atenuou ou não.

Então exatamente isso. Não teve atividade nenhuma, não formou o Krausen e não atenuou nada. E o fermento foi tido pro fundo do fermentador formando lama no fundo, ou seja fermento tava estragado.
 
nao faço oxigenação apenas deixo o mosto cair por queda é diferente dá bem pouco oxigenio , hidratava todas minhas levas mas percebi que sem hidratar não ví diferença alguma já repeti as mesmas receitas com mesmo fermento não houve diferença de atenuação que me fizesse mudar com ele hidratado !!
o importante é inocular o fermento na temperatura inicial da fermentação esse negocio aí de jogar fermento a 30 graus ta por fora não faço mais isso já fiz agora tenho a paciencia de aguardar coloco no freezer meto a temperatura pedida por estilo e só adiciono o fermento quando atinge a temperatura determinada
 
Então exatamente isso. Não teve atividade nenhuma, não formou o Krausen e não atenuou nada. E o fermento foi tido pro fundo do fermentador formando lama no fundo, ou seja fermento tava estragado.

Seu fermento deve estar estragado mesmo, pois o Notty, se for bem hidratado e com pitch rate correto, tem um lagtime de 6 ~ 8 horas e faz um krausen bonito que dá até gosto.
 
Então exatamente isso. Não teve atividade nenhuma, não formou o Krausen e não atenuou nada. E o fermento foi tido pro fundo do fermentador formando lama no fundo, ou seja fermento tava estragado.


Estou ansioso para voltar e medir logo a atenuação. Fora o impasse, de correr o risco de jogar fora mais 2 sachês de fermento, pois se não fermentou nada depois de 48 horas, será que a leva ainda não foi contaminada?!
 
nao faço oxigenação apenas deixo o mosto cair por queda é diferente dá bem pouco oxigenio , hidratava todas minhas levas mas percebi que sem hidratar não ví diferença alguma já repeti as mesmas receitas com mesmo fermento não houve diferença de atenuação que me fizesse mudar com ele hidratado !!
o importante é inocular o fermento na temperatura inicial da fermentação esse negocio aí de jogar fermento a 30 graus ta por fora não faço mais isso já fiz agora tenho a paciencia de aguardar coloco no freezer meto a temperatura pedida por estilo e só adiciono o fermento quando atinge a temperatura determinada
Cara, você tá tipo dizendo que a terra é plana em pleno século XXI porque quando olha pro horizonte vê uma linha reta.

Hidratação é coisa que já foi testada em laboratório, feito contagem de células, comparado comportamento no mosto, etc, etc, não adianta querer reinventar a roda.

Claro a ciência tem que ser desafiada, mas com uma amostra de 1 sem nenhum tipo de controle ou método ninguém vai te levar a sério.
 
Estou ansioso para voltar e medir logo a atenuação. Fora o impasse, de correr o risco de jogar fora mais 2 sachês de fermento, pois se não fermentou nada depois de 48 horas, será que a leva ainda não foi contaminada?!

Corre-se o risco. Por isso não esperei muito tempo e já procurei reinocular outro fermento o mais rápido possível. No caso não quis arriscar no Nottingham e troquei pelo S-04.
 
Seu fermento deve estar estragado mesmo, pois o Notty, se for bem hidratado e com pitch rate correto, tem um lagtime de 6 ~ 8 horas e faz um krausen bonito que dá até gosto.

Pois é , já usei o Nottingham várias vezes e sempre agiu exatamente como descreveu. Por isso conclui que estava estragado TB.
 
Eu acredito que o Nottingham tenha um problema de padronização. Já fiz uma cerveja que teve 90 horas de lag time, sem contaminação alguma e com um resultado excelente. Após o lag, fermentou tudo em 36 horas. Não uso mais este fermento porque não consigo planejar as fermentações desse jeito.
 
Cara, você tá tipo dizendo que a terra é plana em pleno século XXI porque quando olha pro horizonte vê uma linha reta.

Hidratação é coisa que já foi testada em laboratório, feito contagem de células, comparado comportamento no mosto, etc, etc, não adianta querer reinventar a roda.

Claro a ciência tem que ser desafiada, mas com uma amostra de 1 sem nenhum tipo de controle ou método ninguém vai te levar a sério.

cara tem um monte homebrew que faz igual a mim entao estamos todos errados os fermentos atuais são bem ativos se multiplicam muito rapido sem estresse a unica diferença que tem é que voce apenas pre ativa a fermentação hidratando e é claro que voce verá todos esses fungos multiplicados mais rapidamente mas no final das contas tudo vai dar no mesmo o acucar fermentavel acaba e o fermento dorme simples assim.
 
Estava semana passada em uma palestra do Gearoid Cahill (http://www.bonigala.com/gearoid-cahill-master-brewer-of-guinness-beer), mestre cervejeiro na Guinness por 15 anos e o ensinamento no final foi o seguinte "Think like a yeast, love your yeast". Lendo os livros focados em fermentação como o Yeast do Chris White, você verá que acaba gerando stresse na levedura, e muito provavelmente sua cerveja está cheia de off flavours devido a dificuldade da levedura se multiplicar e chegar ao número necessário de células para efetuar a fermentação.

Justificar uma prática que já é de conhecimento que está errada com:

cara tem um monte homebrew que faz igual a mim entao estamos todos errados

É um ponto final na discussão.

O errado é errado mesmo que todo mundo esteja fazendo. O certo é certo mesmo que ninguém esteja fazendo.
 
cara tem um monte homebrew que faz igual a mim entao estamos todos errados os fermentos atuais são bem ativos se multiplicam muito rapido sem estresse a unica diferença que tem é que voce apenas pre ativa a fermentação hidratando e é claro que voce verá todos esses fungos multiplicados mais rapidamente mas no final das contas tudo vai dar no mesmo o acucar fermentavel acaba e o fermento dorme simples assim.
Sim, estão todos errados. Infelizmente, estão errados e propagam técnicas obsoletas e equivocadas em blogs, forums e vídeos de youtube.

Hidratação é pra ativar o fermento, e principalmente, impedir que o mesmo morra por pressão osmotica, ou seja, pitch rate, que já foi objeto de estudos por gente muito mais qualificada em micro biologia do que todos nós juntos.

Hidratar é importante, e se você não vê diferença, sugiro que comece a participar de concursos e degustações públicas, onde as pessoas estão treinadas ou em treinamento para caçar defeitos.


A olhos do pai, todo filho é perfeito.
 
cara tem um monte homebrew que faz igual a mim entao estamos todos errados os fermentos atuais são bem ativos se multiplicam muito rapido sem estresse a unica diferença que tem é que voce apenas pre ativa a fermentação hidratando e é claro que voce verá todos esses fungos multiplicados mais rapidamente mas no final das contas tudo vai dar no mesmo o acucar fermentavel acaba e o fermento dorme simples assim.
Eu nem duvido que você não tenha tido resultados ruins sem hidratação, talvez não mudasse muita coisa no resultado se tivesse hidratado. Mas isso é 1 caso, tenta fazer isso 1000x e hidratar 1000x também, vai começar a aparecer problemas em um dos casos e no outro não.

Fora que cada levedura é uma levedura, e se comporta de maneira diferente. A questão não é você preferir fazer assim seja lá por qual motivo a questão é você afirmar que seu método é melhor que o comprovadamente superior.
 
cara tem um monte homebrew que faz igual a mim entao estamos todos errados os fermentos atuais são bem ativos se multiplicam muito rapido sem estresse a unica diferença que tem é que voce apenas pre ativa a fermentação hidratando e é claro que voce verá todos esses fungos multiplicados mais rapidamente mas no final das contas tudo vai dar no mesmo o acucar fermentavel acaba e o fermento dorme simples assim.

O fato de vc ter tido bons resultados pode ser porque vc não forçou o fermento o suficiente até hoje ou porque vc não consegue distinguir uma cerveja feita com condições ideais de fermentação de uma mal fermentada. Todos já passamos por isso, faz parte da curva de aprendizado.

Uma coisa é fato, no entanto, não é possível reutilizar seu fermento sem resultados duvidosos.

Com certa frequência aparece gente aqui dizendo o mesmo que vc só porque por relaxamento não tiveram consequências ruins com as práticas que utilizam. Isso não significa que outros não terão. Há muito mais fatores a serem levados em consideração em uma boa cerveja que terminar de consumir os açúcares.

E não, não é simples assim.
 
Atualizando.... Medi a densidade depois de 48 horas, 1020, como houve atenuação, decidi esperar mais um pouco e não inocular mais fermento. Como falei antes , o blow off provavelmente não borbulhou por vedação, acho que não vale a pena tentar pescar a borracha, o que fiz para minimizar as chances de contaminação foi sanitizar o exterior do fermentador e enrolar filme de pvc por cima da tampa.( aqueles de guardar comidas).
Vamos ver se vai ser suficiente.
O que mais me intriga foi a não formação do krausen, digo, hj percebo que ficou uma espuminha no topo do fermentador, mas não se compara a que o s-04 deixou.
 
O fato de vc ter tido bons resultados pode ser porque vc não forçou o fermento o suficiente até hoje ou porque vc não consegue distinguir uma cerveja feita com condições ideais de fermentação de uma mal fermentada. Todos já passamos por isso, faz parte da curva de aprendizado.

Uma coisa é fato, no entanto, não é possível reutilizar seu fermento sem resultados duvidosos.

Com certa frequência aparece gente aqui dizendo o mesmo que vc só porque por relaxamento não tiveram consequências ruins com as práticas que utilizam. Isso não significa que outros não terão. Há muito mais fatores a serem levados em consideração em uma boa cerveja que terminar de consumir os açúcares.

E não, não é simples assim.

kurt falou tudo!

Hidratar ou não (na maioria dos casos) não é o que vai te impedir de no final do processo ter uma cerveja bebível ou não, esse não é o ponto. Mas você está tratando de organismos vivos e como tais eles precisam das melhores condições possíveis para cumprir o seu papel.

Se você estressar a levedura fazendo underpitching, usando fermento velho, não criar o melhor ambiente possível para eles, com certeza vai gerar mais compostos indesejáveis. Se você consegue ou não detectar esses "problemas" já é outro ponto, mas eles estarão lá.
 
Se você estressar a levedura fazendo underpitching, usando fermento velho, não criar o melhor ambiente possível para eles, com certeza vai gerar mais compostos indesejáveis. Se você consegue ou não detectar esses "problemas" já é outro ponto, mas eles estarão lá.

Por isso eu insisto que churrasco com os brother não é parametro para avaliação de cerveja, e que o cervejeiro artesanal tem a obrigação de conhecer diacetil e DMS ao menos.
 
encontrei um experimento um tempo atras feito por homebrewers holandeses, que fermentaram 274 cervejas com leveduras secas hidratadas e não hidratadas. Pelos resultados deles, as diferenças entre as cervejas fermentadas com e sem re-hidratação foram muito pequenas

entao faça a inoculaçao na temperatura certa fermente direito acompanhando o processo , hidrate quem quizer só hidrato se for levedura para estilo lager

fecha a conta e passa a régua !!!!
 
entao faça a inoculaçao na temperatura certa fermente direito acompanhando o processo , hidrate quem quizer só hidrato se for levedura para estilo lager

fecha a conta e passa a régua !!!!

Cara, apenas a título de curiosidade:

Qual o motivo de você hidratar apenas leveduras secas para lagers se você mesmo disse que tanto faz?
 
encontrei um experimento um tempo atras feito por homebrewers holandeses, que fermentaram 274 cervejas com leveduras secas hidratadas e não hidratadas. Pelos resultados deles, as diferenças entre as cervejas fermentadas com e sem re-hidratação foram muito pequenas

entao faça a inoculaçao na temperatura certa fermente direito acompanhando o processo , hidrate quem quizer só hidrato se for levedura para estilo lager

fecha a conta e passa a régua !!!!

Mande o link com esse estudo, por favor.

Fiquei curioso.
 
Cara, apenas a título de curiosidade:

Qual o motivo de você hidratar apenas leveduras secas para lagers se você mesmo disse que tanto faz?

simples a lagers "tende" a ter um tempo maior para iniciar a fermentação e uma fermentação mais demorada devido a fermentação ser com baixa temperatura hidrato e adiciono no mosto . a hidratação é apenas um acelerador do processo não é regra

veja da seguinte forma levedura é um fungo
voce compra um pacote de fungos especificos o que pode ocorrer que o pessoal não entende ainda é uma contaminação por outro tipo de fungo e ele tomar conta e mudar toda a cerveja com off flavors e perda da mesma

mas isso pode ocorrer até quando vc abrir o pacotinho pois no ar que respiramos tem milhares de fungos doidos pra entrar em ação por isso me atenho mais a uma boa sanitização e ficar em menos contato possivel com pacote de fermento aberto
 
simples a lagers "tende" a ter um tempo maior para iniciar a fermentação e uma fermentação mais demorada devido a fermentação ser com baixa temperatura hidrato e adiciono no mosto . a hidratação é apenas um acelerador do processo não é regra

veja da seguinte forma levedura é um fungo
voce compra um pacote de fungos especificos o que pode ocorrer que o pessoal não entende ainda é uma contaminação por outro tipo de fungo e ele tomar conta e mudar toda a cerveja com off flavors e perda da mesma

mas isso pode ocorrer até quando vc abrir o pacotinho pois no ar que respiramos tem milhares de fungos doidos pra entrar em ação por isso me atenho mais a uma boa sanitização e ficar em menos contato possivel com pacote de fermento aberto

Então mas estudos científicos já comprovaram que se não hidratar cerca de 50% das células morrem por estresses osmótico. Então, sendo assim não há nenhum problema em não hidratar, só vai ter que usar o dobro de fermento.
Como foi esse estudo que citou? Usaram as msm quantidades de fermento? Eu hidrato por questão de economia, por praticidade tb preferiria não hidratar.
 
Senhores me desculpem mas creio que essa discussão não agrega nada novo ao tema do tópico os argumentos de quem gosta é de quem não gosta de hidratar fermento já foram apresentados diversas vezes.

Gostaria de tirar uma dúvida sobre o fermento Nottingham. O fato dele estar fermentando e não ter gerado um krausen espesso é normal?
No meu caso foram inoculados 2 pacotes devidamente hidratados a 30 graus em 35l de mosto de og 1035.
 
Senhores me desculpem mas creio que essa discussão não agrega nada novo ao tema do tópico os argumentos de quem gosta é de quem não gosta de hidratar fermento já foram apresentados diversas vezes.

Gostaria de tirar uma dúvida sobre o fermento Nottingham. O fato dele estar fermentando e não ter gerado um krausen espesso é normal?
No meu caso foram inoculados 2 pacotes devidamente hidratados a 30 graus em 35l de mosto de og 1035.

É normal, nem sempre forma-se aquele krausen espesso que vc espera.
 
2 pcts para 35 lts é pouco fermento ein, usaria 3.


Não estou tão certo quanto a isso. A OG foi bem baixa, 1040. Depois de 4 dias de fermentação a 18 graus chegamos a 1010. Para minha surpresa bem mais redonda do que foi quando usei o s-04.
 
Back
Top