Polindo barril de inox - passo a passo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guenther

Administrador
Joined
Apr 23, 2013
Messages
3,826
Reaction score
3,382
Bom, como alguns sabem, eu venho trabalhando há uns 10 meses no meu novo equipamento de 50 litros todo de inox, e ainda falta bastante coisa pois eu fiz um projeto inicial tão complexo que hoje eu até me arrependo. :cross:

Bom, uma das coisas que eu coloquei como meta no projeto, além de fazer tudo de inox, era fazer tudo com polimento tipo espelho. Mal sabia eu que isso ia praticamente dobrar todo o meu trabalho. :drunk:

Mas, objetivo é objetivo, e hoje eu fui preparar umas das panelas (barril de 50). Pra isso, tive que abrir o barril, e polir. Muita gente me pergunta como polir inox, então resolvi postar um "passo a passo".

Aqui o barril original, arranhado, amassado, e "virgem" ainda.

20140107_183751.jpg



Agora ele já não é mais virgem.

20140107_214316.jpg



Em casos onde há muitos arranhões fundos, se faz necessário lixar o metal primeiro. Nesse caso, usei lixa grão 80.

20140107_221345.jpg



Barril depois de lixado com lixa grão 80.

20140107_183810.jpg



Agora começa a sujeira mesmo. Politriz Dewalt (tem que ser uma politriz boa, se não ela derrete), disco de transisal e pedra de polimento marrom (mais grossa).

20140107_221425.jpg



Resultado depois do primeiro polimento com disco de sisal e pedra de polimento marrom. Olhem a sujeira que já ficou na parede (sorte que sai fácil, só passar a mão).

20140107_200713.jpg



Mais perto. Fica um pouco mais polido que aço escovado.

20140107_200740.jpg



Olhem como já estou, sem falar do chão.

20140107_213802.jpg



Não aparece na foto, mas eu já estou PODRE de sujeira na cara, cabelo, pescoço, e ainda por cima todo suado.

20140107_213822.jpg



Agora vem mais sujeira, polimento fino com disco de algodão e pedra de polimento branca, bem fina.

20140107_221455.jpg



Ô sujeira boniiiita!

20140107_213753.jpg


Resultado depois do polimento fino. Não parece tão bom assim né? É que depois disso, é preciso limpar tudo pra dar aquele brilho e remover toda a "pasta" de polimento que fica grudada no inox.

20140107_214953.jpg


E pra remover toda a pasta que fica grudada, basta pegar outro disco de jeans/algodão, mas dessa vez puro, sem nenhuma pedra, só pra remover a sujeira e dar o brilho final.

20140107_221506.jpg



Tá aí o resultado. Coisa linda né? Agora faltam mais duas panelas, mais 4 horinhas de trabalho em cada.

20140107_222152.jpg



Pra quem quiser se aventurar, prepare-se para muita sujeira.

20140107_222603.jpg



Pra quem não entendeu como usar os discos e as pedras de polimento, olhe o vídeo a seguir. Essas pedras são como "sabonetes", ou seja, você liga a politriz, e passa essa pedra no disco que esta girando, então a pasta da pedra fica grudada no disco e você aplica no metal. O vídeo mostra bem como fazer: [ame="http://www.youtube.com/watch?v=gyOodLNI4BQ"]http://www.youtube.com/watch?v=gyOodLNI4BQ[/ame]

Acho que era isso.

Abração a todos!
 
Devia ter tirado foto da cara da vitória quando tudo ficou brilhando haha!

Parabéns pelo guia, excelente!

Abraço!
 
Caracas Guenther! Ficou lindo! Rsrsrs... o duro eh achar essas pedras de polimento aqui em Campo Grande... rsrsrs
 
Muito bom cara!

Agora começa a sujeira mesmo. Politriz Dewalt (tem que ser uma politriz boa, se não ela derrete), disco de transisal e pedra de polimento marrom (mais grossa).

Furadeira não rola?

Abraço
 
Muito bom cara!



Furadeira não rola?

Abraço
Rola, mas pra trabalhos pequenos, como polir post-mix, etc. O problema da furadeira é que ela não tem muito torque (mesmo as porradas) e também não tem o "compensador de torque", que aumenta a potência para manter a rotação quando a gente prensa o disco no metal. Isso faz toda a diferença. Além disso, normalmente as politrizes tem o dobro da potência das furadeiras, e isso permite usar discos maiores, que rendem MUITO mais.

Abraço!
 
Excelente post Guenther! Tenho 02 barris de 50l e gostaria de polir, qual a quantidade de pedra/massa é suficiente para polir? Pelo que vi no mercado livre, a venda é por Kg...
 
Cara, so queria saber o seguinte. Se vc passar qualquer tipo de aço doce, ou aço "não inox" num inox, voce contamina ele, e com isso voce perde boa parte das boas propriedades dele.
Voce se atentou a isso ao fazer o projeto?
Senão acaba sendo tiro "pela culatra" né. Vai la deixar a parada mais bonita e fina, e depois de 1 ou 2 meses vai estar tudo escurecido e corroído
 
Claro que eu sei disso, mas por que alguém usaria aço normal pra polir inox?

Pra polir, como eu disse no início da thread, usei lixa, disco de sisal, e discos de algodão, que é o padrão.
 
sim, minha questão é: vc usou a lixa somente no inox neh, não usou em nenhum outro material antes.
Eu vejo mt gente por ai usar as mesmas ferramentas para inox e para carbono...
Anyway, ficou bonito demais
 
sim, minha questão é: vc usou a lixa somente no inox neh, não usou em nenhum outro material antes.
Eu vejo mt gente por ai usar as mesmas ferramentas para inox e para carbono...
Anyway, ficou bonito demais
 
Desenterrando aqui só pra não criar outro tópico.

Uma dúvida minha, o mais importante não seria o polimento interno, onde o mosto entra em contato? Procurei isso na internet e não achei nada, nem na gringa...
 
Desenterrando aqui só pra não criar outro tópico.

Uma dúvida minha, o mais importante não seria o polimento interno, onde o mosto entra em contato? Procurei isso na internet e não achei nada, nem na gringa...
Não existe necessidade alguma do polimento interno ser maior do que o original do barril por dentro, tanto é que barris são feitos para limpeza por sistemas CIP.

O polimento por fora que eu fiz é simplesmente pelo visual, já que eu decidi no início do projeto que todo o equipamento ia ter o visual "espelho".
 
@Guenther, ao que me parece, você usaria a seguinte frase: Se arrependimento matasse eu estaria morto. :)

Baratovysk
 
@Guenther, ao que me parece, você usaria a seguinte frase: Se arrependimento matasse eu estaria morto. :)

Baratovysk
Cara, pior que não.

Digamos assim... se eu tivesse feito tudo que fiz, sem polir, somando corte do metal, soldas, etc..... o trabalho seria X. Adicionado o fator "visual espelho" na história.... o trabalho ficou basicamente umas 3 vezes maior... porque em alguns casos eu precisava polir tudo antes de soldar.... em outros só depois.... em outros as duas coisas... etc. Ou seja, não é só o tempo de polir, é planejamento, tempo pensando em como fazer e deixar bonito, etc..... e eu quero tudo perfeito.

Mas, mesmo com o equipamento ainda não estando pronto... me deparar com isso todo o dia e saber que eu fiz 100%.... é muito gratificante.

Ainda tenho que fazer upload das fotos aqui pro fórum.

Abraço,
 
Parabéns @Guenther

Ficou lindo demais. Inclusive comprei de outro usuário aqui do fórum três barris para montar algo semelhante.

Olhando as fotos percebi a estante no fundo e tirando a parte do meio (mais alta) parece o esquema Brutus do Ale Nuts. Você se inspirou nele também? http://www.alenuts.com/Alenuts/brutus.html

Sei que o tópico é sobre polimento mas você poderia postar o esquema e fotos de seu projeto?

Abraços e obrigado!
 
Olá,

Cara, na realidade não me inspirei em nada específico... pensei essencialmente no projeto final, que ainda vai demorar pra ficar pronto. Pensei nas alturas que precisava pra aproveitar a gravidade, mas que eu conseguisse enxergar dentro de todas as panelas sem precisar de banco... e que ficasse uma altura boa pra esgotar as panelas ao natural, etc etc etc.... 1001 fatores planejados até começar realmente a cortar e soldar coisas..
 
Oi Guenther,

excelente trabalho, parabéns!!

Gostaria de aproveitar para lhe perguntar sobre a abertura da parte superior do barril. Em uma das fotos que postou, notei que ficou uma borda na remoção da tampa. Pergunta de leigo: Isso foi proposital (há alguma intenção de uso posterior desta borda), ou ficou por limitação no processo de corte e/ou para não afetar a estrutura do barril?

Valeu!!

abs,

--Bene
 
Afetar a estrutura não, foi mais pela limitação de acesso pelo disco de corte... mas também caso eu queira soldar uma tampa ou extensor no futuro.

Hoje em dia, eu teria feito até um pouco menor.

Abraço,
 
seguindo no momento "o curioso": como faz para colocar/remover o fundo falso? Ou teve que ir de bazooka?
Valeu!!

abs,

--Bene
 
Sei que o tópico é um tanto quanto antigo, porem gostaria de saber como voce adaptou a roda de sisal para trabalhar nessa politriz automotiva.
 
Não fiz adaptação nenhuma... a não ser alargar um pouco o furo original do disco de sisal.
 
Valeu pela postagem. Preciso polir os meus barris e vou fazer a mesma coisa. Abraço
 
Olá, pessoal! Aproveitando o tópico, comprei um barril que foi cortado com plasma. Creio que devido ao método de corte, ficaram muitos resíduos colados na parte interna. Para remover tive que ir lixando com diversas lixas d'água. Devo fazer um polimento interno também ou posso utilizá-lo normalmente, mesmo tendo ficado bastante riscado. Obrigado.
 
Back
Top