Planilha ezWater e ácido lático

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tintscevadis

Well-Known Member
Joined
May 27, 2016
Messages
142
Reaction score
20
Olá pessoal,

Estou começando a ajustar o perfil mineral da agua que uso na mosturação e lavagem onde após fazer minhas pesquisas na internet decidi me basear na planilha do ezWater calculator.

Bom, comprei 2 galões da mesma agua mineral com ph de 6,08, ajustei os sais para os parametros indicados e também adicionei 5 mls de ácido lático a 85%.

Como a planilha não especificava as quantidades de ácido lático para a tina de mostura e para a tina de lavagem (assim como especifica para os sais) decidi adicionar os 5ml de ácido lático somente na tina de lavagem (tendo em mente que os maltes já iam tamponar e ajustar meu ph).

Gostaria de saber com vcs se fiz o correto pois agora me bateu a dúvida...


Obrigado,
Rodrigo :tank:
 
Difícil saber. Depende da água e dos maltes. Para cervejas claras certamente é necessária a acidificação da mostura. Para as escuras, depende da composição mineral da água. Porters e stouts podem precisar de alcalinização, por causa da acidez dos grãos torrados. Isso não é tão fácil de se prever.
 
Se colocastes na planilha o perfil da água e os maltes usados estavas fazendo o cálculo para a água de mosturação.
Quando colocas na planilha os maltes ela leva exatamente isso em consideração para te informar o quanto deves corrigir, além da diminuição do ph que acontece naturalmente pela adição de maltes.
 
Se colocastes na planilha o perfil da água e os maltes usados estavas fazendo o cálculo para a água de mosturação.
Quando colocas na planilha os maltes ela leva exatamente isso em consideração para te informar o quanto deves corrigir, além da diminuição do ph que acontece naturalmente pela adição de maltes.
Leonardo, quando corrijo a água a planilha informa as quantidades de sais para a mosturacao e para a lavagem. Então o ácido sempre adiciono na mosturação? Neste caso onde adicionei ele na lavagem eu provavelmente mostrei no ph errado?

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Se colocastes na planilha o perfil da água e os maltes usados estavas fazendo o cálculo para a água de mosturação.
Quando colocas na planilha os maltes ela leva exatamente isso em consideração para te informar o quanto deves corrigir, além da diminuição do ph que acontece naturalmente pela adição de maltes.
Leonardo, quando corrijo a água a planilha informa as quantidades de sais para a mosturacao e para a lavagem. Então o ácido sempre adiciono na mosturação? Neste caso onde adicionei ele na lavagem eu provavelmente mostrei no ph errado?
 
Eu uso a planilha Bru'n_water e ela indica correção do pH apenas da água de lavagem. E, como a ezwater, ele calcula e indica em separado os sais para a água de mostura e para a água de lavagem. Assim, eu adiciono ácido apenas na água de lavagem para reduzir o pH conforme estimado pela planilha Bru'n Water. Não corrijo o pH da água de mostura. Eu uso água mineral com pH 5,8 de acordo com o rótulo. E ainda não meço o pH...
 
O resultado da EZWater é em relação ao "mash ph", então é em relação ao ph da mostura.
 
Back
Top