Planilha ezWater e ácido lático

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tintscevadis

Well-Known Member
Joined
May 27, 2016
Messages
142
Reaction score
20
Olá pessoal,

Estou começando a ajustar o perfil mineral da agua que uso na mosturação e lavagem onde após fazer minhas pesquisas na internet decidi me basear na planilha do ezWater calculator.

Bom, comprei 2 galões da mesma agua mineral com ph de 6,08, ajustei os sais para os parametros indicados e também adicionei 5 mls de ácido lático a 85%.

Como a planilha não especificava as quantidades de ácido lático para a tina de mostura e para a tina de lavagem (assim como especifica para os sais) decidi adicionar os 5ml de ácido lático somente na tina de lavagem (tendo em mente que os maltes já iam tamponar e ajustar meu ph).

Gostaria de saber com vcs se fiz o correto pois agora me bateu a dúvida...


Obrigado,
Rodrigo :tank:
 
Difícil saber. Depende da água e dos maltes. Para cervejas claras certamente é necessária a acidificação da mostura. Para as escuras, depende da composição mineral da água. Porters e stouts podem precisar de alcalinização, por causa da acidez dos grãos torrados. Isso não é tão fácil de se prever.
 
Se colocastes na planilha o perfil da água e os maltes usados estavas fazendo o cálculo para a água de mosturação.
Quando colocas na planilha os maltes ela leva exatamente isso em consideração para te informar o quanto deves corrigir, além da diminuição do ph que acontece naturalmente pela adição de maltes.
 
Se colocastes na planilha o perfil da água e os maltes usados estavas fazendo o cálculo para a água de mosturação.