Perfil de Fermentação de American IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Maycon Oliveira

Active Member
Joined
Nov 12, 2018
Messages
33
Reaction score
4
Olá galera, esse sábado vou fazer uma American IPA e gostaria de umas dicas com a fermentação do bicho. Ela é pra 10L (BIAB) e a OG estimada é de 1,063. Eu vou fazer dry hopping com 25g de Cascade, e vou fermentar usando um pacote inteiro de US-05. Como deve ser o perfil de fermentação? Eu peguei umas referências e acabei com o seguinte:
  1. Primária por 7 dias (ou até a FG aparente estabilizar) a 20 ºC;
  2. Secundária por 8 dias a 25 ºC ****************;
  3. No 4º dia da secundária, jogar o dry hop;
  4. Fazer um cold crash no 7º dia;
  5. No 8º dia, adicionar o priming e envasar;
  6. Deixar na garrafa por 10 dias e ver ser tá boa;
  7. Se não tiver, deixar até dar uns 15 dias.
Primeiramente, eu vou "controlar" a temperatura da primária com o balde imerso em água + gelo. Isso dá uma temperatura interna do balde (pelos meus testes) de mais ou menos 18 ºC. Já que a fermentação gera calor, isso vai subir um pouco, ficando entre 20 e 21 ºC (eu espero). A secundária e a maturação na garrafa vão ser feitos em temperatura ambiente (talvez a secundária seja imersa em água pra evitar flutuações rápidas de temperatura).

Minhas dúvidas são: os tempos estão bons? As temperaturas estão ok? Mais importante (por isso os *************), a secundária é necessária? O dry hop está ok (principalmente quanto à duração)? E, se a secundária não for necessária, posso simplesmente fazer o dry hop ao fim da primária por uns 4 dias e pronto? E uma última dúvida: preciso trasfegar pra fazer o envase?

Muito obrigado!
 
Fala cara blz? Parabéns aí pela brassagem!!!
Olha só, primeiramente iria dizer pra vc fazer e curtir e depois ver o resultado, sem pressão, pq é sua primeira. Mas vou dar uma opinião...

Sei que é difícil, mas tenta não controlar a fermentação em "dias". Vai medindo a densidade e provando a cerveja, vc vai saber quando parou de atenuar. A partir daí faça sim a secundária/maturação (é necessária).
Além disso pode aumentar o seu g/l de Dry Hoping. American IPA "precisa"de um aroma legal do lúpulo. Eu usaria ao menos uns 7g/l. Mas a partir de uns 5g/l vc já vai sentir boa diferença. Usaria um lúpulo com mais óleos tb do que o cascade pra complementar, por ex. Mas é questão de vc experimentar mesmo.

Enfim, acho que o mais importante mesmo é esquecer essa contagem por dias. Com o tempo vc vai perceber que medindo e provando é que vc vai saber se a cerveja chegou ao ponto ou não.
É isso aí... Manda ver.
 
Olá galera, esse sábado vou fazer uma American IPA e gostaria de umas dicas com a fermentação do bicho. Ela é pra 10L (BIAB) e a OG estimada é de 1,063. Eu vou fazer dry hopping com 25g de Cascade, e vou fermentar usando um pacote inteiro de US-05. Como deve ser o perfil de fermentação? Eu peguei umas referências e acabei com o seguinte:
  1. Primária por 7 dias (ou até a FG aparente estabilizar) a 20 ºC;
  2. Secundária por 8 dias a 25 ºC ****************;
  3. No 4º dia da secundária, jogar o dry hop;
  4. Fazer um cold crash no 7º dia;
  5. No 8º dia, adicionar o priming e envasar;
  6. Deixar na garrafa por 10 dias e ver ser tá boa;
  7. Se não tiver, deixar até dar uns 15 dias.
Primeiramente, eu vou "controlar" a temperatura da primária com o balde imerso em água + gelo. Isso dá uma temperatura interna do balde (pelos meus testes) de mais ou menos 18 ºC. Já que a fermentação gera calor, isso vai subir um pouco, ficando entre 20 e 21 ºC (eu espero). A secundária e a maturação na garrafa vão ser feitos em temperatura ambiente (talvez a secundária seja imersa em água pra evitar flutuações rápidas de temperatura).

Minhas dúvidas são: os tempos estão bons? As temperaturas estão ok? Mais importante (por isso os *************), a secundária é necessária? O dry hop está ok (principalmente quanto à duração)? E, se a secundária não for necessária, posso simplesmente fazer o dry hop ao fim da primária por uns 4 dias e pronto? E uma última dúvida: preciso trasfegar pra fazer o envase?

Muito obrigado!

Blz...com eu sempre faço, minhas IPAS.

1 . Primaria - até estabilizar a densidade.. mediu por três dias não teve mais atenuação, acabou a fermentação. Temp de 16 °C nos três primeiros e depois subo para 18°C, a fermentação fica mais limpa para que o lúpulo seja o principal da cerveja.

2 - Acabou a primária, já jogo o lúpulo do dry hopping e faço a secundaria ( descanso Diacetil), no máximo três dias a 23/24°C.
3 - Cold Carsh - 0°C por uma semana.
4- Priming e envase.
5 - 10 dias 6,5 a 7g de açúcar por litro, 10 dias já abro a primeira.

Abs.
 
Back
Top